Após o cumprimento dos procedimentos regulatórios exigidos, a ArcelorMittal adquiriu com sucesso a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) no Brasil por aproximadamente US$ 2,2 bilhões.
Operando a um custo globalmente competitivo, a CSP é uma operação de renome mundial que fornece placas de qualidade superior. A instalação de última geração no Ceará, inaugurada em 2016, possui um alto-forno de 3 milhões de toneladas. Também possui fácil acesso ao Porto do Pecém, situado a apenas 10 quilômetros de distância por meio de esteiras transportadoras, tornando-o um porto de águas profundas de grande porte.
Compra pretende ajudar no crescimento da ArcelorMittal no Brasil
A aquisição apresenta sinergias operacionais e financeiras atraentes e oportunidades de crescimento futuro. Isso inclui a possibilidade de expandir a capacidade de produção de aço primário, incorporando processamento de redução direta e aumentando as capacidades de laminação e acabamento.
Diante da localização, a CSP aproveitou o momento para apresentar uma oportunidade de criar um novo centro de produção de aço de baixo carbono, aproveitando a ambição do Ceará de desenvolver um centro de hidrogênio verde de baixo custo em Payson.
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
- Sil Fios e Cabos Elétricos: Vencedor do Prêmio Anamaco 2024 pelos 50 Anos de Excelência em Condutores Elétricos.
“Esta é uma aquisição estratégica muito importante para a ArcelorMittal. Ela nos permite atender o crescimento da demanda de aço, através da adição de capacidade de produção de placas de alta qualidade e competitivas em custo, provendo oportunidade de vender tanto dentro do nosso próprio grupo quanto para os mercados da América do Norte e do Sul.”, disse a empresa em nota.
Ainda sobre o assunto, a ArcelorMittal acredita que, a longo prazo, a empresa terá a opção de aumentar sua capacidade e adicionar instalações de acabamento, enquanto há um caminho claro para descarbonizar o ativo, tendo em vista os investimentos em energia renovável que estão sendo feitos no estado do Ceará.
“Gostaríamos de dar as boas-vindas a todos os colaboradores da CSP na ArcelorMittal e agradecer à nossa equipe interna que trabalhou na transação e planejamento de integração. Estou confiante de que a CSP e nossos negócios atuais no Brasil formarão uma combinação sólida”, finalizou.
Conheça a compradora
A ArcelorMittal é um conglomerado siderúrgico multinacional com sede em Luxemburgo. Foi formada em 2006 a partir da fusão da Mittal Steel e da Arcelor. A ArcelorMittal é a maior produtora de aço do mundo. Em 2012, sua produção anual de aço bruto foi de 93,6 milhões de toneladas. Em 2013, ficou em 91º lugar entre as empresas da Fortune Global 500.
A ArcelorMittal opera em mais de 60 países, produz 130 milhões de toneladas de aço por ano e emprega cerca de 280 mil profissionais em fábricas na Ásia, África, Américas e Europa. O lucro líquido de 2006 foi de US$ 7,9 bilhões. Portanto, quando a empresa investe no Brasil, valoriza não só o mercado nacional, como abre um leque de oportunidade para que novas empresas possam olhar o país com uma visão de expansão dos negócios.