1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Primeira hélice de 11 pás do mundo executa voo de teste com sucesso e promete revolucionar a indústria
Tempo de leitura 3 min de leitura

Primeira hélice de 11 pás do mundo executa voo de teste com sucesso e promete revolucionar a indústria

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 29/12/2022 às 23:49
Atualizado em 06/01/2023 às 18:11
Aeronave com a primeira hélice de 11 pás do mundo executa voo de teste com sucesso e promete revolucionar a indústria
Foto: MT-Propeller

Empresa alemã realiza testes da primeira hélice de 11 pás do mundo. A Aeronave utilizada foi a Piper PA31T1, equipada com turbinas Pratt & Whitney PT6A-135A.

Segundo o desenvolvedor MT-Propeller em um comunicado à imprensa, a primeira hélice de 11 pás do mundo realizou seu primeiro voo de teste com sucesso, marcando mais uma inovação para o desenvolvedor que já havia feito hélices de cinco, sete e nove pás. O equipamento é utilizado para converter a energia rotacional do motor em uma força de propulsão ou empuxo.

Testes da hélice de 11 pás em uma aeronave 

Teste de voo da Piper PA31T1 equipada com hélice de 11 pás – Youtube

O impulso produzido pela hélice é proporcional à área da pá, enquanto o número de pás determina os pulsos de impulso que a aeronave produz para cada revolução da hélice. A MT-Propeller, fundada em 1981 por Gerd Muhlbauer, possui mais de 27  projetos de hélices certificados a seu crédito, que podem ser combinados com mais de 220 projetos de pás aerodinâmicas.

A companhia afirma que disponibiliza hélices para mais de 90% das aeronaves fabricadas na Europa que utilizam um motor a pistão ou turbina. No mês de setembro deste ano, a MT-Propeller testou seu projeto de hélice de 11 pás no modelo Piper PA31T1, equipado com turbinas Pratt & Whitney PT6A- 135A. O primeiro voo subiu aos céus com um ruído e uma assinatura sonora de impressionar, conforme a empresa em seu comunicado.

A pequena aeronave bimotor subiu aos céus como se um jato estivesse decolando. A equipe de projeto da hélice afirma que houve um aumento de 15% no empuxo de estático com a nova hélice em comparação com as hélices de 5 pás fabricadas pela mesma empresa.

Os desenvolvedores estimam que o sistema de hélice, ao lado de uma fonte de alimentação de baixa rotação, possa gerar novas possibilidades de desempenho, ruído e eficiência. A fonte de alimentação de baixa rotação pode ser uma turbina ou até mesmo de um motor elétrico.

MT-Propellers é responsável por diversas inovações no ramo de aviação

A empresa possui uma grande história no desenvolvimento das primeiras hélices multipás do mundo. Quase 20 anos atrás, a fabricante sediado em Atting, na Alemanha, recebeu a certificação para sua hélice de 5 pás com capacidade de reversão.

A hélice composta movida a turbina da empresa alimenta o Pilatus PC12, o mais rápido em um avião monomotor de produção. As hélices de 5 pás das MT possuem níveis mais baixos de vibração e ruído e rapidamente se tornaram o padrão da indústria de aviação.

Estes são utilizados em uma extensa lista de aeronaves, como Cessna 425 Series, Piper Cheyenne PA 42-1000, Piper Cheyenne PA31T e T1 e Cessna 208 Caravan.

Em 2016, a empresa finalizou o primeiro voo das primeiras hélices com sete pás do mundo em um avião da Aviação Geral. O design foi testado extensivamente e certificado em 2020. Já em 2019, a empresa deu início ao programa de testes da primeira hélice de nove pás do mundo, que se mostrou promissora no desenvolvimento de futuros aviões de baixo ruído e alto desempenho.

Espera-se também que a aeronave proporcione economia no consumo de combustível quando comparado aos motores a jato. Com uma história tão rica de estrelas mundiais, se espera que o MT-Propeller também forneça resultados interessantes com sua hélice de 11 pás. 

Conheça a MT-Propeller

A MT-Propeller atua em seu escritório principal no Aeroporto Straubing-Wall Muehle (EDMS), na Alemanha, onde pessoas altamente qualificadas estão desenvolvendo hélices compostas naturais da mais alta qualidade. Para clientes dos Estados Unidos e Canadá, a empresa conta com um Centro de Serviços MT-Propeller em DeLand, Flórida, e diversos postos de serviços autorizados no mundo inteiro.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos