A Turquia abriga a maior ponte suspensa do mundo, a Çanakkale 1915, com um vão central de 2.023 metros. Explore esta maravilha da engenharia moderna.
A Ponte Çanakkale 1915, inaugurada na Turquia em 18 de março de 2022, redefiniu os limites da engenharia. Ostentando o título de maior ponte suspensa do mundo, sua estrutura monumental conecta os continentes europeu e asiático através do Estreito de Dardanelos.
Com um vão central de 2.023 metros e torres que superam a altura da Torre Eiffel, esta obra é um testemunho da capacidade da engenharia contemporânea. Este artigo detalha as proezas, a simbologia e os impactos da maior ponte suspensa do mundo.
A maior ponte suspensa do mundo em números e comparações
A Ponte Çanakkale 1915 detém o recorde mundial de maior vão central para uma ponte suspensa, com precisos 2.023 metros. Este comprimento supera em 32 metros a Ponte Akashi Kaikyo no Japão, a recordista anterior. Esse avanço reflete inovações em materiais, como aços de altíssima resistência, e sofisticadas técnicas de modelagem e construção.
-
Duplicação da BR-153 começa com promessa de transformar a logística do Centro-Oeste — investimento de R$ 500 milhões, gerando 1.400 empregos
-
BNDES libera R$ 694 milhões para obras em rodovias de Mato Grosso do Sul — valor será usado em obras de recuperação, operação, melhorias e ampliação da capacidade das rodovias MS-112, BR-158 e BR-436
-
O setor que ergue cidades, mas ainda trava no tempo: por que a construção civil precisa mudar já
-
Construções mais caras da história incluem Grande Muralha avaliada em US$ 42 bilhões, Túnel da Mancha de US$ 21 bi e Barragem de US$ 28 bi
As torres da maior ponte suspensa do mundo atingem uma altura estrutural total de 334 metros, sendo mais altas que a Torre Eiffel (330 metros com antena). A altura simbólica de 318 metros das torres também é superior à altura arquitetônica original da icônica estrutura parisiense, dimensionando a magnitude vertical da ponte turca.
A construção da maior ponte suspensa do mundo na Turquia
O projeto da maior ponte suspensa do mundo foi um esforço internacional, com projeto conceitual da turca Tekfen e detalhamento pela COWI A/S (Dinamarca) e Pyunghwa Engineering Consultants (Coreia do Sul). A construção, iniciada em março de 2017, foi concluída em fevereiro de 2022, 18 meses antes do previsto, pelo consórcio DLSY JV, formado por empresas turcas e sul-coreanas.
As torres de aço de 334 metros assentam sobre caixões de concreto armado a profundidades de até 45 metros. O tabuleiro de aço, do tipo viga-caixão dupla para estabilidade aerodinâmica, tem 45,06 metros de largura e acomoda seis pistas. Os cabos de suspensão principais somam 162.000 km de arames de aço de altíssima resistência, galvanizados para proteção contra corrosão.
Simbolismo e estratégia
A maior ponte suspensa do mundo é carregada de simbolismo para a Turquia. O nome “1915 Çanakkale” homenageia a Vitória Naval de Çanakkale (18/03/1915), crucial na história turca. O vão central de 2.023 metros celebra o centenário da República da Turquia (1923-2023), e a altura simbólica das torres (318m) alude à data da vitória.
As torres pintadas de vermelho e branco, cores da bandeira turca, e seus topos em forma de projéteis de artilharia, também reforçam a identidade nacional. A inauguração em 18 de março conecta diretamente a moderna estrutura a um evento histórico definidor, transformando a maior ponte suspensa em um monumento nacional.
Desafios e impactos
A maior ponte suspensa do mundo é a peça central da autoestrada O-6, reduzindo o tempo de travessia dos Dardanelos de até cinco horas para seis minutos. O custo da ponte foi de €2,5 bilhões, financiado por um consórcio internacional sob modelo de Parceria Público-Privada (PPP). No entanto, o tráfego real (média de 7.100-7.355 veículos/dia em 2024) está muito abaixo da garantia de 45.000 veículos/dia, gerando pagamentos compensatórios significativos pelo Tesouro turco.
O projeto seguiu padrões internacionais de Avaliação de Impacto Ambiental e Social (ESIA), com medidas de mitigação para biodiversidade. Contudo, a expropriação de terras agrícolas e o corte de árvores geraram críticas. Preocupações sobre segurança da navegação devido à localização dos pilares também foram levantadas.
Çanakkale 1915: o futuro inspirado pela maior ponte suspensa do mundo
A maior ponte suspensa do mundo, a Çanakkale 1915, recebeu aclamação internacional, incluindo o prêmio “Projeto do Ano” da Engineering News-Record (ENR). Ela estabelece um novo e audacioso benchmark para futuros projetos de pontes de grande vão, demonstrando os limites expansíveis da engenharia e a eficácia da colaboração internacional.
As inovações em seu design e construção, como o tabuleiro aerodinâmico e as fundações profundas, fornecem dados valiosos para a engenharia global. O debate sobre seu modelo de PPP e as garantias de tráfego também oferece lições importantes para futuros megaprojetos, destacando a necessidade de projeções de demanda realistas e partilha de riscos equilibrada. A maior ponte suspensa do mundo é, portanto, um estudo de caso multifacetado e um catalisador para futuras discussões.