Empresa alemã fornecerá eletricidade de fontes limpas para a AWS, que em troca oferecerá serviços de nuvem e IA para otimizar operações energéticas.
A empresa de energia alemã RWE e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram nesta quinta-feira (12/6) uma parceria estratégica. O acordo une a transição para a energia renovável com a transformação digital. A RWE fornecerá eletricidade livre de carbono para os datacenters da AWS. Em troca, a Amazon proverá serviços avançados de nuvem para a companhia alemã.
Troca estratégica: Energia renovável por serviços de computação em nuvem
A colaboração prevê que a RWE direcione sua produção de eletricidade de fontes limpas para abastecer os datacenters da Amazon Web Services. Em contrapartida, a AWS fornecerá à RWE suas soluções de serviços em nuvem. O objetivo é impulsionar a jornada de digitalização da empresa de energia, incluindo o uso de inteligência artificial e análise de dados.
Uma parceria construída sobre acordos anteriores de energia renovável
Este novo acordo não surge do zero. Ele se baseia em um relacionamento comercial prévio entre as duas gigantes. A Amazon e a RWE já haviam firmado sete contratos de compra de energia (PPAs) nos Estados Unidos. Juntos, esses contratos somam uma capacidade total de 1,1 GW, proveniente de instalações de energia renovável eólica e solar.
-
White Martins se posiciona a frente no mercado de hidrogênio verde, “combustível do futuro”, e já prepara segunda fábrica, mas mercado segue travado sem regulamentação do governo
-
Energia renovável em Minas Gerais ganha incentivo com nova medida tributária
-
Energias renováveis se tornarão a maior fonte de eletricidade do mundo até 2026
-
Eis o hidrogênio branco: “combustível do futuro” limpo, barato e abundante que especialistas dizem estar pronto para ser explorado
Como a AWS impulsiona a transformação digital da RWE
A parceria se aprofunda após a RWE migrar com sucesso aplicações de missão crítica para a nuvem da AWS. Essa migração incluiu sua plataforma de negociação de energia renovável e gestão de riscos. O resultado foi uma melhoria de 30% no desempenho com tempos de execução mais rápidos. As tecnologias da AWS continuarão a apoiar a inovação da RWE em negociação e otimização de ativos.
O futuro da colaboração: Inteligência Artificial e otimização
O futuro da colaboração aposta na inovação. Aplicações de IA para o setor de energia renovável serão um dos focos. A parceria também fortalecerá os laços com o Laboratório de Pesquisa de IA da RWE em Seattle. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de modelos de previsão usando IA avançada. Para isso, será aproveitado o grande poder computacional e a elasticidade da nuvem da AWS.