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Bateria coreana recarrega em 12 minutos e garante 800 km de autonomia para carros elétricos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 07/09/2025 às 13:00
Nova bateria de lítio-metal desenvolvida por equipe coreana alcança 800 km de autonomia, vida útil de 300 mil km e carregamento ultrarrápido de 12 minutos.
Nova bateria de lítio-metal desenvolvida por equipe coreana alcança 800 km de autonomia, vida útil de 300 mil km e carregamento ultrarrápido de 12 minutos.
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Pesquisadores coreanos eliminam o problema dos dendritos e criam bateria de lítio-metal que garante 800 km de autonomia e recarga em apenas 12 minutos.

Pesquisadores coreanos desenvolveram uma bateria de lítio-metal capaz de superar os limites das tecnologias atuais. O resultado é autonomia de 800 km com apenas uma carga e um tempo de recarga de 12 minutos.

Esse avanço foi possível porque a equipe solucionou o antigo problema dos dendritos, que comprometiam o desempenho e a segurança das baterias de lítio-metal.

Comparação com baterias convencionais

As baterias de íons de lítio, utilizadas hoje na maioria dos veículos elétricos, alcançam no máximo 600 km de autonomia. Já a nova bateria mantém desempenho superior, com vida útil estimada em mais de 300.000 km.

Além disso, resolve a limitação da baixa velocidade de carregamento, um dos principais entraves para o setor automotivo.

Crédito: KAIST
Crédito: KAIST

O papel da pesquisa conjunta

A conquista é fruto de um trabalho realizado no Laboratório de Pesquisa de Fronteira (FRL), que reúne o professor Hee Tak Kim, do KAIST, e a LG Energy Solution. O estudo foi publicado na revista Nature Energy.

A inovação está na criação de um “novo eletrólito líquido inibidor de coesão”, responsável por estabilizar a interface do lítio metálico durante o carregamento.

Como funciona a solução

O eletrólito utiliza uma estrutura aniônica com fraca afinidade de ligação aos íons de lítio. Essa configuração reduz a não uniformidade na superfície do ânodo, evitando a formação dos cristais de dendrito.

Portanto, mesmo em condições de carregamento rápido, o crescimento desses cristais é suprimido, garantindo estabilidade e desempenho.

Importância para o mercado

O resultado significa que os veículos elétricos podem rodar mais, recarregar em poucos minutos e manter segurança operacional. Isso abre espaço para a aplicação em larga escala dessa tecnologia.

Segundo Je-Young Kim, CTO da LG Energy Solution, os quatro anos de colaboração com o KAIST estão gerando avanços significativos. Ele afirmou que a empresa seguirá fortalecendo a parceria entre indústria e meio acadêmico.

Visão dos pesquisadores

Para o professor Hee Tak Kim, a pesquisa cria uma base sólida para superar os desafios técnicos das baterias de lítio-metal. Segundo ele, a barreira mais difícil para a introdução desse modelo em veículos elétricos foi superada.

Esse resultado marca um passo decisivo no caminho rumo à próxima geração de baterias, que pode mudar o mercado global de mobilidade elétrica.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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