De base militar a aeroporto civil e, finalmente, um local abandonado, Ellinikon guarda vestígios de sua história e aviões desativados, incluindo o icônico Boeing 747 da Olympic Airways
A Grécia é um país cheio de mistérios e lugares históricos, mas poucos imaginam que entre esses tesouros existe um aeroporto que já foi o coração da aviação grega: o Aeroporto Hellenikon. Localizado na costa sul de Atenas, Hellenikon — que significa “o grego” — carrega consigo décadas de história. Este foi o primeiro aeroporto internacional da capital e um dos principais pontos de entrada para milhões de turistas que buscavam explorar o sol, o mar e as ruínas antigas da Grécia.
Atualmente, a história de Hellenikon ecoa nas paredes abandonadas e nos aviões estacionados, contando uma narrativa rica e, ao mesmo tempo, melancólica, de uma era passada. Vamos explorar essa jornada, desde o auge de seu uso até seu estado atual e os planos para um renascimento que pode, finalmente, dar vida nova a esse marco esquecido.
Uma era de ouro para a aviação grega
Hellenikon foi inaugurado no final da década de 1930, quando a aviação na Grécia ainda estava dando seus primeiros passos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi ocupado pelas forças do Eixo e se tornou uma base aérea estratégica para a Luftwaffe, sofrendo ataques aéreos aliados.
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Após o conflito, o aeroporto passou por uma série de reformas e, em 1950, se consolidou como o principal aeroporto da Grécia.
Na década de 1960, com o turismo crescendo rapidamente, a Grécia viu em Hellenikon uma oportunidade de expandir seu alcance global. O arquiteto Eero Saarinen, conhecido por sua visão futurista, projetou o Terminal Leste do aeroporto, um ícone da arquitetura moderna.
No Terminal Oeste, a Olympic Airways (OA), fundada pelo magnata Aristóteles Onassis, operava suas rotas exclusivas, elevando o nível de luxo no transporte aéreo com seus comissários vestidos em uniformes de estilistas famosos, como Coco Chanel e Pierre Cardin.
Hellenikon foi o ponto de entrada de celebridades como Elizabeth Taylor, Sophia Loren e Neil Armstrong, e se tornou um símbolo da era de ouro da aviação grega. A OA oferecia um serviço de bordo incomparável, que incluía refeições em porcelana e talheres dourados, encantando todos os seus passageiros.
O declínio de Hellenikon
Nos anos 1990, Hellenikon já não conseguia lidar com o aumento da demanda do turismo. Com mais de 10 milhões de passageiros anualmente, o aeroporto enfrentava problemas de infraestrutura e atrasos frequentes. Em 2001, Hellenikon foi substituído pelo Aeroporto Internacional de Atenas, um centro mais moderno e capaz de acomodar o crescente número de viajantes. Após anos de debates, Hellenikon encerrou suas operações, ficando em um estado de abandono e ruínas.
Em 2004, durante os Jogos Olímpicos de Atenas, algumas partes do complexo foram revitalizadas e transformadas para sediar eventos esportivos como beisebol e esgrima. No entanto, o uso temporário e a falta de manutenção logo levaram ao abandono novamente, e o local começou a se deteriorar.
A crise financeira de 2008 e as disputas burocráticas sobre a futura utilização do terreno fizeram com que a reconstrução fosse paralisada, e Hellenikon acabou sendo esquecido.
Um projeto de reconstrução ambicioso
Após uma década de negociações, em 2014, um consórcio de investidores assinou um acordo de € 915 milhões com o governo grego para transformar o terreno de Hellenikon em um dos maiores complexos de entretenimento da Europa.
O projeto inclui hotéis e apartamentos de luxo, shoppings, um parque e até um cassino. Apesar das promessas de revitalização, a oposição política e questões burocráticas atrasaram o início das obras.
Em 2020, o governo grego anunciou que finalmente começaria a demolição das estruturas antigas. No entanto, partes históricas do complexo serão preservadas, incluindo o Terminal Leste, projetado por Saarinen.
Este terminal dilapidado, coberto de escombros e fios pendurados, contrasta com a grandiosidade dos planos para o futuro, mas carrega consigo a memória de uma época em que o aeroporto pulsava de vida.
O legado da Olympic Airways
Parte do legado de Hellenikon está intrinsicamente ligada à Olympic Airways. Fundada por Onassis em 1957, a OA foi responsável por colocar a Grécia na rota do turismo global. A companhia conectava Atenas a diversos destinos internacionais, destacando-se pelo serviço de luxo e por sua contribuição à imagem da Grécia como um destino turístico de prestígio.
Após a morte de Alexander, filho de Onassis, em um trágico acidente em 1973, a OA enfrentou um período de declínio. Em 1975, Onassis vendeu a companhia ao estado grego, que administrou a companhia até 2009. No entanto, os desafios financeiros e a má gestão levaram ao seu fechamento.
A memória da OA e de Hellenikon viverá em um museu que será construído como parte do projeto de revitalização. Este museu abrigará uma coleção de 23.000 itens que documentam a história da aviação civil na Grécia e a trajetória da OA, além de sete aeronaves, incluindo o famoso Boeing 747-200B Jumbo que realizava a rota Atenas-Nova York.
Atualização sobre o aeroporto
Em 2024, o antigo Aeroporto de Hellenikon, localizado na costa sul de Atenas, continua passando por uma transformação significativa. O local está sendo convertido no Ellinikon, um ambicioso projeto de desenvolvimento urbano que visa revitalizar a área e impulsionar a economia grega.
O Ellinikon é considerado o maior projeto de regeneração urbana da Europa, abrangendo aproximadamente 6,2 milhões de metros quadrados. O desenvolvimento inclui uma variedade de instalações, como residências de luxo, escritórios, hotéis, centros comerciais, espaços culturais e um extenso parque metropolitano. A primeira fase do projeto está programada para ser concluída até o final de 2026.
- Riviera Tower: Previsto para ser o edifício residencial mais alto da Grécia, com 200 metros de altura e 50 andares, oferecendo vistas panorâmicas do Mar Egeu e da cidade de Atenas. World Construction Network
- Parque Metropolitano: Com uma área de 2 milhões de metros quadrados, este será o maior parque costeiro da Europa, proporcionando espaços verdes e áreas de recreação para residentes e visitantes. Greek City Times
- Infraestrutura de Transporte: Inclui a construção de um túnel de 1,3 km na Avenida Poseidonos, com conclusão prevista para 2025, visando melhorar o fluxo de tráfego e o acesso de pedestres à orla marítima.