A bateria revolucionária que mudará tudo sobre carros elétricos e sua autonomia acaba de ser montada na Europa
Uma das coisas que todos os fabricantes de carros elétricos buscam é encontrar uma maneira de estender a autonomia igualando ou superando a dos veículos com motor de combustão interna (ICE), pois isso ajudaria a que muito mais pessoas optassem por comprar um carro elétrico.
Para conseguir uma maior autonomia, é necessário ter uma bateria com maior capacidade de armazenamento de energia e isso será possível com esta nova bateria.
A chave: é uma bateria de estado sólido
As baterias de estado sólido são aquelas que usam um eletrólito sólido em vez de um líquido, como as baterias de íon de lítio que conhecemos hoje. E, embora parecesse difícil de alcançar, o projeto HELENA comunicou que conseguiram montar com sucesso células de bateria de estado sólido com um eletrólito de halogênio. Isso é muito importante, pois nos aproxima cada vez mais da instalação dessas baterias em carros elétrico
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Mais autonomia para carros elétricos
O problema com as baterias de lítio é que, à medida que completam ciclos de carga, a capacidade energética diminui. Isso significa que as cargas vão durar menos e o carro percorrerá menos quilômetros. E isso porque o eletrólito líquido solidifica com o tempo, o que pode fazer com que a bateria superaqueça e, em alguns casos, exploda.
Tudo isso é resolvido com uma bateria de estado sólido, que possui cátodos e ânodos e um eletrólito sólido. Isso ajuda a prevenir a formação de dendritas, que são as responsáveis pela perda de capacidade energética das baterias de lítio. Além disso, essas baterias podem armazenar o triplo da energia, aumentando significativamente a autonomia de um carro elétrico.
E não pense que isso significa um tempo de carga maior, pois também é reduzido. O peso e o tamanho também seriam reduzidos, o que nos daria carros mais espaçosos. E, no aspecto da segurança, essas baterias não superaquecem e são capazes de suportar temperaturas extremas.
Resolvendo o problema do cobalto
As células de bateria do projeto HELENA têm um ânodo de lítio metálico e um cátodo de níquel-manganês-cobalto. O cobalto é provavelmente um mineral escasso que não poderá suprir toda a demanda atual.
Além disso, é um elemento muito caro e a grande maioria se encontra em um único lugar, a República Democrática do Congo. Se somarmos tudo isso, obtemos que não é um mineral fácil de obter.
O projeto HELENA projetou esta bateria para que 90% do cobalto possa ser reciclado e usado em novas baterias, o que poderia resolver o problema da obtenção do mineral.
Um projeto de origem europeia
HELENA é a sigla de um projeto de bateria de estado sólido intitulado “Halide solid state batteries for ELectric Vehicles and Aircraft”, que traduzido para o português é: “Baterias de estado sólido de halogênio para veículos elétricos e aeronaves”.
Este projeto é financiado pela União Europeia, o que permite que a pesquisa continue e que, em breve, possamos dirigir carros com maior autonomia graças às baterias de estado sólido.