1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Acordo Brasil–México abre portas para novas exportações e cooperação rural — fortalece agro, tecnologia e comércio bilateral
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Acordo Brasil–México abre portas para novas exportações e cooperação rural — fortalece agro, tecnologia e comércio bilateral

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 27/08/2025 às 18:13
Acordo Brasil–México abre portas para novas exportações e cooperação rural — fortalece agro, tecnologia e comércio bilateral
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Brasil e México assinam memorando que fortalece o setor agropecuário, amplia exportações e incentiva novas parcerias estratégicas.

Durante a missão oficial liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no México, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta quarta-feira (27) com o secretário mexicano de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Julio Antonio Berdegué Sacristán.

O encontro resultou na assinatura de um Memorando de Entendimento sobre cooperação entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Sader.

O documento aborda áreas de interesse mútuo, como produção agrícola e pecuária, apoio a pequenos e médios produtores, soberania alimentar, sanidade animal e vegetal, além da promoção de pesquisa, inovação tecnológica, financiamento e seguro rural.

Também inclui medidas para facilitar a comercialização de produtos agrícolas.

Plano de trabalho conjunto

Segundo o memorando, Brasil e México realizarão intercâmbio de informações, tecnologias e boas práticas, além de visitas técnicas e ações estratégicas de facilitação do comércio bilateral.

Um grupo de trabalho com representantes das áreas técnicas de ambos os países será criado para identificar pontos de interesse comum, planejar, implementar e atualizar o Plano de Trabalho.

Relações comerciais em destaque

Além da assinatura, a reunião avançou nas tratativas comerciais. Carlos Fávaro reforçou a importância da parceria com o México e destacou o compromisso do Brasil com a rastreabilidade bovina.

Ele lembrou que a abertura do mercado mexicano para carnes bovina e suína já trouxe resultados expressivos.

As exportações brasileiras de carne bovina cresceram cerca de 250% em 2 anos e 8 meses. No mesmo período, as vendas de carne suína aumentaram 95% e as de frango, 14%.

O ministro afirmou que esses avanços beneficiam os dois lados. Para o Brasil, representam crescimento nas exportações. Para o México, significam acesso a carnes de qualidade, alinhadas ao programa nacional de combate à inflação dos alimentos.

Compromissos do México

O secretário Julio Berdegué destacou que o país assumiu o compromisso de analisar, em até dez dias, protocolos de regionalização em casos de infecção em plantéis aviários.

Isso garante a continuidade do fluxo de exportações brasileiras de frango.

Ele também ressaltou a recomendação da presidente do México, Claudia Sheinbaun, para buscar a experiência brasileira no combate à fome e à pobreza.

Essa estratégia, segundo ele, é referência internacional e fez com que o Brasil fosse reconhecido pela ONU como fora do Mapa da Fome novamente.

Novos avanços nas negociações

O vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou a importância dessa cooperação e destacou o avanço das tratativas.

Além do compromisso com a regionalização para o comércio de frango, houve progresso nas negociações para a importação de pêssego mexicano pelo Brasil.

Também foram discutidas medidas para ampliar o mercado de atum brasileiro no México.

O encontro marcou mais um passo no fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e México.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x