1. Início
  2. / Automotivo
  3. / A ‘motinha’ mais vendida do Brasil: Honda PCX 2024, moto 0 que custa menos de R$ 20 mil e faz 39,8 km/L. Confira tudo sobre versões, equipamentos e custos de manutenção desse fenômeno de 2 rodas
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

A ‘motinha’ mais vendida do Brasil: Honda PCX 2024, moto 0 que custa menos de R$ 20 mil e faz 39,8 km/L. Confira tudo sobre versões, equipamentos e custos de manutenção desse fenômeno de 2 rodas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/08/2024 às 07:37
Scooter, Honda PCX, Honda
Foto: Reprodução Honda

A PCX tem o coração dos brasileiros desde 2012. Mas, você sabe os custos de manutenção, equipamentos e quantas versões a motocicleta tem? Saiba abaixo!

Lançada no Brasil em 2012, a Honda PCX rapidamente se destacou no mercado de scooters, conquistando uma posição de liderança graças ao seu design moderno e tecnologia avançada. A versão mais recente da scooter, lançada em setembro de 2022 como modelo 2023, trouxe uma série de melhorias significativas que continuam a garantir seu sucesso. No primeiro semestre de 2024, a scooter Honda PCX manteve sua posição de destaque, com 29.300 unidades produzidas e 30.558 emplacadas, conforme dados da Abraciclo e Fenabrave, respectivamente.

Motor e tecnologia da Honda PCX 2024

A última geração da scooter Honda PCX apresenta um motor monocilíndrico SOHC de 160 cm³, uma atualização significativa em relação ao anterior de 150 cm³. O novo motor oferece uma potência máxima de 16 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,5 kgm.f a 6.500 rpm, com uma taxa de compressão aumentada para 12,0:1. Essa evolução proporciona melhor desempenho e eficiência.

Foto: scooter. – co

Equipado com a tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power Plus), o motor da scooter PCX 2024 visa reduzir o atrito interno e otimizar a eficiência. A transmissão CVT tipo V-MATIC garante uma operação suave e eficiente. A segurança também foi aprimorada com a inclusão do sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control), que limita perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência e pode ser desativado pelo piloto.

Chassi e suspensão – Honda PCX

A scooter PCX 2024 possui um chassi de aço do tipo berço duplo, projetado para suportar a maior potência do novo motor e oferecer durabilidade. O peso total em ordem de marcha é de aproximadamente 130 kg. A suspensão dianteira é equipada com tubos de 31 mm de diâmetro e um curso de 100 mm, enquanto a suspensão traseira conta com novas molas para melhor absorção de irregularidades, também com 100 mm de curso.

Os pneus são 110/70-14 na frente e 130/70-13 na traseira, proporcionando estabilidade e aderência. O sistema de frenagem varia entre as versões, com a PCX ABS e PCX DLX oferecendo freios a disco com ABS de canal único na frente e disco na traseira. A versão PCX CBS tem um sistema de freio combinado, com um disco dianteiro e tambor traseiro.

Preços e versões da Honda PCX 2024

A Honda PCX 2024 está disponível em três versões no Brasil:

  • PCX CBS: a partir de R$ 16.800, disponível apenas na cor cinza metálico.
  • PCX ABS: a partir de R$ 18.480, disponível apenas na cor branco metálico.
  • PCX DLX: por R$ 18.910, disponível na cor azul metálico com banco bege.

Todos os modelos possuem a opção da Smart Key, que controla a ignição, a abertura do assento e aciona um alarme antifurto. As versões PCX ABS e DLX se destacam pelo sistema de frenagem ABS, enquanto o modelo de entrada PCX CBS utiliza o sistema CBS (Combined Brake System).

Custos de Manutenção

A manutenção da Honda PCX 2024 é projetada para ser acessível e conveniente. A primeira revisão deve ser realizada após mil quilômetros rodados ou seis meses, com custo de R$ 155,37 e mão de obra gratuita. A segunda revisão ocorre a cada seis mil quilômetros e custa R$ 332,01, também com mão de obra gratuita. A partir da terceira revisão, os custos de peças e mão de obra são responsabilidade do proprietário.

Além da garantia de três anos sem limite de quilometragem, a Honda oferece o fornecimento gratuito do óleo Pro Honda em sete revisões, a partir da terceira revisão.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x