Carros elétricos da Apple chegam ao fim, Kia e Hyundai confirmam saída
A Hyundai Motor e Kia afirmaram na segunda-feira que não estão mais em negociações com a Apple para a produção de carros elétricos autônomos, apenas um mês após ter confirmado as negociações em estágio inicial com a gigante de tecnologia, fazendo com que as ações da montadora despencassem.
Leia também
Ações despescam após fim do projeto de carros elétricos da Apple
Tirando US $ 3 bilhões de seu valor de mercado, as ações da Hyundai caíram 6,2%. As ações de sua afiliada Kia Corp, que foram apontadas em reportagens da mídia local como a provável parceira operacional da Apple, caíram 15% – uma queda de US $ 5,5 bilhões.
O anúncio abaixa a cortina sobre semanas de divisões internas no Hyundai Motor pai de ambas as montadoras – sobre o potencial empate, com alguns executivos levantando preocupações sobre se tornar um fabricante contratado para a gigante de tecnologia dos Estados Unidos em um empate que lembra a firma de eletrônicos Foxconn’s papel na fabricação de dispositivos para a Apple como o iPhone.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
Hyundai e Kia recebem ofertas de outras empresas para produção de carros elétricos
“Estamos recebendo pedidos de cooperação no desenvolvimento conjunto de carros elétricos autônomos de várias empresas, mas eles estão em estágio inicial e nada foi decidido”, disseram as montadoras nesta segunda-feira, em cumprimento às regras da bolsa de valores que exigem atualizações regulares aos investidores em relação ao mercado rumores.
Kia e Hyundai afirma – “Não estamos conversando com a Apple sobre o desenvolvimento de veículos autônomos”
As ações da Kia saltaram 61% desde que a Hyundai inicialmente confirmou uma reportagem da mídia local no início de janeiro que a Apple e a Hyundai estavam em discussões para desenvolver veículos elétricos autônomos até 2027 e desenvolver baterias em fábricas norte-americanas operadas pela Hyundai ou Kia.
“Apple e Hyundai estão em discussão, mas como está em um estágio inicial, nada foi decidido”, disse Hyundai, antes de divulgar declarações subsequentes que retiraram todas as menções à Apple, mas disseram que a Hyundai estava recebendo pedidos de cooperação de carros elétricos de partes que não o fez identificar.