Diversos modelos de Chevrolet, Renault e Toyota estão prestes a sair de linha no Brasil. Descubra quais carros não estarão mais disponíveis em breve
Em 2024, o mercado automobilístico brasileiro está passando por grandes mudanças com a saída de diversos modelos de carros que marcaram presença nas concessionárias do país. Marcas como Citroën, Chevrolet, Renault, Toyota e Hyundai decidiram descontinuar veículos que já não atendem mais às expectativas do consumidor moderno.
O que motiva essas marcas é a contínua busca por inovação e adequação às novas exigências tecnológicas e ambientais.
A maioria desses carros será substituída por versões mais modernas ou elétricas, como parte de uma tendência global de eletrificação e melhoria na eficiência energética.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Abaixo, exploraremos brevemente os motivos pelos quais cada um desses carros sairá de linha e como isso impacta o mercado brasileiro.
Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV
Os Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV são dois dos poucos modelos 100% elétricos da marca, mas seu tempo no Brasil está se esgotando. Embora ainda apareçam no site oficial da Chevrolet, a produção global foi encerrada, e a tendência é que suas últimas unidades se esgotem nas concessionárias em breve. Em termos de potência, ambos são excelentes, entregando 203 cv e 36,7 kgfm de torque.
O grande ponto de inflexão para o fim dos Bolt no Brasil foi o preço, considerado alto para a categoria, com valores que chegam a R$ 240.150 para o Bolt EV e R$ 279.783 para o Bolt EUV. Agora, a Chevrolet se prepara para trazer uma versão elétrica do Equinox, que assumirá o papel dos Bolt no mercado nacional, representando uma nova fase na eletrificação da marca.
Citroën C4 Cactus
O Citroën C4 Cactus, desde seu lançamento, se destacou no mercado brasileiro por sua personalidade e pela oferta de motores potentes, especialmente o 1.6 THP turbo, que entrega 173 cv. Com essa motorização, o SUV conseguiu combinar performance e economia, algo difícil para o segmento. Mesmo as versões equipadas com o motor 1.6 aspirado, com 120 cv, ofereciam desempenho razoável.
Apesar do sucesso relativo, o C4 Cactus já apresentava sinais de envelhecimento frente aos concorrentes mais modernos. A chegada de SUVs mais compactos e eficientes, como o Citroën C3 Aircross, marcou o início de sua despedida. Assim, mesmo com boas vendas e presença no site da Citroën, sua produção será descontinuada ao longo de 2024. Nas concessionárias, ele ainda pode ser encontrado, com preços a partir de R$ 111.990.
Chevrolet Camaro, um dos carros mais queridos do Brasil
O Chevrolet Camaro, ícone dos muscle cars, também se despede do mercado brasileiro. A produção da atual sexta geração foi encerrada em março de 2023, marcando o fim de uma era. A Chevrolet trouxe ao Brasil a edição especial “Camaro Collection” para marcar esse momento, com apenas 125 unidades disponíveis.
Equipado com o poderoso motor V8 6.2 aspirado, que gera 461 cv e 62,9 kgfm de torque, o Camaro entrega uma experiência de direção visceral. Sua aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos é uma das marcas do modelo.
Com o fim do Camaro e de outros muscle cars, como o Dodge Challenger e o Charger, o Ford Mustang se torna o único sobrevivente da era dourada dos carros de alta performance nos Estados Unidos.
Renault Logan
O Renault Logan, outrora um dos sedãs preferidos dos taxistas e motoristas de aplicativos, também está com os dias contados no Brasil. Atualmente, ele é vendido em duas versões — Life e Zen — ambas equipadas com motor 1.0 aspirado de 82 cv e câmbio manual de cinco marchas.
Seu preço parte de R$ 97.500, mas a falta de atualizações relevantes tornou o modelo menos atraente para o consumidor moderno.
Com concorrentes cada vez mais modernos e tecnológicos, como Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20 S, o Logan parece ultrapassado. Mesmo com boa economia de combustível e amplo espaço interno, o design antigo e a falta de recursos tecnológicos fazem dele uma opção menos competitiva.
A Renault ainda não confirmou oficialmente o fim do Logan, mas as baixas vendas indicam que a linha de produção deve ser encerrada em breve.
Renault Stepway
Seguindo o destino do Logan, o Renault Stepway também deve deixar de ser fabricado no Brasil. Esse modelo é a única versão restante do Sandero e, apesar de suas qualidades, como o design mais robusto e suspensão elevada, ele não conseguiu competir com os novos SUVs compactos que dominam o mercado.
O Stepway é oferecido apenas na versão Zen 1.0, com motor aspirado de 82 cv e câmbio manual de cinco marchas. Seu preço parte de R$ 86.990. Assim como o Logan, o Stepway será substituído pelo Renault Kardian, um SUV compacto que promete ocupar o espaço deixado pelo hatch aventureiro. A descontinuação do Stepway marca o fim de uma era para o Sandero no Brasil.
Toyota Yaris Hatch e Yaris Sedã
Outro modelo que deve sair de linha no Brasil é o Toyota Yaris, tanto na versão hatch quanto na sedã. O Yaris sempre foi uma opção confiável e econômica, com manutenção barata, mas a chegada de novos concorrentes, como o Honda City, tornou o modelo menos atrativo. Em 2024, ele deve ser substituído pelo Yaris Cross, um crossover que refletirá melhor as demandas atuais do mercado.
As versões hatch e sedã do Yaris compartilham o mesmo motor 1.5 aspirado, com 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque, sempre acoplado a um câmbio automático. Embora ainda disponíveis nas versões XL, XS e XLS, a falta de atualizações significativas deixou o Yaris para trás em termos de tecnologia e design, resultando em seu inevitável fim.
Hyundai Creta Action
Por fim, o Hyundai Creta Action, a versão de entrada do popular SUV, também está se despedindo. Com o lançamento da nova geração do Creta em 2021, a versão Action, que mantinha o visual da primeira geração, continuou em produção, mas deve ser descontinuada até o final de 2024.
Equipado com o motor 1.6 aspirado de 130 cv, o Creta Action oferece desempenho decente, mas seu design e motorização já estão defasados em relação aos modelos mais recentes. O preço inicial é de R$ 119.990. Com a atualização completa da linha Creta, o fim do Creta Action marca o encerramento de uma fase importante para a Hyundai no Brasil.
Em resumo, a saída desses modelos de carros do mercado brasileiro em 2024 reflete as mudanças e atualizações das montadoras em busca de atender às novas demandas do consumidor. Enquanto alguns modelos de carros serão substituídos por novas gerações mais modernas, outros se despedem sem previsão de retorno.