1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Em 2009, a primeira Honda CG Fan com disco na dianteira com autonomia de 600 km foi lançada, hoje custa R$7.000
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Em 2009, a primeira Honda CG Fan com disco na dianteira com autonomia de 600 km foi lançada, hoje custa R$7.000

Publicado em 27/06/2025 às 12:02
Atualizado em 28/06/2025 às 22:43
A lenda da primeira Honda CG Fan com disco na dianteira: o que é verdade sobre o modelo 2009?
A lenda da primeira Honda CG Fan com disco na dianteira: o que é verdade sobre o modelo 2009?
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
36 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Conheça a história real da primeira Honda CG Fan com disco na dianteira, seu consumo, preço e por que, mesmo sem o famoso freio a disco, ela ainda é uma das melhores compras do mercado de usadas

No universo das motos usadas, a Honda CG 125 Fan dos anos 2009 e 2010 se tornou uma lenda. Conhecida como a primeira Honda CG Fan com disco na dianteira, ela é procurada por sua suposta combinação de segurança e economia. Mas, será que essa história é verdade? A resposta curta é não. A fama do freio a disco é um dos maiores mitos do motociclismo brasileiro.

A verdade é que este modelo nunca saiu de fábrica com esse item. No entanto, suas qualidades reais são ainda mais impressionantes e justificam por que, mesmo após mais de uma década, ela continua sendo uma das motos mais confiáveis e econômicas que você pode comprar, com preços que variam de R$ 5.500 a R$ 7.500.

O freio a disco que nunca existiu de fábrica

É fundamental esclarecer: a Honda CG 125 Fan, em sua geração de 2009 e 2010, foi vendida em duas versões, KS (partida a pedal) e ES (partida elétrica), e ambas vinham exclusivamente com freios a tambor nas duas rodas. O mito da primeira Honda CG Fan com disco na dianteira nasceu da popularidade da customização. Muitos donos instalam kits de freio a disco do mercado paralelo, o que leva à confusão.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A história mostra que a primeira moto da família CG a receber freio a disco no Brasil foi a Honda CG 125 Titan, em 1994. Portanto, a fama da Fan 2009 é um equívoco. Seus verdadeiros pontos fortes estão em outro lugar.

Os verdadeiros trunfos, motor robusto e economia real

A primeira Honda CG Fan com disco na dianteira com autonomia de 600 km por R$7.000

O que realmente consagrou a CG 125 Fan foi sua mecânica à prova de tudo. O motor OHC de 124,7 cc e 11,6 cv é um projeto simples e extremamente durável, feito para aguentar o uso severo do dia a dia. É um motor que raramente quebra e, quando precisa de manutenção, as peças são abundantes e baratas.

Seu maior atrativo, no entanto, é a economia. Embora alguns mitos falem em 60 km/l, o consumo real e comprovado da Fan 125 fica na faixa de 35 a 45 km/l, um número excelente que a torna uma campeã de custo-benefício. Com um tanque de 15,1 litros, sua autonomia pode passar dos 500 km.

Quanto vale a CG 125 Fan 2009-2010 no mercado de usadas?

Mesmo sendo uma moto com mais de 10 anos, a “Fan quadrada” mantém um bom valor de revenda, reflexo de sua alta procura. A faixa de preço para um modelo 2009 ou 2010 em bom estado de conservação fica entre R$ 5.500 e R$ 7.500.

O valor pode variar bastante dependendo da região, da quilometragem e, principalmente, do estado da moto. Modelos bem cuidados e com a manutenção em dia, especialmente a versão ES com partida elétrica, costumam ser anunciados no teto dessa faixa de preço.

Veredito 2025, vale a pena comprar a primeira Honda CG Fan com disco na dianteira?

Para quem busca um veículo para trabalho ou para o deslocamento diário com o menor custo operacional possível, a Honda CG 125 Fan 2009-2010 continua sendo uma das escolhas mais inteligentes do mercado.

É preciso, no entanto, estar ciente de suas limitações. Seus freios a tambor exigem mais atenção e distância para frenagens, e a falta de um marcador de combustível no painel é uma grande inconveniência. Mas, se o seu foco é em robustez, manutenção barata e economia de combustível, esta honda clássica 2006 (lançada como modelo 2007) e suas sucessoras de 2009-2010 são, sem dúvida, uma compra racional e segura.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Idvani Monte Verde de Noronha
Idvani Monte Verde de Noronha
05/07/2025 07:44

Kkkkkkkkkk o brasileiro é ****. NUNCA será civilizado, gente. Tem uma moto Yamaha que é infinitamente superior e mais barata…sem falar na enxurrada de outras marcas a disposição…mas os jumentos só vão de Honda…da para entender, assim como os jumentos elegeram uma quadrilha para presidir o país, quando tiveram opção por pessoas DECENTES…!!!

Tags
Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x