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Aeroporto completamente abandonado que guardou aviões e histórias da Segunda Guerra Mundial — Boeing 747 também ficou abandonado

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 11/11/2024 às 10:37
aviões, aeroporto
Foto: Reprodução

De base militar a aeroporto civil e, finalmente, um local abandonado, Ellinikon guarda vestígios de sua história e aviões desativados, incluindo o icônico Boeing 747 da Olympic Airways

A Grécia é um país cheio de mistérios e lugares históricos, mas poucos imaginam que entre esses tesouros existe um aeroporto que já foi o coração da aviação grega: o Aeroporto Hellenikon. Localizado na costa sul de Atenas, Hellenikon — que significa “o grego” — carrega consigo décadas de história. Este foi o primeiro aeroporto internacional da capital e um dos principais pontos de entrada para milhões de turistas que buscavam explorar o sol, o mar e as ruínas antigas da Grécia.

Atualmente, a história de Hellenikon ecoa nas paredes abandonadas e nos aviões estacionados, contando uma narrativa rica e, ao mesmo tempo, melancólica, de uma era passada. Vamos explorar essa jornada, desde o auge de seu uso até seu estado atual e os planos para um renascimento que pode, finalmente, dar vida nova a esse marco esquecido.

O aeroporto já foi o maior da Grécia. 
Foto: Dimitris Sideridis

Uma era de ouro para a aviação grega

Hellenikon foi inaugurado no final da década de 1930, quando a aviação na Grécia ainda estava dando seus primeiros passos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi ocupado pelas forças do Eixo e se tornou uma base aérea estratégica para a Luftwaffe, sofrendo ataques aéreos aliados.

Após o conflito, o aeroporto passou por uma série de reformas e, em 1950, se consolidou como o principal aeroporto da Grécia.

Na década de 1960, com o turismo crescendo rapidamente, a Grécia viu em Hellenikon uma oportunidade de expandir seu alcance global. O arquiteto Eero Saarinen, conhecido por sua visão futurista, projetou o Terminal Leste do aeroporto, um ícone da arquitetura moderna.

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No Terminal Oeste, a Olympic Airways (OA), fundada pelo magnata Aristóteles Onassis, operava suas rotas exclusivas, elevando o nível de luxo no transporte aéreo com seus comissários vestidos em uniformes de estilistas famosos, como Coco Chanel e Pierre Cardin.

Hellenikon foi o ponto de entrada de celebridades como Elizabeth Taylor, Sophia Loren e Neil Armstrong, e se tornou um símbolo da era de ouro da aviação grega. A OA oferecia um serviço de bordo incomparável, que incluía refeições em porcelana e talheres dourados, encantando todos os seus passageiros.

A Hellenikon fechou suas portas em 2001. 
Foto: Dimitris Sideridis

O declínio de Hellenikon

Nos anos 1990, Hellenikon já não conseguia lidar com o aumento da demanda do turismo. Com mais de 10 milhões de passageiros anualmente, o aeroporto enfrentava problemas de infraestrutura e atrasos frequentes. Em 2001, Hellenikon foi substituído pelo Aeroporto Internacional de Atenas, um centro mais moderno e capaz de acomodar o crescente número de viajantes. Após anos de debates, Hellenikon encerrou suas operações, ficando em um estado de abandono e ruínas.

Em 2004, durante os Jogos Olímpicos de Atenas, algumas partes do complexo foram revitalizadas e transformadas para sediar eventos esportivos como beisebol e esgrima. No entanto, o uso temporário e a falta de manutenção logo levaram ao abandono novamente, e o local começou a se deteriorar.

A crise financeira de 2008 e as disputas burocráticas sobre a futura utilização do terreno fizeram com que a reconstrução fosse paralisada, e Hellenikon acabou sendo esquecido.

O aeroporto ainda contém aviões abandonados pertencentes à extinta companhia aérea Olympic Airways. 
Foto: Dimitris Sideridis

Um projeto de reconstrução ambicioso

Após uma década de negociações, em 2014, um consórcio de investidores assinou um acordo de € 915 milhões com o governo grego para transformar o terreno de Hellenikon em um dos maiores complexos de entretenimento da Europa.

O projeto inclui hotéis e apartamentos de luxo, shoppings, um parque e até um cassino. Apesar das promessas de revitalização, a oposição política e questões burocráticas atrasaram o início das obras.

Em 2020, o governo grego anunciou que finalmente começaria a demolição das estruturas antigas. No entanto, partes históricas do complexo serão preservadas, incluindo o Terminal Leste, projetado por Saarinen.

Este terminal dilapidado, coberto de escombros e fios pendurados, contrasta com a grandiosidade dos planos para o futuro, mas carrega consigo a memória de uma época em que o aeroporto pulsava de vida.

Desde o seu fechamento, ele foi deixado em ruínas. 
Foto: Dimitris Sideridis

O legado da Olympic Airways

Parte do legado de Hellenikon está intrinsicamente ligada à Olympic Airways. Fundada por Onassis em 1957, a OA foi responsável por colocar a Grécia na rota do turismo global. A companhia conectava Atenas a diversos destinos internacionais, destacando-se pelo serviço de luxo e por sua contribuição à imagem da Grécia como um destino turístico de prestígio.

Após a morte de Alexander, filho de Onassis, em um trágico acidente em 1973, a OA enfrentou um período de declínio. Em 1975, Onassis vendeu a companhia ao estado grego, que administrou a companhia até 2009. No entanto, os desafios financeiros e a má gestão levaram ao seu fechamento.

A memória da OA e de Hellenikon viverá em um museu que será construído como parte do projeto de revitalização. Este museu abrigará uma coleção de 23.000 itens que documentam a história da aviação civil na Grécia e a trajetória da OA, além de sete aeronaves, incluindo o famoso Boeing 747-200B Jumbo que realizava a rota Atenas-Nova York.

Atualização sobre o aeroporto

Em 2024, o antigo Aeroporto de Hellenikon, localizado na costa sul de Atenas, continua passando por uma transformação significativa. O local está sendo convertido no Ellinikon, um ambicioso projeto de desenvolvimento urbano que visa revitalizar a área e impulsionar a economia grega.

O Ellinikon é considerado o maior projeto de regeneração urbana da Europa, abrangendo aproximadamente 6,2 milhões de metros quadrados. O desenvolvimento inclui uma variedade de instalações, como residências de luxo, escritórios, hotéis, centros comerciais, espaços culturais e um extenso parque metropolitano. A primeira fase do projeto está programada para ser concluída até o final de 2026.

  • Riviera Tower: Previsto para ser o edifício residencial mais alto da Grécia, com 200 metros de altura e 50 andares, oferecendo vistas panorâmicas do Mar Egeu e da cidade de Atenas. World Construction Network
  • Parque Metropolitano: Com uma área de 2 milhões de metros quadrados, este será o maior parque costeiro da Europa, proporcionando espaços verdes e áreas de recreação para residentes e visitantes. Greek City Times
  • Infraestrutura de Transporte: Inclui a construção de um túnel de 1,3 km na Avenida Poseidonos, com conclusão prevista para 2025, visando melhorar o fluxo de tráfego e o acesso de pedestres à orla marítima.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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