Fundada na Lituânia em 1996, a gigante da logística opera mais de 9.000 veículos, mas enfrenta um escrutínio crescente sobre suas práticas de trabalho e conformidade regulatória.
A Girteka, uma empresa de logística sediada na Lituânia, consolidou-se como a operadora da maior frota de caminhão da Europa baseada em ativos próprios. Através de um crescimento agressivo e contínuo, a companhia se tornou uma força dominante no transporte de cargas no continente. No entanto, sua trajetória de sucesso é acompanhada por controvérsias significativas sobre suas práticas operacionais e trabalhistas.
A estratégia da empresa se baseia em uma frota massiva e moderna, com especialização em cargas de alto valor e um forte investimento em digitalização. Contudo, a imagem de “Logística Responsável” que a empresa promove é frequentemente confrontada por alegações que questionam sua conduta, criando um complexo cenário para o futuro do gigante lituano.
A jornada da Girteka, de um único caminhão em 1996 a uma potência europeia
A história da Girteka começou de forma modesta. Em 1996, em Vilnius, capital da Lituânia, Mindaugas Raila, então com 24 anos, fundou a empresa com a aquisição de um único caminhão usado. O crescimento inicial foi metódico, e em 2006, no seu décimo aniversário, a empresa já possuía uma frota de 400 caminhões.
-
Crise diplomática entre Brasil e EUA ameaça 1 milhão de empregos e paralisa o transporte rodoviário de cargas
-
500 km em rodovia de concreto e R$ 3,1 bilhões: estado adota material que vai dobrar a vida útil das estradas
-
JAC lança no Brasil o primeiro caminhão 100% elétrico com custo por km rodado 5 vezes menor que o diesel
-
Novas tecnologias de DAF, Mercedes, Volvo e Scania revelados no “Test Drive” mais completo de 2026
A expansão internacional ganhou força a partir de 2013 com a aquisição da empresa norueguesa Thermomax, seguida pela compra da Thermo-Transit em 2015. Essas aquisições fortaleceram a presença da Girteka na Escandinávia e aprofundaram sua especialização em logística de temperatura controlada. A partir de 2016, a empresa entrou em uma fase de crescimento exponencial, mais do que dobrando sua frota em apenas três anos.
Como opera a maior frota de caminhão da Europa?
O sucesso da Girteka está ligado ao seu modelo de negócio “asset-based”, ou seja, a empresa é dona de sua própria frota de caminhões e reboques. Diferente de concorrentes que subcontratam terceiros, essa abordagem garante à Girteka controle total sobre a qualidade e a disponibilidade de seus serviços, um diferencial crucial para clientes de alto valor, como os dos setores farmacêutico e de alimentos.
A empresa foca suas operações no transporte de Carga Completa (FTL) e se especializou em segmentos que exigem cuidados especiais. Para gerenciar a complexidade de uma frota tão grande, a Girteka investiu maciçamente em digitalização. Em 2020, anunciou uma parceria estratégica com a SAP para digitalizar todas as suas operações até 2025, usando também ferramentas de inteligência artificial para otimizar rotas e a alocação de cargas.
A modernização e a compra de 2.000 caminhões em 2025
A maior frota de caminhão da Europa é também uma das mais modernas, com uma idade média dos veículos de apenas 2,5 anos e conformidade com as normas de emissões Euro 6. Em 2022, a frota da Girteka ultrapassava os 9.200 caminhões e 9.800 reboques.
Para manter essa modernidade, a empresa faz investimentos constantes. Em maio de 2025, a Girteka anunciou a maior encomenda de caminhões da Europa para aquele ano: a aquisição de 2.000 novos veículos da Volvo. O investimento foi uma resposta estratégica à introdução de portagens baseadas em emissões de CO2 em países como a Alemanha, buscando reduzir custos operacionais com veículos mais eficientes.
O futuro da Girteka, entre a sustentabilidade e a reestruturação estratégica
Olhando para o futuro, a Girteka investe em sustentabilidade. Em dezembro de 2022, anunciou uma parceria com a Scania para adquirir até 600 caminhões elétricos. A empresa também promove o uso de combustíveis alternativos, como o HVO100, e expande sua rede de transporte intermodal (rodoferroviário).
Geopoliticamente, a empresa também se reestruturou. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, a Girteka anunciou a cisão de suas operações na Europa de Leste para uma entidade independente, uma manobra para isolar sua marca principal dos riscos associados a negócios na esfera de influência russa.