Brasil e México assinam memorando que fortalece o setor agropecuário, amplia exportações e incentiva novas parcerias estratégicas.
Durante a missão oficial liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no México, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta quarta-feira (27) com o secretário mexicano de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Julio Antonio Berdegué Sacristán.
O encontro resultou na assinatura de um Memorando de Entendimento sobre cooperação entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Sader.
O documento aborda áreas de interesse mútuo, como produção agrícola e pecuária, apoio a pequenos e médios produtores, soberania alimentar, sanidade animal e vegetal, além da promoção de pesquisa, inovação tecnológica, financiamento e seguro rural.
-
Conab garante milho no Espírito Santo: Programa Venda em Balcão fortalece agricultura familiar em Colatina e Cachoeiro com 1,7 mil toneladas distribuídas
-
Exportação de castanha-do-Brasil para a Costa Rica fortalece comércio internacional, amplia sustentabilidade, agronegócio brasileiro, acordos sanitários, desenvolvimento regional e mercado consumidor
-
Brasil cresce no agro internacional com crise dos EUA: shutdown trava empréstimos, derruba preços e entrega soja à concorrência brasileira
-
População de javalis no Brasil sai do controle — e só há uma saída para evitar superpopulação, prejuízos ambientais, econômicos e sanitários
Também inclui medidas para facilitar a comercialização de produtos agrícolas.
Plano de trabalho conjunto
Segundo o memorando, Brasil e México realizarão intercâmbio de informações, tecnologias e boas práticas, além de visitas técnicas e ações estratégicas de facilitação do comércio bilateral.
Um grupo de trabalho com representantes das áreas técnicas de ambos os países será criado para identificar pontos de interesse comum, planejar, implementar e atualizar o Plano de Trabalho.
Relações comerciais em destaque
Além da assinatura, a reunião avançou nas tratativas comerciais. Carlos Fávaro reforçou a importância da parceria com o México e destacou o compromisso do Brasil com a rastreabilidade bovina.
Ele lembrou que a abertura do mercado mexicano para carnes bovina e suína já trouxe resultados expressivos.
As exportações brasileiras de carne bovina cresceram cerca de 250% em 2 anos e 8 meses. No mesmo período, as vendas de carne suína aumentaram 95% e as de frango, 14%.
O ministro afirmou que esses avanços beneficiam os dois lados. Para o Brasil, representam crescimento nas exportações. Para o México, significam acesso a carnes de qualidade, alinhadas ao programa nacional de combate à inflação dos alimentos.
Compromissos do México
O secretário Julio Berdegué destacou que o país assumiu o compromisso de analisar, em até dez dias, protocolos de regionalização em casos de infecção em plantéis aviários.
Isso garante a continuidade do fluxo de exportações brasileiras de frango.
Ele também ressaltou a recomendação da presidente do México, Claudia Sheinbaun, para buscar a experiência brasileira no combate à fome e à pobreza.
Essa estratégia, segundo ele, é referência internacional e fez com que o Brasil fosse reconhecido pela ONU como fora do Mapa da Fome novamente.
Novos avanços nas negociações
O vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou a importância dessa cooperação e destacou o avanço das tratativas.
Além do compromisso com a regionalização para o comércio de frango, houve progresso nas negociações para a importação de pêssego mexicano pelo Brasil.
Também foram discutidas medidas para ampliar o mercado de atum brasileiro no México.
O encontro marcou mais um passo no fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e México.