Um marco na geração eólica do Rio Grande do Norte
A Aliança Energia celebra um feito notável na expansão da energia renovável no Brasil, com a finalização da montagem dos aerogeradores no Complexo Eólico Acauã, situado no Rio Grande do Norte. Este evento, ocorrido no dia 11 de janeiro, não só marca a conclusão dessa fase crítica do projeto mas também simboliza o compromisso da empresa com a segurança operacional e a preservação ambiental, já que o processo foi executado sem incidentes ou impactos negativos ao meio ambiente.
O Complexo Eólico Acauã se destaca na região, abrangendo uma potência instalada de 109,2 MW, distribuídos por 26 aerogeradores. Estes estão organizados em quatro parques eólicos localizados estrategicamente em Santana do Matos, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, divididos em três Sociedades de Propósito Específico (SPEs). O projeto, iniciado em 2021, avançou de maneira faseada, culminando na operação comercial de duas SPEs em 2023, e agora, a montagem completa dos aerogeradores da SPE I.
O comprometimento da aliança energia com a sustentabilidade
Além da relevante contribuição para a matriz energética renovável do país, a conclusão deste estágio do Complexo Eólico Acauã sinaliza a dedicação contínua da Aliança Energia à sustentabilidade e à segurança. Conforme ressaltado por Carlos Henrique Afonso, diretor Administrativo de Acauã e gerente de Implantação, a empresa não mede esforços para assegurar a integridade operacional e o respeito ao meio ambiente. Esse cuidado reflete-se não só nas práticas de construção e montagem, mas também no investimento total de R$ 732 milhões destinados ao complexo, reafirmando o compromisso da empresa com projetos sustentáveis e eficientes.
-
Sany transforma o Brasil em centro da energia eólica na América Latina com turbinas gigantes de até 195 metros
-
MME busca investidores asiáticos e projeta primeiro leilão de baterias no Brasil ainda em 2025 para fortalecer armazenamento, renováveis e segurança energética
-
COP30 e transição: Lula destaca que a mensagem do Brasil será de exemplo global em energia limpa
-
Energia renovável garante e impulsiona o crescimento da região norte do Rio Grande do Sul
A Aliança Energia, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, é uma das principais forças no mercado de geração e comercialização de energia elétrica no Brasil. A empresa administra uma capacidade instalada impressionante de 1.298,6 MW, distribuída entre sete usinas hidrelétricas e dois complexos eólicos, consolidando seu status como uma referência em energia limpa e renovável.
A conclusão da montagem dos aerogeradores no Complexo Eólico Acauã não é apenas um marco operacional, mas também um testemunho do comprometimento da Aliança Energia com a geração de energia sustentável, segura e responsável, alinhando-se às metas ambientais e econômicas do país e do mundo.
Fundo :
| Assessoria Serifa Comunicação |



Seja o primeiro a reagir!