Conduzindo o Brasil rumo a um futuro sustentável com biocombustíveis
Milton Steagall, CEO do Grupo BBF (Brasil BioFuels), expressou entusiasmo sobre o recém introduzido Projeto de Lei (PL) do Combustível do Futuro. Esse projeto, encaminhado por Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da república, e pelo ministro Alexandre Silveira, propõe medidas voltadas à descarbonização e uma transição energética em variados segmentos da economia brasileira, focando em diminuir emissões de gases de efeito estufa e incentivando a produção e utilização de biocombustíveis.
Programas nacionais em foco: SAF e Diesel Verde
O evento “Transição Energética: Combustível do Futuro”, realizado no Palácio do Planalto, evidenciou a assinatura do PL e a inauguração do Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV). Este programa tem o objetivo de promover o Combustível Sustentável de Aviação (SAF), com metas ambiciosas de redução de emissões de carbono para operadores aéreos. Para alcançar isso, o PL prevê a integração gradual do SAF ao querosene fóssil. Além disso, o Projeto de Lei introduz o Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV), reforçando o compromisso do país com a transição energética e a diminuição da dependência do diesel tradicional.
“O Governo Federal tem se mostrado extremamente comprometido com o estabelecimento de uma regulamentação sólida para o SAF e Diesel Verde. Nossas conversas têm sido produtivas e acredito que este tópico será de grande destaque nos próximos meses”, ressaltou Steagall.
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Empenho da BBF: Comprometimento com o futuro
Steagall anunciou planos do Grupo BBF de iniciar o fornecimento de SAF e Diesel Verde para a Vibra Energia até 2026. A matéria-prima desses biocombustíveis virá do óleo de palma, cultivado pelo próprio Grupo BBF na Amazônia. O refino ocorrerá na primeira biorrefinaria do Brasil, destinada à produção desses biocombustíveis em escala industrial. Esta planta, com inauguração prevista para 2026, representa um investimento de mais de R$ 2,2 bilhões e terá potencial para produzir aproximadamente 500 milhões de litros anualmente de SAF e Diesel Verde.
Steagall também ressaltou a importância da agricultura sustentável de palma no Brasil, mencionando a rigorosa legislação e o vasto território disponível para o cultivo em áreas degradadas da Amazônia. Ele destacou que o Brasil tem a capacidade única de produzir uma quantidade substancial de óleo de palma, o qual chama de “pré-sal verde”, criando oportunidades de emprego e impulsionando a economia local.
O óleo de palma também é reconhecido por suas características químicas, similares aos combustíveis fósseis tradicionais, e por sua eficiência na produção de óleo. Comparativamente, a palma gera dez vezes mais óleo por hectare do que a soja, uma alternativa na produção de biocombustíveis.
Fonte: Assessoria de imprensa BBF GBR Comunicação Fernanda Domiciano / Vagner Magalhães