1. Início
  2. / Automotivo
  3. / A maior fábrica de carros do mundo não é da Tesla, VW e nem mesmo da BYD, mas de uma montadora muito famosa no Brasil: complexo de tem 5 milhões de m², 34 mil funcionários e produz 1,5 milhão de veículos por ano
Tempo de leitura 6 min de leitura Comentários 0 comentários

A maior fábrica de carros do mundo não é da Tesla, VW e nem mesmo da BYD, mas de uma montadora muito famosa no Brasil: complexo de tem 5 milhões de m², 34 mil funcionários e produz 1,5 milhão de veículos por ano

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/10/2025 às 06:29
A maior fábrica de carros do mundo não é da Tesla, VW e nem mesmo da BYD, mas de uma montadora muito famosa no Brasil: complexo de tem 5 milhões de m², 34 mil funcionários e produz 1,5 milhão de veículos por ano
Foto: A maior fábrica de carros do mundo não é da Tesla, VW e nem mesmo da BYD, mas de uma montadora muito famosa no Brasil: complexo de tem 5 milhões de m², 34 mil funcionários e produz 1,5 milhão de veículos por ano
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Maior fábrica automotiva do mundo, o complexo Hyundai Ulsan supera as Gigafactories da Tesla em escala, produção e integração tecnológica.

Enquanto as Gigafactories da Tesla monopolizam as manchetes do futuro elétrico, há um gigante industrial que segue batendo recordes há décadas — silenciosamente. Localizado na costa sudeste da Coreia do Sul, o complexo Hyundai Ulsan Plant é a maior fábrica de automóveis integrada do planeta. São 5 milhões de metros quadrados, 34 mil trabalhadores e cinco plantas interligadas que produzem mais de 1,5 milhão de veículos por ano, em uma estrutura tão grande que abriga até porto, hospital e corpo de bombeiros próprios.

O que poucos sabem é que esse colosso não é apenas uma fábrica: é uma verdadeira cidade automotiva, operando 24 horas por dia, sete dias por semana, e que até hoje supera em escala e integração as superestruturas futuristas da Tesla.

O nascimento do império industrial da Hyundai

A história do Hyundai Ulsan Plant começa em 1968, no auge da industrialização da Coreia do Sul. O país, ainda se recuperando dos efeitos da guerra, apostava na criação de conglomerados chamados chaebols — megacorporações familiares com presença em diversos setores.

Foi nesse contexto que Chung Ju-Yung, fundador da Hyundai, idealizou uma fábrica que reunisse todas as etapas da produção automotiva em um só lugar.

YouTube Video

A primeira linha de montagem começou com o Hyundai Cortina, produzido sob licença da Ford. Mas rapidamente o modelo de negócio evoluiu: a empresa decidiu dominar cada parte da cadeia produtiva.

O complexo foi expandido continuamente nas décadas seguintes, até se transformar no que hoje é reconhecido como a maior planta automotiva do mundo segundo o portal Manufacturing Digital e a Korea Automobile Manufacturers Association.

Em plena Guerra Fria, Ulsan representava o sonho sul-coreano de independência tecnológica — e tornou-se o motor da reconstrução nacional. Atualmente, a cidade abriga não apenas a Hyundai Motor Company, mas também divisões da Hyundai Heavy Industries, Kia e dezenas de fornecedores automotivos.

Uma cidade que fabrica carros

O complexo industrial de Ulsan é tão grande que se assemelha a uma metrópole em miniatura. Dentro de seus 5 milhões de m², circulam diariamente ônibus internos para transporte dos funcionários, trem logístico para movimentar peças e até creches e escolas para os filhos dos trabalhadores.

O porto próprio do complexo é capaz de receber simultaneamente três navios cargueiros, despachando até 6.000 veículos por dia para mais de 190 países.

A Hyundai projetou o local para operar como um sistema fechado, o que garante velocidade e eficiência logística — cada carro leva em média 19 horas desde o início da produção até o embarque para exportação.

Além disso, Ulsan conta com centro médico corporativo, departamento de bombeiros, restaurantes, academias e dormitórios. O conjunto se tornou tão simbólico que, para muitos coreanos, trabalhar ali é o equivalente industrial de atuar em uma grande estatal de prestígio.

Por que a Tesla ainda não superou Ulsan

Enquanto Elon Musk transformou a Tesla em sinônimo de disrupção, as Gigafactories seguem especializadas em nichos específicos principalmente baterias e montagem final.

A Gigafactory de Nevada, por exemplo, tem 1,9 milhão de m², mas sua produção é majoritariamente voltada à fabricação de baterias de íon-lítio. A Giga Texas, em Austin, ultrapassa 2 milhões de m², mas sua capacidade máxima estimada é de 500 mil veículos por ano.

A maior fábrica de carros do mundo não é da Tesla, VW e nem mesmo da BYD, mas de uma montadora muito famosa no Brasil: complexo de tem 5 milhões de m², 34 mil funcionários e produz 1,5 milhão de veículos por ano
Foto: A maior fábrica de carros do mundo não é da Tesla, VW e nem mesmo da BYD, mas de uma montadora muito famosa no Brasil: complexo de tem 5 milhões de m², 34 mil funcionários e produz 1,5 milhão de veículos por ano

Já a Gigafactory de Shanghai, com 1,2 milhão de m², produz cerca de 750 mil veículos anuais, menos da metade da produção da Hyundai.

A principal diferença é que Ulsan é uma fábrica de integração total de cada motor, cada transmissão e cada detalhe é feito ali. O complexo reúne fundição, pintura, montagem e testes no mesmo local, algo raro no mundo automotivo atual.

Enquanto a Tesla aposta em automações extremas, a Hyundai domina a logística e a escala, o que a mantém como a maior fabricante de carros por volume integrado.

Comparação entre os gigantes automotivos

ComplexoEmpresaLocalizaçãoÁrea TotalProdução AnualFuncionáriosTipo de Produção
Ulsan PlantHyundai MotorCoreia do Sul5.000.000 m²1,5 milhão de veículos34.000Veículos completos (a combustão e elétricos)
Giga ShanghaiTeslaChina1.200.000 m²750 mil veículos15.000EVs (Model 3 e Y)
Giga TexasTeslaEUA2.000.000 m²500 mil veículos (estimado)20.000EVs e Cybertruck
Giga NevadaTeslaEUA1.900.000 m²— (baterias)7.000Baterias e componentes

Ulsan e o impacto na economia da Coreia do Sul

O complexo da Hyundai não é apenas o coração da montadora, mas também um pilar econômico nacional. Ulsan responde por cerca de 6% de todas as exportações sul-coreanas, um número que mostra a importância do setor automotivo na balança comercial do país.

Além disso, a fábrica movimenta uma rede de mais de 1.000 fornecedores de autopeças, que geram emprego e tecnologia em todo o território sul-coreano.

Graças a esse modelo, a Hyundai foi capaz de se transformar em um conglomerado global, com fábricas em 10 países e presença em mais de 190.

Inovação e sustentabilidade: a nova era de Ulsan

Mesmo sendo um colosso industrial, o complexo está passando por uma transformação verde. Desde 2022, a Hyundai vem implementando um plano de neutralidade de carbono até 2045, com a instalação de painéis solares, tratamento próprio de efluentes e reutilização de 95% da água industrial.

A empresa também está convertendo parte da produção para veículos elétricos da linha Ioniq e desenvolvendo, em parceria com o governo sul-coreano, infraestruturas de hidrogênio verde.

Segundo o Korean Energy Research Institute, a Hyundai já investiu US$ 18 bilhões para transformar o complexo em um hub global de mobilidade limpa até 2030 — uma jogada estratégica para competir diretamente com Tesla, BYD e Volkswagen na corrida pela eletrificação.

A influência global e o futuro da produção automotiva

Ulsan é, ao mesmo tempo, um monumento da era industrial e um laboratório da era tecnológica. Com o avanço da inteligência artificial e da automação, a Hyundai pretende integrar fábricas inteligentes (smart factories) capazes de reduzir o tempo de produção em até 20% e o consumo energético em 10%.

O complexo também está testando robôs autônomos e exoesqueletos de assistência física, desenvolvidos pela Hyundai Robotics, para reduzir a fadiga dos trabalhadores — um indício de que o futuro da manufatura será híbrido entre humanos e máquinas.

Hyundai x Tesla: tradição versus disrupção

De um lado, a Tesla continua sendo o símbolo da inovação elétrica. De outro, a Hyundai mantém a supremacia da escala industrial.

Ambas refletem dois modelos distintos de progresso: a disrupção tecnológica do Vale do Silício e a consistência produtiva da engenharia asiática.

Mas o que Ulsan prova é que, mesmo em uma era dominada por startups e inteligência artificial, a força da indústria clássica ainda define o ritmo da economia global. O aço, o concreto e o trabalho humano seguem sendo o alicerce de um mundo que sonha em ser digital.

O Hyundai Ulsan Plant é o coração pulsante da indústria automobilística mundial. Com 5 milhões de m² de área, 34 mil funcionários e 1,5 milhão de veículos produzidos anualmente, ele continua sendo um símbolo da capacidade humana de construir em escala colossal.

Mesmo em uma era dominada por carros elétricos e automação total, o colosso de Ulsan mostra que o futuro ainda depende das bases sólidas erguidas no passado. Um verdadeiro Titã de aço e engenharia, que mantém a Coreia do Sul entre os líderes mundiais da inovação e da produção automotiva.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x