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Banco dianteiro volta a ser permitido na Uber e reacende um debate nacional sobre autonomia dos motoristas, conforto dos passageiros e etiqueta dentro dos carros em 2024

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 06/11/2025 às 23:59
Interior de um carro mostrando o banco dianteiro liberado para passageiros, com motorista ao volante e ambiente detalhado conforme regras atualizadas da Uber.
Detalhe do interior de um veículo mostrando o banco dianteiro disponível ao passageiro, em referência às regras atualizadas da Uber.
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Uso do banco dianteiro foi restabelecido em 2023 e, apesar das regras claras, ainda gera dúvidas práticas entre usuários e motoristas

Desde 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou distanciamento rigoroso, a Uber suspendeu o uso do banco dianteiro. Entretanto, após a revisão das orientações sanitárias em 2022, a plataforma decidiu restabelecer a permissão. Por isso, em 2023, a empresa confirmou oficialmente o retorno da ocupação do assento dianteiro pelos passageiros. Ainda assim, embora a regra esteja ativa, muitas pessoas continuam confusas sobre o seu funcionamento.

A Uber afirmou, em comunicados entre janeiro e junho de 2023, que a retomada buscou oferecer viagens mais flexíveis e mais confortáveis. Além disso, a plataforma explicou que o cenário sanitário global estava estabilizado. Portanto, a empresa decidiu ajustar suas normas internas para refletir esse novo momento.

Flexibilização segue critérios claros e prioriza segurança

A Uber confirmou que veículos com capacidade para cinco pessoas podem transportar até quatro passageiros, incluindo um no banco dianteiro. Entretanto, a empresa reforçou que o motorista mantém autonomia total para permitir ou negar o uso do assento da frente. Essa decisão existe porque a plataforma considera fundamental preservar conforto e segurança. Por isso, o motorista tem liberdade para avaliar cada situação.

Além disso, a Uber destaca que essa autonomia evita situações desconfortáveis. Assim, o motorista pode escolher a melhor configuração para sua rotina, sempre respeitando o passageiro.

Comunicação prévia é essencial para evitar conflitos

A Uber orienta que o passageiro informe previamente sua intenção de usar o banco dianteiro. Essa comunicação deve ocorrer pelo chat interno do aplicativo, logo após a corrida ser aceita. Portanto, a plataforma recomenda que o usuário envie a mensagem imediatamente. Dessa forma, possíveis mal-entendidos são evitados.

Caso o motorista não permita o uso da frente, o passageiro pode cancelar a corrida sem penalidade. Assim, a Uber garante que ambas as partes tenham liberdade para decidir. Além disso, a plataforma reforça que essa prática evita conflitos desnecessários.

Recorde das restrições adotadas durante a pandemia

Entre 2020 e 2022, a Uber aplicou medidas rígidas, como uso obrigatório de máscaras e limitação de passageiros. Essas ações seguiram orientações diretas da OMS. Por isso, o banco dianteiro permaneceu proibido até o fim de 2022. Apenas após a revisão global das medidas sanitárias, a Uber iniciou a flexibilização gradual.

Com o avanço da vacinação mundial e a queda dos casos, a empresa ajustou suas regras. Assim, o banco dianteiro foi liberado novamente em 2023. Esse processo marcou o retorno a práticas anteriores à pandemia.

Regras reforçadas mantêm precisão e evitam ambiguidades

A Uber declara que continua revisando suas políticas de forma contínua. Dessa forma, a plataforma busca garantir clareza, transparência e segurança para motoristas e passageiros. Além disso, a empresa explica que evita exageros e interpretações equivocadas. Portanto, todas as orientações são estruturadas para entregar exatamente o que é prometido.

A Uber reforça que continuará realizando ajustes sempre que necessário. Assim, a plataforma assegura que a experiência siga alinhada às expectativas dos usuários.

E agora?

O uso do banco dianteiro continua gerando debate mesmo após sua liberação. Entretanto, a Uber reforça que comunicação e respeito são fundamentais. Por isso, motoristas e passageiros precisam manter alinhamento claro. Assim, surge a questão: o que deve prevalecer nas corridas — a autonomia dos motoristas ou a flexibilização para atender os passageiros?

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Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação e curiosidades, tecnologia, geopolítica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo. Para sugestões de pauta e feedbacks, faça contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

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