1. Início
  2. /
  3. / A plataforma offshore P-75 acaba de chegar no Porto Rio Grande
Tempo de leitura 2 min de leitura

A plataforma offshore P-75 acaba de chegar no Porto Rio Grande

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 15/08/2018 às 11:21

Sem categoria

estaleiro rui grande p57 industria naval

Plataforma que foi construída na China, acaba de chegar no estado gaúcho para finalizações operacionais e começará a operar no final deste ano

O FPSO P-75 acaba de chegar de uma viagem de longo curso da China, de ele foi construído até a enseada do Rio Grande para a finalizações da unidade, sob encomenda da Petrobras. A plataforma explorará petróleo e gás natural na Bacia de Santos, no setor litorâneo de São Paulo. Com esta, será a sexta vez que o estado finaliza uma plataforma, as anteriores foram:  P-53, P-55, P-58, P-63 e P-74.

Mas diferente de todas as outras unidades, a P-75 não atracará no estaleiro simplesmente porque o caís do Rio Grande não suporta plataforma deste porte, tudo terá que ser feito offshore mesmo ( isto explica porque algumas empresas metalmecânica tem estado contratando offshore nas últimas semanas). A principio, esta plataforma finalizada no Estaleiro QGI, mas por problemas contratuais com a Petrobras, as obras acabaram sendo canceladas por divergências, mas as influencias locais e políticas da região acabaram tendo exito e os processos finais ficaram por aqui mesmo.

A P-75 foi construída no Estaleiro de Cosco, na cidade chinesa chamada de Dalian. Ela saiu do estaleiro em maio rumo ao Brasil e neste momento, está na entrada do Porto. A Receita Federal está inspecionando a unidade bem agora.

A previsão de operação será em dezembro, com capacidade de produção de 150 mil barris de petróleo e 6 milhões m³ de gás diariamente. Quando indagada por jornalistas, a Petrobras não quis responder por qual razão a P-75 não foi construída no Brasil e número de empregos gerados no Rio Grande.

Vale ressaltar que a P-77 está para chegar ao estaleiro QGI também, sob encomenda da Petrobras em dezembro. A industria Naval Brasileira já empregou mais de 20 mil colaboradores no Rio Grande, de acordo com o sindicato regional, hoje este número está em 250 pessoas.

Várias vagas offshore para técnicos com inicio imediato

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos