Caoa Chery, BYD e GWM seguem dominantes, mas novatas tentam conquistar lugar ao sol; confira o ranking do acumulado do ano.
Já é realidade. Os carros chineses fincaram raízes no Brasil e parecem ter vindo para ficar. Prova disso é a BYD, que ocupa a sétima posição geral em licenciamentos no país em 2025. A marca soma 66.419 unidades e respeitáveis 5,49% do mercado de automóveis. A sino-brasileira Caoa Chery está no 11º lugar da lista, com 41.727 vendas (3,4% de share). A GWM, por sua vez, surge no 13º posto, com 23.016 carros comercializados entre janeiro e agosto.
Eletrificados: o território quase exclusivo das marcas chinesas
No mercado de eletrificados, o domínio chinês é amplo. Entre os modelos híbridos, BYD e GWM ocupam a primeira e a terceira posição. O ranking de 15 fabricantes inclui ainda Caoa Chery, Omoda Jaecoo e GAC.
No ramo dos elétricos o padrão se repete. BYD e GWM estão no pódio, em primeiro e terceiro. Há também um bom número de novatas buscando espaço. GAC e Omoda Jaecoo estão no 6º e 7º posto. A Zeekr aparece em 10º, enquanto a Geely ocupa o 13º lugar. A veterana JAC está em nono.
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O mercado de elétricos ainda é incipiente no Brasil. Foram 44.827 unidades licenciadas até agosto (de um total de 1.232.600), segundo a Fenabrave. Mesmo assim, o domínio da BYD impressiona. Sozinha, ela representa quase 77% do bolo. A fabricante, junto das outras chinesas citadas, detém 84,4% do segmento.
O ranking: os 25 carros chineses mais vendidos (janeiro a agosto de 2025)
A invasão chinesa reflete-se no ranking de mais vendidos. Na lista de agosto (dados da K.Lume), oito modelos entre os 50 mais eram do país asiático. Isso é relevante para o Brasil, já dotado de fabricantes tradicionais.
Por isso, listamos os 25 carros chineses mais vendidos de janeiro a agosto de 2025. Os dados são da Fenabrave e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Por escolha editorial, fizemos a separação de GWM Haval H6 e H6 GT, de BYD Song Pro e Song Plus, e também de Yuan Pro e Yuan Plus.
Confira o ranking:
- Caoa Chery Tiggo 7: 21.445
- BYD Dolphin Mini: 19.516
- GWM Haval H6: 16.509
- BYD Song Pro: 13.830
- Caoa Chery Tiggo 8: 10.823
- BYD Song Plus: 9.839
- BYD Dolphin: 8.893
- BYD King: 8.301
- Caoa Chery Tiggo 5X: 8.254
- BYD Yuan Pro: 3.221
- GWM Haval H6 GT: 2.607
- BYD Seal: 1.973
- Jaecoo 7: 1.946
- GWM Tank 300: 1.884
- GWM Ora 03: 1.880
- Caoa Chery Arrizo 6: 1.201
- BYD Yuan Plus: 784
- BYD Shark: 765
- GAC GS4: 674
- Omoda E5: 422
- JAC e-JS1: 368
- GAC Aion V: 263
- JAC Hunter: 260
- Zeekr X: 216
- GAC Aion Y: 213
Fonte: Fenabrave/ABVE
Análise do top 25: liderança estabelecida e a ascensão das novatas
O topo da lista é dominado por modelos de Caoa Chery, BYD e GWM, as “usuais suspeitas”. As três têm capilaridade, controle estratégico do mercado e produção local delineada.
Contudo, é bom ficar atento ao ótimo desempenho do Jaecoo 7. Com quase 2 mil unidades emplacadas no acumulado, o modelo, apenas em agosto, teve 635 licenciamentos.
Além disso, é curioso ver que o compacto e-JS1, da JAC, supera a picape Hunter: 368 contra 260 unidades. Por falar em caminhonetes, a Foton Tunland quase figurou entre os 25 mais vendidos, com 192 emplacamentos no total. Em agosto, inclusive, a Tunland superou a Shark. O modelo da BYD teve 66 licenciamentos.