Empresa alemã realiza testes da primeira hélice de 11 pás do mundo. A Aeronave utilizada foi a Piper PA31T1, equipada com turbinas Pratt & Whitney PT6A-135A.
Segundo o desenvolvedor MT-Propeller em um comunicado à imprensa, a primeira hélice de 11 pás do mundo realizou seu primeiro voo de teste com sucesso, marcando mais uma inovação para o desenvolvedor que já havia feito hélices de cinco, sete e nove pás. O equipamento é utilizado para converter a energia rotacional do motor em uma força de propulsão ou empuxo.
Testes da hélice de 11 pás em uma aeronave
O impulso produzido pela hélice é proporcional à área da pá, enquanto o número de pás determina os pulsos de impulso que a aeronave produz para cada revolução da hélice. A MT-Propeller, fundada em 1981 por Gerd Muhlbauer, possui mais de 27 projetos de hélices certificados a seu crédito, que podem ser combinados com mais de 220 projetos de pás aerodinâmicas.
A companhia afirma que disponibiliza hélices para mais de 90% das aeronaves fabricadas na Europa que utilizam um motor a pistão ou turbina. No mês de setembro deste ano, a MT-Propeller testou seu projeto de hélice de 11 pás no modelo Piper PA31T1, equipado com turbinas Pratt & Whitney PT6A- 135A. O primeiro voo subiu aos céus com um ruído e uma assinatura sonora de impressionar, conforme a empresa em seu comunicado.
- Fim da linha para energia eólica, solar e nuclear? Este estado dos EUA tem uma fonte de energia milenar pronta para revolucionar o mundo
- Energia infinita? EUA descobrem rochas podem ser a chave para uma fonte de energia revolucionária; a solução para a mudança climática era invisível há séculos
- 1.900 vezes a gravidade da Terra e capaz de ‘comprimir’ o ara “comprimir” tempo e espaço: China ativa instalação de hipergravidade que revoluciona a ciência
- Uma usina solar gigante de 3 GW na China, equipada com quase 6 milhões de painéis, está pronta para abastecer milhões de residências de forma limpa
A pequena aeronave bimotor subiu aos céus como se um jato estivesse decolando. A equipe de projeto da hélice afirma que houve um aumento de 15% no empuxo de estático com a nova hélice em comparação com as hélices de 5 pás fabricadas pela mesma empresa.
Os desenvolvedores estimam que o sistema de hélice, ao lado de uma fonte de alimentação de baixa rotação, possa gerar novas possibilidades de desempenho, ruído e eficiência. A fonte de alimentação de baixa rotação pode ser uma turbina ou até mesmo de um motor elétrico.
MT-Propellers é responsável por diversas inovações no ramo de aviação
A empresa possui uma grande história no desenvolvimento das primeiras hélices multipás do mundo. Quase 20 anos atrás, a fabricante sediado em Atting, na Alemanha, recebeu a certificação para sua hélice de 5 pás com capacidade de reversão.
A hélice composta movida a turbina da empresa alimenta o Pilatus PC12, o mais rápido em um avião monomotor de produção. As hélices de 5 pás das MT possuem níveis mais baixos de vibração e ruído e rapidamente se tornaram o padrão da indústria de aviação.
Estes são utilizados em uma extensa lista de aeronaves, como Cessna 425 Series, Piper Cheyenne PA 42-1000, Piper Cheyenne PA31T e T1 e Cessna 208 Caravan.
Em 2016, a empresa finalizou o primeiro voo das primeiras hélices com sete pás do mundo em um avião da Aviação Geral. O design foi testado extensivamente e certificado em 2020. Já em 2019, a empresa deu início ao programa de testes da primeira hélice de nove pás do mundo, que se mostrou promissora no desenvolvimento de futuros aviões de baixo ruído e alto desempenho.
Espera-se também que a aeronave proporcione economia no consumo de combustível quando comparado aos motores a jato. Com uma história tão rica de estrelas mundiais, se espera que o MT-Propeller também forneça resultados interessantes com sua hélice de 11 pás.
Conheça a MT-Propeller
A MT-Propeller atua em seu escritório principal no Aeroporto Straubing-Wall Muehle (EDMS), na Alemanha, onde pessoas altamente qualificadas estão desenvolvendo hélices compostas naturais da mais alta qualidade. Para clientes dos Estados Unidos e Canadá, a empresa conta com um Centro de Serviços MT-Propeller em DeLand, Flórida, e diversos postos de serviços autorizados no mundo inteiro.