1. Início
  2. / Economia
  3. / Arthur Lira apresenta projeto para reduzir ICMS de combustíveis e energia, visando evitar um aumento nos preços finais ao consumidor
Tempo de leitura 3 min de leitura

Arthur Lira apresenta projeto para reduzir ICMS de combustíveis e energia, visando evitar um aumento nos preços finais ao consumidor

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 26/05/2022 às 02:04
Buscando trazer mais estabilidade ao mercado e menores variações nos preços finais desses recursos como forma de garantir uma economia segura, Arthur Lira irá apresentar um projeto para reduzir o ICMS sobre combustíveis e energia na Câmara dos Deputados
Foto: Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) | Foto: Paulo Sergio / Câmara dos Deputados / CP
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Buscando trazer mais estabilidade ao mercado e menores variações nos preços finais desses recursos como forma de garantir uma economia segura, Arthur Lira irá apresentar um projeto para reduzir o ICMS sobre combustíveis e energia na Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, apresentou um projeto na Câmara durante essa última quarta-feira, (25/05), para fixar a alíquota e reduzir o ICMS cobrados sobre os combustíveis e a energia no Brasil. Essa é uma jogada do executivo para tornar o mercado brasileiro mais estável e evitar que os preços finais de produtos e serviços que utilizem esses recursos sejam encarecidos ao longo do ano de 2022.

Fixação de alíquota e redução do ICMS sobre os combustíveis e energia no Brasil é a nova estratégia de Arthur Lira para garantir uma estabilidade econômica maior 

A reunião que será realizada na próxima terça-feira pelo executivo Arthur Lira tem como objetivo uma votação em torno do projeto que fixa o teto da alíquota dos combustíveis e da energia elétrica em 17% nos estados, reduzindo assim a cobrança de ICMS sobre esses recursos. Essa é a estratégia do presidente da Câmara dos Deputados para evitar uma elevação exorbitante nos preços dos produtos e serviços e estabilizar, na medida do possível, o mercado nacional. 

Arthur Lira defendeu seu projeto recentemente por meio da plataforma Twitter e afirmou que esse não se trata de um debate meramente ideológico ou somente de cunho político, mas de interesse de todo o Brasil. Isso pois os preços dos produtos e serviços voltados para o setor dos combustíveis e da energia estão cada vez mais elevados, ao passo em que o poder de compra dos brasileiros não consegue acompanhar essas mudanças. Assim, a redução na cobrança do ICMS e a fixação da alíquota irão permitir mais estabilidade nesses valores. 

Ademais, esse não é um projeto defendido apenas por Lira, uma vez que o próprio Superior Tribunal Federal reconheceu que seria inconstitucional a elevação das alíquotas para 25%, prevista pela legislação de Santa Catarina, e fixou o teto de 17%, reduzindo assim a cobrança de ICMS. Dessa forma, o projeto de Arthur Lira visa fixar o teto da alíquota de ICMS sobre os combustíveis e energia em 17% em todos os estados do país, impactando principalmente nos preços finais da gasolina para o consumidor, cuja tributação nos estados está passando de 27% atualmente. 

Projeto de redução de ICMS sobre combustíveis e energia é tratado por Lira em reunião com o ministro de Minas e Energia

O novo projeto do presidente da Câmara dos Deputados para reduzir os preços dos combustíveis e energia para o consumidor foi tratado em uma reunião realizada durante a última quarta-feira, (18/05). Assim, a discussão entre Lira, líderes partidários da base aliada e o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, abriu portas para os pontos positivos e negativos do projeto de fixação da alíquota de ICMS sobre esses produtos. 

Dessa forma, o presidente da Câmara dos Deputados comentou sobre o debate com os líderes políticos e afirmou que “Tivemos uma reunião bastante produtiva e o ministro Sachsida vai se reunir com a Aneel e distribuidoras para buscar uma saída equilibrada para diminuição desse repasse que, apesar de ser contratual, pode ser minimizado”.

Por fim, ele afirmou que os parlamentares pretendem votar o projeto de lei que suspende o reajuste médio de 17% para 13 distribuidoras em 11 estados, realizado pela Aneel durante o mês de abril deste ano, caso o Executivo não apresente nenhuma alternativa viável para a redução dos preços desses recursos no mercado nacional.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos