Em um voo histórico, a primeira aeronave elétrica de carga de duas toneladas do mundo concluiu com sucesso uma missão em uma plataforma de petróleo, transformando um trajeto marítimo de meio dia em um voo de apenas 58 minutos.
A China marcou um novo capítulo na logística global. Foi realizada a primeira missão de carga do mundo para uma plataforma de petróleo offshore com uma aeronave elétrica de duas toneladas com capacidade de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O veículo não tripulado decolou de Shenzhen e pousou 150 quilômetros adiante, em uma plataforma da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), inaugurando uma era de transporte mais rápido, barato e limpo.
China realiza primeira entrega offshore com aeronave elétrica de duas toneladas
A missão pioneira foi executada pelo V2000CG CarryAll. A aeronave elétrica partiu da cidade costeira de Shenzhen no último domingo. Ela transportou frutas frescas e suprimentos médicos de emergência. O voo sobre águas abertas durou exatos 58 minutos até seu destino. Este evento representa um modelo completo que conecta o desenvolvimento da aeronave, operações de voo e aplicação no mundo real, segundo a CNOOC.
A tecnologia do V2000CG CarryAll
Construída pela Autoflight, de Xangai, esta aeronave elétrica é um marco da engenharia. Ela combina a agilidade de um helicóptero para decolagens verticais com a eficiência de um avião de asa fixa durante o cruzeiro. Aprovada para voo em junho de 2025, a CarryAll pode transportar 400 quilos a uma velocidade de aproximadamente 200 km/h. Sua autonomia chega a 200 quilômetros com uma única carga, tudo isso com zero emissões durante o voo.
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De horas no mar para minutos no ar
Tradicionalmente, as plataformas offshore dependem de navios. Uma viagem de ida e volta pode levar mais de 10 horas. Helicópteros são mais rápidos, mas os custos com combustível e manutenção são altos. A CNOOC afirma que a aeronave elétrica CarryAll reduz o tempo de viagem para cerca de uma hora. Além disso, oferece um transporte mais estável e evita atrasos causados por condições climáticas adversas que afetam os barcos.
Uma corrida global pela liderança no transporte com drones
O avanço chinês acontece em meio a uma corrida tecnológica global. Na Alemanha, a plataforma Wingcopter já acumula milhares de quilômetros em voos para transporte de suprimentos médicos. Nos Estados Unidos, a MightyFly demonstrou seu drone de carga autônomo para a Força Aérea. Esses avanços mostram que o setor de logística está à beira de uma rápida transformação. Os eVTOLs de carga pesada são mais rápidos que navios e mais baratos e limpos que helicópteros.
Aeronaves elétricas chegam para ficar
A missão entre Shenzhen e a plataforma de petróleo deve se tornar uma operação regular. O transporte incluirá peças de manutenção, alimentos e kits médicos. A recente venda do primeiro V2000CG CarryAll totalmente certificado na China sinaliza o começo da comercialização em larga escala desses veículos. A aeronave elétrica de carga pesada se estabelece como um novo e vital meio-termo na logística, prometendo revolucionar o transporte de mercadorias em escala global.