1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / A maior bateria de íons de sódio do mundo, instalada na China, armazena 100 MWh de energia em 42 contêineres e 21 conjuntos de conversores: Entenda essa tecnologia inovadora
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

A maior bateria de íons de sódio do mundo, instalada na China, armazena 100 MWh de energia em 42 contêineres e 21 conjuntos de conversores: Entenda essa tecnologia inovadora

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 03/07/2024 às 17:27
Energia - energia renovável - China - Bateria
A maior bateria de íons de sódio do mundo, instalada na China, armazena 100 MWh de energia em 42 contêineres e 21 conjuntos de conversores: Entenda essa tecnologia inovadora

Descubra como a maior bateria de íons de sódio do mundo em China está revolucionando o armazenamento de energia renovável e alimentando 12.000 casas diariamente

A China colocou em operação a maior bateria de armazenamento de íons de sódio do mundo, com uma capacidade de 100 MWh, em Qianjiang, na província de Hubei. O Grupo Datang, uma empresa estatal de geração de energia, conectou a bateria à rede elétrica no final de junho.

A importância do armazenamento de energia na transição para energias renováveis

À medida que o mundo avança para a eliminação dos combustíveis fósseis, as soluções de armazenamento de energia baseadas em baterias são essenciais para o uso da energia solar e eólica. Uma usina de energia renovável em grande escala, impulsionada por turbinas eólicas ou painéis solares, precisa de uma solução de armazenamento igualmente grande para superar a intermitência na geração de energia e armazená-la para uso futuro.

Devido à sua alta densidade de armazenamento, as baterias de íons de lítio têm sido a solução preferida para o armazenamento de energia em dispositivos eletrônicos e veículos elétricos. No entanto, o armazenamento de energia em grande escala requer pacotes de baterias massivos.

Desafios das baterias de íons de lítio

Como as usinas de energia renovável estão localizadas em alguns ambientes extremos, os pacotes de baterias também estão expostos a um calor excessivo, o que agrava os problemas das baterias de íons de lítio, como os riscos de incêndio e um desempenho de armazenamento menos que ótimo.

Por essa razão, os cientistas têm procurado alternativas mais amigáveis para o usuário e encontraram uma solução escalável nas baterias de íons de sódio.

Vantagens das baterias de íons de sódio

Comparadas com as baterias de íons de lítio, as baterias de íons de sódio têm várias vantagens. Elas são feitas de sódio, que está abundantemente disponível e é mais fácil de obter do que o lítio, que exige uma mineração extensa.

Devido à alta demanda, os preços do lítio estão no seu ponto mais alto, o que dificulta a transição para fontes de energia mais verdes. Uma alternativa a partir de uma fonte abundantemente disponível e mais barata facilita essa transição.

Além disso, as baterias de íons de sódio têm um melhor histórico de segurança e funcionam bem em temperaturas extremamente baixas e altas.

As baterias podem garantir 85% de eficiência de carga e descarga a menos 20ºC, o que não é igualado por outras baterias. Elas também podem garantir 1.500 ciclos de carga e descarga a uma temperatura alta de 60ºC.

Um projeto de 100 MWh também demonstra que a tecnologia é escalável.

A maior bateria de íons de sódio do mundo

O maior sistema de bateria de íons de sódio do mundo foi construído utilizando baterias de 185 Ah de íons de sódio fabricadas pela HiNa Battery, um fornecedor com sede na China. O sistema consiste em 42 contêineres de armazenamento de baterias e 21 conjuntos de conversores de reforço.

Interessantemente, com a conexão deste sistema à rede elétrica, a HiNa Battery quebrou seu próprio recorde da maior unidade de bateria de sódio do mundo, que possuía com uma unidade de 10 MWh localizada em Nanning, no sudoeste da China, que foi colocada em operação em maio deste ano.

Na instalação de Qianjiang, o sistema de bateria de íons de sódio armazenará até 100.000 kWh de eletricidade em uma única carga e a distribuirá para 12.000 casas para suas necessidades diárias. Nesta escala, a instalação ajudará a evitar emissões de carbono equivalentes a 13.000 toneladas anualmente.

Enquanto se espera que a instalação de Nanning aumente sua capacidade energética para 100 MWh no futuro, a instalação de Qianjiang também crescerá até uma capacidade de 200 MWh em sua próxima fase, conforme informado pelo CNEVPost em seu relatório.

O crescente armazenamento dessas unidades mostra que as baterias de íons de sódio não estão mais limitadas aos laboratórios e estão fazendo sentir sua presença no mercado.

Fonte: cnevpost.com

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

Compartilhar em aplicativos