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A surpreendente origem da roda: como mineradores da Hungria podem ter criado a maior invenção da história há 6.000 anos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 13/06/2025 às 07:51
Origem da roda
Foto: Reprodução
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Pesquisadores acreditam que a roda surgiu em minas da antiga Hungria, a partir de pequenas melhorias feitas por mineradores pré-históricos

No ano 3900 a.C., em uma mina de cobre no sudeste da Europa, um trabalhador carregava minério por túneis quentes e estreitos. O trabalho era pesado, repetitivo e cansativo.

Mas em um dia comum, ele testemunhou algo que mudaria sua rotina – e o curso da humanidade. Um colega surgia com um dispositivo estranho, capaz de transportar uma carga três vezes maior com muito menos esforço.

O que parecia apenas um truque prático para facilitar o transporte de minério se revelaria um dos maiores avanços da história.

A roda, base de incontáveis inovações posteriores, pode ter nascido nesse contexto: em minas da região dos Cárpatos, no que hoje é a Hungria. Essa teoria, apresentada em 2015, propõe que os primeiros engenheiros da roda eram, na verdade, simples mineradores.

Uma ilustração de como os carrinhos de mina originais usados ​​nas montanhas dos Cárpatos podem ter sido em 3900 a.C. (Kai James via DALL·E)

Modelos em miniatura revelam o passado

A ideia é sustentada por achados arqueológicos relevantes. Mais de 150 carroças miniaturizadas foram descobertas na região, todas feitas de argila, com quatro rodas e superfície que imitava a textura de cestos usados por mineradores.

A datação por carbono indicou que esses pequenos vagões são, até hoje, as mais antigas representações conhecidas de transporte sobre rodas.

Embora o impacto da invenção seja inegável, ninguém sabe exatamente quem criou a roda, nem quando ou onde isso aconteceu.

No entanto, esses achados sugerem que os mineiros podem ter sido os pioneiros, movidos por uma necessidade prática: transportar mais minério com menos esforço em um ambiente confinado e desgastante.

A roda não veio dos rolos… ou será que veio?

A explicação tradicional é que a roda evoluiu de simples rolos de madeira. Mas essa hipótese passou a ser questionada na década de 1960.

Pesquisadores apontaram que os rolos eram pouco usados no mundo antigo, por serem pouco práticos em terrenos irregulares e difíceis de reposicionar após cada uso.

No entanto, em minas – com corredores artificiais e retos – os rolos poderiam ser mais eficientes. Isso levou uma nova geração de pesquisadores a revisar essa hipótese, agora com ajuda de simulações de engenharia e ferramentas digitais.

Como nasce uma revolução: do soquete à roda

A transição de rolos para rodas exigiu duas mudanças. Primeiro, os carrinhos usados nas minas precisaram ser adaptados com soquetes semicirculares.

Esses encaixes permitiam que os rolos fossem fixados na estrutura, sendo puxados junto com o carrinho. Isso resolvia um problema prático: evitar que os rolos tivessem que ser constantemente recolocados na frente do carrinho.

Essa pequena mudança tornou o trabalho menos cansativo. E abriu caminho para a segunda transformação: a alteração do próprio formato dos rolos.

Computadores revelam a lógica por trás da roda

Para entender como isso aconteceu, uma equipe de engenheiros criou um programa de computador. O objetivo era simular a evolução de um rolo para uma roda.

O princípio usado foi o da “vantagem mecânica”, o mesmo que faz um alicate multiplicar a força aplicada pela mão.

O algoritmo testou centenas de formatos de rolos, analisando o desempenho de cada um. Dois critérios foram considerados: a vantagem mecânica (ou seja, o quanto ajudava o usuário a empurrar o carrinho) e a resistência estrutural (para não quebrar com o peso).

Com o tempo, o modelo ideal apareceu: um eixo fino com discos grandes nas extremidades. A forma da roda moderna surgiu como o melhor formato possível para o transporte com menor esforço.

Processo natural e gradual

Os engenheiros acreditam que o mesmo processo pode ter acontecido, de forma empírica, com os mineradores de seis mil anos atrás.

Pequenas mudanças no formato dos rolos — seja pelo desgaste natural da madeira, seja para contornar obstáculos no chão da mina — levaram, pouco a pouco, ao formato mais eficiente.

Com o tempo, os modelos que funcionavam melhor foram copiados e reproduzidos. Assim, os rolos foram ficando cada vez mais estreitos no centro, até se tornarem um eixo com rodas nas extremidades. Essa é, segundo os pesquisadores, a provável origem da roda como conhecemos hoje.

A roda nasceu sem data marcada

Diferente de outras invenções que têm um “momento de criação”, a roda teria surgido por acúmulo de melhorias sucessivas. Um processo parecido com a evolução das espécies: pequenas adaptações favorecidas por sua utilidade no ambiente.

E a história da roda não parou por aí. Mais de cinco mil anos depois, em Paris, um mecânico de bicicletas revolucionou o transporte mais uma vez.

Ele criou os rolamentos radiais de esferas — peças que reduzem o atrito ao girar uma roda. Esses rolamentos usam esferas ao redor do eixo, permitindo que o cubo gire com suavidade.

De volta ao começo: tudo gira em círculos

Curiosamente, os rolamentos de esferas funcionam com o mesmo princípio dos antigos rolos. Ou seja, a inovação moderna trouxe de volta a ideia original que deu origem à roda.

Essa coincidência mostra que a roda, mesmo sendo uma das formas mais simples da engenharia, tem uma trajetória complexa, cheia de recomeços e descobertas inesperadas.

Assim, a roda não é apenas um símbolo da civilização. Ela é o retrato de como a engenhosidade humana, mesmo em situações difíceis como uma mina pré-histórica, pode transformar necessidades básicas em avanços que atravessam milênios.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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