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A maior cidade do mundo onde não se chega por estrada está na América do Sul: meio milhão de pessoas vivem isoladas em plena floresta

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 01/07/2025 às 13:24
A maior cidade do mundo onde não se chega por estrada está na América do Sul: meio milhão de pessoas vivem isoladas em plena floresta
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Isolada no meio da floresta, Iquitos sobrevive sem asfalto, sem rodovia e com muita história para contar

No coração da floresta amazônica, existe uma metrópole que desafia todas as regras da urbanização moderna. Iquitos, no Peru, abriga cerca de 500 mil habitantes — mas o que mais impressiona é que ela não tem qualquer acesso por rodovia. Sim, é isso mesmo: para chegar até lá, só de avião ou navegando pelo rio Amazonas por vários dias.

A cidade, que já viveu o auge econômico com a exploração do látex no século XIX, tornou-se um verdadeiro símbolo de isolamento geográfico, sobrevivendo sem estradas até hoje. E apesar do que muitos pensam, Iquitos não é uma vila esquecida no meio da floresta: trata-se da maior cidade do mundo sem conexão terrestre com outras regiões, um feito raro em plena era da mobilidade global.

Um passado marcado pelo ciclo da borracha

O crescimento de Iquitos começou por volta de 1880, durante o chamado ciclo da borracha, quando o látex extraído da Amazônia passou a ser um dos produtos mais cobiçados do mundo. Companhias estrangeiras, incluindo representantes da Ford nos Estados Unidos, instalaram-se na região para abastecer a crescente indústria de pneus e produtos industriais.

O material era transportado por indígenas até os portos fluviais, de onde seguia para os EUA e Europa. No entanto, em 1914, tudo mudou: surgiram denúncias de abusos contra trabalhadores nativos e, ao mesmo tempo, a criação do caucho sintético nos laboratórios ocidentais tornou a borracha amazônica economicamente inviável.

Com o colapso da economia da borracha, Iquitos ficou isolada, sem que fossem construídas rodovias ligando a cidade ao restante do país. E essa condição permanece até hoje.

Como chegar a Iquitos em pleno 2025?

Apesar de seu isolamento por terra, Iquitos continua plenamente acessível por avião ou barco. O Aeroporto Internacional Coronel FAP Francisco Secada Vignetta opera voos diários entre Lima e Iquitos, com duração de cerca de 1h40. Já o trajeto fluvial pode durar até uma semana, dependendo do tipo de embarcação e das condições do rio Amazonas.

Não é por falta de tentativas que a cidade segue isolada. Há décadas, diferentes governos estudam construir uma rodovia ligando Iquitos a Saramiriza, mas os obstáculos são enormes. O solo da região é instável, as áreas alagadiças são frequentes, e os impactos ambientais poderiam ser severos. Até o momento, nenhum projeto saiu do papel.

Uma cidade real, com ruas e motos, mas sem estrada

Quem pensa que Iquitos é uma vila perdida na floresta se engana. A cidade abriga quase meio milhão de habitantes, estende-se por mais de 368 km² e possui estrutura urbana típica de um grande centro regional. Nas ruas circulam motos, mototáxis e automóveis — mas que chegaram por via aérea ou fluvial.

Segundo dados do governo peruano, o custo de vida em Iquitos é um dos mais altos do país, perdendo apenas para Cusco. Isso se deve à dificuldade logística de transportar alimentos, combustíveis e outros bens de consumo para a cidade.

Além disso, as estações do ano não são medidas por temperatura, mas sim pelas variações do rio: de abril a setembro é o período de “vazante”, quando os rios descem; de outubro a março é a época da “cheia”.

Ecoturismo e desafios ambientais

Iquitos é também um dos principais destinos de ecoturismo da América do Sul. A cidade serve como porta de entrada para visitantes que desejam conhecer a biodiversidade da Amazônia peruana, com passeios por rios, trilhas na floresta, aldeias indígenas e observação de botos-cor-de-rosa.

Estima-se que mais de 90 mil turistas passem por Iquitos anualmente, segundo dados de operadoras de turismo local. Hotéis flutuantes, pousadas ecológicas e expedições científicas são parte da economia da região.

Mas o futuro de Iquitos está em jogo. A cada novo debate sobre uma possível estrada, cresce o temor de que o avanço do desmatamento chegue mais perto. Especialistas alertam que a construção de rodovias em áreas amazônicas, historicamente, abre portas para exploração madeireira, mineração ilegal e conflitos territoriais.

A ONG ambientalista Amazon Conservation alerta: “cidades isoladas como Iquitos são fundamentais para preservar a floresta, mas precisam de alternativas sustentáveis de desenvolvimento para não se tornarem vulneráveis à pressão externa”.

Um exemplo único de urbanização sem asfalto

Iquitos é um caso raro no mundo. Em plena era dos carros elétricos e da hiperconectividade, ela sobrevive — e prospera — sem uma estrada sequer a ligando ao resto do país. O isolamento virou parte de sua identidade.

Para o turista brasileiro curioso, a cidade pode parecer um outro planeta. Mas basta um voo saindo de Lima e uma dose de espírito aventureiro para descobrir esse pedaço vivo da Amazônia que insiste em seguir outro caminho — literalmente.

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Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

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