1. Início
  2. / Economia
  3. / Aposentados ganham escudo contra fraudes: Conheça a nova lei que barra descontos abusivos no INSS e promete devolução em 30 dias
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Aposentados ganham escudo contra fraudes: Conheça a nova lei que barra descontos abusivos no INSS e promete devolução em 30 dias

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 06/09/2025 às 11:18
Aposentados ganham escudo contra fraudes: Conheça a nova lei que barra descontos abusivos no INSS e promete devolução em 30 dias
Foto: Reprodução
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Deputados aprovam projeto que proíbe descontos não autorizados no INSS, obriga devolução em até 30 dias e endurece regras para empréstimos consignados.

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira o projeto de lei que proíbe descontos de associações nos benefícios do INSS e cria regras mais rígidas para empréstimos consignados.

A votação ocorreu de forma simbólica, com rejeição de todos os destaques que poderiam alterar o texto-base. O projeto segue agora para análise do Senado.

Devolução obrigatória de valores

O texto, relatado pelo deputado Danilo Forte (União-CE), determina que descontos indevidos feitos por entidades associativas, instituições financeiras ou sociedades de arrendamento mercantil deverão ser devolvidos integralmente em até 30 dias.

A medida também se aplica a mensalidades de empréstimos consignados não autorizados por aposentados ou pensionistas.

Se as empresas não fizerem o ressarcimento, o INSS terá que pagar o beneficiário e cobrar posteriormente os valores devidos, inclusive com sequestro de bens, se necessário.

O mais importante é que o instituto ficará responsável por identificar os aposentados prejudicados.

Identificação dos descontos irregulares

A proposta estabelece que a busca ativa será feita com base em auditorias de órgãos de controle e dados como volume de reclamações, denúncias, ações judiciais e pedidos de exclusão de descontos não autorizados.

Portanto, o cruzamento dessas informações permitirá identificar com mais rapidez os casos de irregularidades.

Além disso, o projeto define que os descontos para pagamento de empréstimos consignados só poderão ocorrer após autorização expressa do aposentado ou pensionista. Essa autorização precisará ser feita por biometria e assinatura eletrônica.

Estrutura no INSS

O texto prevê a instalação de terminais de biometria nas unidades do INSS.

Esses guichês atenderão especialmente idosos e pessoas com deficiência que desejem desbloquear descontos ou contratar crédito consignado. Assim, o processo deverá ganhar mais segurança e transparência.

Operação Sem Desconto e pressa na aprovação

A operação deflagrada em abril acelerou a tramitação da proposta. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União identificaram uma fraude bilionária que atingia aposentados e pensionistas. Segundo as investigações, entidades descontavam mensalidades sem o conhecimento das vítimas ou sob a falsa alegação de obrigatoriedade.

A apuração começou em 2023, com auditoria em 29 entidades que tinham acordos com o INSS. A CGU verificou que a maioria não possuía estrutura para oferecer serviços. Em 70% dos casos, as entidades sequer entregaram a documentação exigida pelo instituto.

CPMI do INSS

O governo Lula iniciou os trabalhos da CPMI do INSS em desvantagem, já que a oposição conquistou os principais cargos. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) assumiu a presidência e o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), aliado de Bolsonaro, ficou com a relatoria. Cabe a Gaspar elaborar o relatório final com possíveis pedidos de indiciamento.

A comissão também decidiu solicitar ao Supremo Tribunal Federal a prisão preventiva de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”. Foram pedidos ainda os mandados de prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do instituto, e de outros 19 suspeitos.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x