Nova tecnologia de baterias: veículos elétricos podem alcançar até 1600 KM e ganhar vida útil estendida, elevando o valor de revenda no mercado
A tecnologia dos veículos elétricos está prestes a dar um salto significativo com uma nova bateria que promete oferecer uma autonomia de até 1.600 km com apenas uma carga. Desenvolvida pela 24M, uma empresa derivada do MIT, essa inovação tem o potencial de transformar a indústria de carros elétricos, aumentando tanto a durabilidade quanto o valor de revenda desses veículos, resolvendo preocupações comuns de potenciais compradores.
A novidade representa um avanço importante para a transição definitiva dos veículos movidos a combustíveis fósseis para os elétricos.
Um dos principais benefícios dessa nova bateria é o aumento expressivo da sua vida útil. Devido ao maior alcance, a necessidade de recargas frequentes e, especialmente, de recargas rápidas, será reduzida. Recargas rápidas geralmente impactam negativamente a saúde das baterias tradicionais, diminuindo sua longevidade.
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- O veículo elétrico mais barato do mundo? Homem paga US$ 900, cerca de R$ 5 mil reais, e fica surpreendentemente feliz com sua compra
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Nada de Volkswagen, Toyota ou BYD: fábrica automotiva mais moderna do Brasil pertence à companhia muitas vezes deixada de lado pelos brasileiros
No entanto, com a capacidade de rodar longas distâncias entre as recargas, esse problema será minimizado, preservando a integridade das baterias e contribuindo para a sua durabilidade.
Esse fator impacta diretamente o valor de revenda dos veículos elétricos. Hoje, muitos carros elétricos perdem valor mais rapidamente em comparação com seus equivalentes a gasolina, em grande parte devido à degradação da bateria ao longo do tempo.
Nova tecnologia de veículos elétricos
Com a nova tecnologia da 24M, as baterias podem durar entre 800.000 e 1 milhão de quilômetros, alterando essa realidade e tornando os veículos elétricos uma escolha mais econômica a longo prazo.
Rich Chleboski, diretor financeiro da 24M, destacou a importância dessa nova tecnologia: “A ideia de adquirir um veículo elétrico com centenas de milhares de quilômetros rodados agora se torna uma realidade mais viável. Isso aumenta significativamente o valor de revenda do carro.” Com uma maior vida útil e menos necessidade de manutenção, a nova bateria pode fazer com que os veículos elétricos se tornem mais atraentes para consumidores que buscam soluções sustentáveis e financeiramente vantajosas.
A ansiedade de autonomia está com os dias contados
A preocupação com o alcance dos veículos elétricos é uma das principais barreiras para a adoção em massa desses veículos, conforme apontado por um estudo recente da McKinsey & Company. O relatório ressalta que muitos consumidores ainda têm receio de que as baterias dos veículos elétricos descarreguem antes de chegarem ao seu destino, especialmente em viagens de longa distância. Essa “ansiedade de autonomia” tem sido um fator crucial que limita o crescimento das vendas de VEs.
A nova bateria da 24M visa resolver esse problema ao oferecer uma densidade de energia significativamente maior em comparação às baterias de íons de lítio atualmente utilizadas. A tecnologia da 24M se baseia no uso de lítio metálico, que utiliza lítio em sua forma pura como ânodo. Isso permite um armazenamento de energia muito maior, resultando em uma autonomia mais extensa. Esse avanço é especialmente relevante para motoristas que fazem longas viagens e precisam de confiança na durabilidade da bateria.
Segurança e sustentabilidade com baterias de lítio metálico
Embora as baterias de lítio metálico já tenham enfrentado críticas em relação à segurança, a 24M implementou um design inovador que mitiga os riscos. O principal problema das baterias de lítio metálico está na formação de dendritos — estruturas metálicas que podem causar curtos-circuitos e, em casos extremos, levar a incêndios. O novo design da 24M impede a formação desses dendritos, tornando a bateria mais segura para o uso diário.
Além disso, a tecnologia de fabricação dessas baterias é mais sustentável e econômica. As baterias tradicionais de veículos elétricos utilizam um aglutinante químico conhecido como PVDF, que é um composto de difícil reciclagem. A 24M conseguiu eliminar a necessidade desse aglutinante ao incorporar eletrólitos semissólidos e outros materiais que simplificam o processo de fabricação e tornam as baterias mais fáceis de reciclar. Isso não apenas reduz os custos de produção, mas também torna as baterias mais amigáveis ao meio ambiente.
O futuro dos veículos elétricos
Com todos esses avanços, a expectativa é que o mercado de veículos elétricos sofra uma grande transformação nos próximos anos. A combinação de uma maior autonomia, melhor valor de revenda, segurança aprimorada e sustentabilidade nas baterias faz com que essa tecnologia seja uma aposta certa para o futuro da mobilidade elétrica.
A promessa de alcançar 1.600 km com uma única carga resolve uma das maiores preocupações dos consumidores, tornando os VEs uma alternativa ainda mais viável e atraente em relação aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Com o desenvolvimento contínuo de baterias de maior densidade e mais duráveis, o cenário para os veículos elétricos está prestes a mudar de forma definitiva.