Início Quantas placas de energia solar são necessárias para um ar condicionado funcionar?

Quantas placas de energia solar são necessárias para um ar condicionado funcionar?

9 de novembro de 2022 às 15:34
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quantas placas de energia solar são necessárias para um ar condicionado funcionar
Quantas placas de energia solar são necessárias para um ar condicionado funcionar (Foto/divulgação)

A energia solar é uma fonte energética obtida através da luz do sol, usada para o aquecimento de água, na energia térmica, ou como fonte de energia elétrica, através de painéis solares. Devido à popularização desse tipo de energia no Brasil, vamos te mostrar quantas placas de energia solar são necessárias para um ar condicionado funcionar.

A princípio, pode ser um tipo de energia renovável ecológica, o uso de energia solar tem sido constantemente incentivado por governos de todo o mundo. Em suma, isso ocorre devido à busca pela descarbonização do planeta, que se apoia em fontes renováveis, que não utilizam combustíveis fósseis.

Dessa forma, a energia solar tem sido fundamental para evitar a emissão de gases poluentes na atmosfera, como o CO2. Além disso, já é possível instalar sistemas de energia solar em residências e, por isso, tais equipamentos têm se popularizado, diminuindo o seu preço de instalação.

Como funciona a energia solar?

Quantas placas de energia solar são necessárias para um ar condicionado funcionar / Canal MC Eletrica

Para a energia solar ser produzida, os raios solares são convertidos em eletricidade pelos painéis solares. Assim, essa energia gerada está em corrente contínua e, posteriormente, é convertida para corrente alternada através de um inversor.

Hoje, a maioria dos sistemas de energia solar brasileiros são conectados à rede elétrica, sem baterias. Assim, esses sistemas são chamados de grid-tie ou on-grid, e operam paralelamente à rede elétrica comum.

Dessa forma, quando não há geração solar, o consumidor é abastecido pela rede pública. Inclusive, caso a produção solar residencial seja maior do que a necessária para abastecer a residência, a energia excedente é integrada à rede elétrica, e o consumidor recebe créditos por isso.

Esses créditos são incluídos na próxima conta de energia, conforme o sistema de compensação de energia elétrica, da REN 482 (Resolução Normativa n.º 482/2012) criado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Como a energia solar pode ser aproveitada?

Atualmente, a energia solar pode ser utilizada para produzir energia térmica, através do aquecimento solar. Além disso, é possível gerar eletricidade através dos painéis solares ou ainda indiretamente, pelas usinas que utilizam a energia heliotérmica. Sendo assim, confira como a energia solar pode ser utilizada para a produção de eletricidade:

Aquecimento Solar

Hoje, a energia solar é bastante usada para aquecer água e abastecer diversas indústrias e residências.

Para isso, são usados coletores solares, sistemas estes que usam uma superfície escura para absorver a luz solar e transmitir o calor para a água. Após isso, essa água fica armazenada nos reservatórios chamados de boilers.

Placas Solares Fotovoltaicas

Os painéis solares fotovoltaicos usam um método direto de produção de energia elétrica. Então, para isso, os raios solares são absorvidos nas células solares, também conhecidas como fotovoltaicas ou fotoelétricas que, normalmente, são feitas de cristais de silício.

Em seguida, os fótons – partículas de luz solar – entram em contato com os átomos do silício, provocando o deslocamento dos elétrons que, subitamente, produzem energia elétrica para carregar uma bateria.

Energia Heliotérmica

A energia heliotérmica consiste em um método indiretas de produção de energia elétrica, onde a luz solar é refletida por espelhos e concentrada em forma de calor em um receptor.

Após isso, essa energia é convertida em energia mecânica e, finalmente, em energia elétrica, similarmente ao que ocorre em uma usina termoelétrica.

Além de produzir eletricidade, a energia geotérmica pode ser utilizada para usinas que demandam altas temperaturas para produzir energia elétrica, mas sem a necessidade de utilizar combustíveis fósseis.

Quais são as vantagens da energia solar?

A energia solar é uma fonte energética renovável, com fácil instalação e manutenção, além de ser acessível aos consumidores de energia elétrica. Aliás, esses sistemas possuem vida útil elevada de, ao menos, 25 anos.

Paralelamente, residências que usam sistemas solares possuem alta valorização. Hoje, casas com sistema solar são valorizadas em até 10%, dependendo da região.

Por fim, a energia solar ainda pode assegurar a diminuição da conta de luz, afinal, por produzir sua própria eletricidade, o abatimento pode chegar a 95%.

Quantas placas solares não são necessárias para manter um ar condicionado?

Baseado nas condições atuais das placas solares, ao instalar um sistema solar em sua residência, seriam necessárias, no mínimo, 7 placas solares para manter um ar condicionado.

Relacionados
Mais recentes
Fechar