Você já se perguntou sobre a necessidade de reiniciar seu celular, seja ele iPhone ou Android, de tempos em tempos? Provavelmente não, visto que essa não é uma prática comum.
No entanto, um relatório divulgado pela Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) dos Estados Unidos é claro na recomendação: desligue o aparelho e ligue-o novamente uma vez por semana.
De acordo com a NSA, não reiniciar o aparelho periodicamente pode ser um grande erro. E isso é o que quase sempre acontece, visto que a maioria das pessoas apenas desliga seu telefone quando há uma atualização de segurança ou do sistema operacional que assim o exige.
Por que reiniciar o celular?
De acordo com o documento da NSA, é fundamental desligar os aparelhos telefônicos uma vez por semana para se proteger das explorações de clique zero, que os invasores costumam usar para espionar e coletar dados dos telefones.
-
Anel inteligente promete aposentar o mouse: tecnologia revolucionária capta movimentos no ar, viraliza e atinge meta de financiamento em apenas 9 minutos
-
NASA e Lockheed Martin testam o X-59, jato supersônico de 30 metros que promete cruzar o som sem barulho e cortar viagens pela metade
-
Por dentro da cápsula subaquática gigante que abrigará humanos no fundo do mar — único no mundo, habitat permanente terá cozinha, beliches e banheiro e promete revolucionar os estudos marinhos
-
Terra perde brilho: novo estudo mostra que o planeta está escurecendo e o Hemisfério Norte reflete cada vez menos luz solar para o espaço
Conforme a entidade, os usuários podem mitigar a ameaça do spear-phishing, que pode levar à instalação de ainda mais malware e spyware, com essa simples ação.
O documento destaca que, ao desligar o telefone uma vez por semana, impede-se que esses ataques sejam bem-sucedidos.
“As ameaças aos dispositivos móveis são mais prevalentes e aumentam em escopo e complexidade”, afirmou a NSA, completando que alguns recursos dos smartphones “fornecem conveniência e capacidade, mas sacrificam a segurança”.
Nesse sentido, a Agência de Segurança Nacional destaca que o melhor é sempre tomar medidas para impedir esses ataques.
Desligar o Bluetooth
Outra recomendação importante da NSA diz respeito ao Bluetooth tanto de celulares Iphone quanto Android. De acordo com a entidade, o correto é desativar o Bluetooth quando ele não estiver sendo usado.
Além disso, a Agência de Segurança Nacional diz que é fundamental atualizar o dispositivo o mais rápido possível quando as atualizações do sistema operacional e dos aplicativos estiverem disponíveis. E, se não for suficiente, desativar os serviços de localização quando não forem necessários.



Seja o primeiro a reagir!