Pesquisadores coreanos eliminam o problema dos dendritos e criam bateria de lítio-metal que garante 800 km de autonomia e recarga em apenas 12 minutos.
Pesquisadores coreanos desenvolveram uma bateria de lítio-metal capaz de superar os limites das tecnologias atuais. O resultado é autonomia de 800 km com apenas uma carga e um tempo de recarga de 12 minutos.
Esse avanço foi possível porque a equipe solucionou o antigo problema dos dendritos, que comprometiam o desempenho e a segurança das baterias de lítio-metal.
Comparação com baterias convencionais
As baterias de íons de lítio, utilizadas hoje na maioria dos veículos elétricos, alcançam no máximo 600 km de autonomia. Já a nova bateria mantém desempenho superior, com vida útil estimada em mais de 300.000 km.
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Além disso, resolve a limitação da baixa velocidade de carregamento, um dos principais entraves para o setor automotivo.
O papel da pesquisa conjunta
A conquista é fruto de um trabalho realizado no Laboratório de Pesquisa de Fronteira (FRL), que reúne o professor Hee Tak Kim, do KAIST, e a LG Energy Solution. O estudo foi publicado na revista Nature Energy.
A inovação está na criação de um “novo eletrólito líquido inibidor de coesão”, responsável por estabilizar a interface do lítio metálico durante o carregamento.
Como funciona a solução
O eletrólito utiliza uma estrutura aniônica com fraca afinidade de ligação aos íons de lítio. Essa configuração reduz a não uniformidade na superfície do ânodo, evitando a formação dos cristais de dendrito.
Portanto, mesmo em condições de carregamento rápido, o crescimento desses cristais é suprimido, garantindo estabilidade e desempenho.
Importância para o mercado
O resultado significa que os veículos elétricos podem rodar mais, recarregar em poucos minutos e manter segurança operacional. Isso abre espaço para a aplicação em larga escala dessa tecnologia.
Segundo Je-Young Kim, CTO da LG Energy Solution, os quatro anos de colaboração com o KAIST estão gerando avanços significativos. Ele afirmou que a empresa seguirá fortalecendo a parceria entre indústria e meio acadêmico.
Visão dos pesquisadores
Para o professor Hee Tak Kim, a pesquisa cria uma base sólida para superar os desafios técnicos das baterias de lítio-metal. Segundo ele, a barreira mais difícil para a introdução desse modelo em veículos elétricos foi superada.
Esse resultado marca um passo decisivo no caminho rumo à próxima geração de baterias, que pode mudar o mercado global de mobilidade elétrica.