1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / A maior linha de ônibus de São Paulo percorre 78 km, faz 102 paradas e leva mais de 2h25 para cruzar a cidade sem sair da capital
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

A maior linha de ônibus de São Paulo percorre 78 km, faz 102 paradas e leva mais de 2h25 para cruzar a cidade sem sair da capital

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/10/2025 às 14:03
Maior linha de ônibus de São Paulo percorre 78 km, tem 102 paradas e leva mais de 2h25 para ligar Rio Pequeno ao Ipiranga.
Maior linha de ônibus de São Paulo percorre 78 km, tem 102 paradas e leva mais de 2h25 para ligar Rio Pequeno ao Ipiranga.
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Com 78 km de extensão, 102 paradas e mais de 2h25 de percurso, a linha 477P – Rio Pequeno/Ipiranga é a mais longa de São Paulo, cruzando a cidade inteira em um trajeto que impressiona pela distância e duração.

O título de maior linha de ônibus de São Paulo pertence à 477P, que liga os bairros Rio Pequeno e Ipiranga.

À primeira vista, a distância em linha reta entre os dois pontos — cerca de 18 quilômetros — não impressiona.

No entanto, o trajeto em zigue-zague eleva consideravelmente o percurso total, que chega a 78 quilômetros rodados sem sair dos limites da capital.

Essa distância é semelhante à viagem entre São Paulo e Cabreúva, município da Região Metropolitana de Jundiaí.

Ao longo do caminho, o ônibus realiza 102 paradas e leva, em média, 2 horas e 25 minutos para concluir o percurso — isso sem considerar o trânsito.

No horário de pico, a experiência pode se transformar em uma verdadeira maratona urbana sobre rodas.

O ranking das linhas mais longas de São Paulo

Mesmo com a liderança da 477P, a tradicional linha do Terminal Parque Dom Pedro II mantém sua fama e continua entre as mais extensas da cidade.

Juntas, as cinco linhas mais longas de São Paulo somam mais de 350 quilômetros de percurso.

Isso significa que, ao percorrê-las todas em um único dia, um passageiro viajaria uma distância superior à de São Paulo até Bauru, no interior do estado, a 332 quilômetros.

A pesquisa, realizada pelo geólogo João Vitor, do perfil @_cartomaps, revelou o seguinte ranking:

  • #5 – 5362 – Cocaia/Praça da Sé: 67 km, 71 paradas, até 2h de viagem sem trânsito
  • #4 – 3459 – Itaim Paulista/Parque Dom Pedro II: 68 km, 91 paradas, 2h25 de viagem sem trânsito
  • #3 – 3539 – Cidade Tiradentes/Metrô Bresser: 69 km, 81 paradas, 2h06 de viagem sem trânsito
  • #2 – 695Y – Palheiros/Vila Madalena: 72 km, 81 paradas, 2h30 de viagem sem trânsito
  • #1 – 477P – Rio Pequeno/Ipiranga: 78 km, 102 paradas, 2h25 de viagem sem trânsito

Um retrato da mobilidade paulistana

Os números impressionam e revelam o tamanho dos desafios enfrentados diariamente por quem depende do transporte público em São Paulo.

As extensas rotas, que atravessam zonas opostas da cidade, são fundamentais para conectar regiões distantes e reduzir a necessidade de baldeações. Por outro lado, também mostram a complexidade da malha urbana e o impacto direto do trânsito nos deslocamentos diários.

Seja pela necessidade ou pela curiosidade, embarcar no maior ônibus de São Paulo é quase uma viagem turística — mas dentro dos limites da própria metrópole. E, ao final do percurso, a sensação é de ter cruzado muito mais do que uma cidade: é quase como ter percorrido todo o estado.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo para iOS
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x