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Avião hipersônico futurista promete encurtar viagem de SP à China para apenas 4 horas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/05/2023 às 12:19
Avião hipersônico futurista promete encurtar viagem de SP à China para apenas 4 horas
Foto: Destinus/Divulgação

Empresa está desenvolvendo um avião hipersônico movido a hidrogênio que leva apenas 4 horas e 15 minutos indo de SP à China, do outro lado do mundo.

A startup Destinus, com sede localizada na Suíça, está desenvolvendo um avião hipersônico que promete revolucionar as viagens ao redor do mundo. Segundo a empresa, seu modelo hipersônico tem capacidade de mitigar significativamente a demora nos voos entre países diversos. Um impressionante exemplo é a rota entre São Paulo, no Brasil, e Xangai, cidade da China, que em um modelo convencional leva cerca de 22 horas. Com o avião hipersônico da Destinus, o tempo de viagem será reduzido para apenas 4 horas e 15 minutos.

Avião hipersônico consegue atingir Mach 5

Destinus quebrando a barreira do som com pós-combustores de hidrogênio

A empresa afirma que este feito, de ir de SP à China em 4 horas, só pode ser realizado devido a tecnologia inovadora que permite que a aeronave voe a mais de cinco vezes a velocidade do som, ou seja, a Mach 5, utilizando como combustível o hidrogênio, uma grande promessa para a aviação e também para os carros.

A Destinus afirma que este avanço não impactará no custo da passagem, a versatilidade do avião ou ruído gerado durante o voo. O modelo desenvolvido pela empresa já possui dois protótipos bem-sucedidos, segundo a rede de TV CNN. Um terceiro protótipo está previsto para realizar seu voo inaugural até o fim deste ano.

Martina Löfqvist, gerente de desenvolvimento da empresa, revelou à emissora que a estratégia da startup é, a princípio, produzir drones em pequena escala e, em seguida, ampliar o tamanho para desenvolver aeronaves de maior porte.

O desenho do avião hipersônico, que vai de SP à China em 4 horas, tem como base um conceito desenvolvido em 1950, mas nunca utilizado em um projeto antes, chamado de waverider. A pintura do avião é inspirada nos Alpes, uma homenagem à origem da empresa por trás do projeto.

Entenda como funcionará o novo avião supersônico movido a hidrogênio

Segundo Marina em reportagem, o objetivo é fazer com que a aeronave voe sobre as ondas de choque que ela mesma gera. É um formato bastante eficiente, que consome menos hidrogênio, visto que há menos resistência do ar.

O atual protótipo conta com cerca de 10 metros de comprimento. A expectativa é que até o próximo ano, a Destinus tenha atingido o objetivo de realizar um voo supersônico movido a hidrogênio. A Destinus afirma que seus modelos utilizam tecnologias aeroespaciais avançadas. 

O hidrogênio é utilizado como combustível para possibilitar longas distâncias em alta velocidade. O hidrogênio pode ser produzido por meio da água com o uso de um método chamado de eletrólise, utilizando energias renováveis.

O uso do hidrogênio como combustível para o modelo supersônico é menos poluente para o meio ambiente, visto que quando queimado, gera apenas água e calor. O custo de produção deste tipo de combustível está reduzindo, o que contribuirá para a redução do custo dos voos.

Avião hipersônico promete chegar ao mercado no começo da década

A aeronave da Destinus estará disponível para compra por qualquer empresa do setor aéreo e o avião pode ser utilizado em aeroportos comuns.

A estimativa é que até o começo da década, a empresa lance um avião em escala reduzida, com capacidade de aproximadamente 25 passageiros, com foco para clientes do setor de negócios. Até 2040, a startup espera ter uma versão em maior escala, que possa atender várias classes de passageiros, incluindo a econômica.

Além deste avião que vai de SP à China em 4 horas, também está sendo desenvolvido um novo avião hipersônico que pode ir de Nova York, nos Estados Unidos, a Tóquio, no Japão, do outro lado do planeta, em apenas uma hora. 

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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