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A fábrica no Ceará da Ford fechou e um grupo de empresários tenta ressuscitar em 2025 para produzir um novo 4×4

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 24/06/2025 às 14:46
Atualizado em 26/06/2025 às 14:02
A Morte e Vida da Troller: A História da Fábrica no Ceará que a Ford Fechou e o Futuro que a Espera em 2025
A Morte e Vida da Troller: A História da Fábrica no Ceará que a Ford Fechou e o Futuro que a Espera em 2025
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Após a Ford fechar a icônica fábrica no Ceará, um novo projeto de R$ 400 milhões promete transformar o local em um polo de carros elétricos, enquanto ex-engenheiros criam um sucessor espiritual para o jipe T4.

A história da Troller é um dos capítulos mais marcantes e agridoces da indústria automotiva brasileira. O que começou como o sonho de um engenheiro no Ceará se tornou uma marca de culto, foi comprada por uma gigante global e, por fim, descontinuada. O fechamento da fábrica no Ceará da Ford, em 2021, parecia ser o fim da linha.

No entanto, a história da planta de Horizonte ganhou uma reviravolta. Em 2025, o local se prepara para renascer como um moderno polo automotivo, enquanto o espírito do jipe Troller sobrevive nas mãos de seus criadores originais. Esta é a saga da morte e vida de um ícone nacional.

A ascensão da Troller (1995-2007)

A Troller nasceu em 1995, em Horizonte (CE), da visão do engenheiro Rogério Farias. Inspirado nos trolls da mitologia escandinava, ele queria criar um veículo 4×4 robusto e confiável. O projeto ganhou escala em 1997, quando o empresário Mário Araripe adquiriu a empresa e iniciou a produção em linha.

O icônico jipe Troller T4 foi lançado oficialmente em 1999 e rapidamente construiu uma reputação de durabilidade, sendo testado e aprovado em ralis por todo o Brasil. Em 2006, a marca ainda tentou lançar uma picape, a Pantanal, mas o projeto acabou não indo para a frente por problemas estruturais.

A Era Ford: A compra estratégica e o fim da independência (2007-2021)

A fábrica no Ceará da Ford fechou e que um grupo de empresários tenta ressuscitar em 2025 para produzir um novo 4x4

No início de 2007, a Ford anunciou a compra da Troller por cerca de R$ 400 milhões. A principal motivação, segundo analistas, era estratégica: herdar os generosos incentivos fiscais que a fábrica no Ceará possuía e aplicá-los em sua produção de alto volume em outras plantas.

Sob o comando da Ford, o Troller T4 foi modernizado. Em 2015, foi lançada uma segunda geração, que passou a usar a plataforma e o robusto motor 3.2 turbodiesel da picape Ford Ranger. O jipe ficou mais potente e refinado, mas essa integração o tornou totalmente dependente da Ford, selando seu destino futuro.

O fechamento da fábrica no Ceará da Ford em 2021

Em 11 de janeiro de 2021, a Ford chocou o Brasil ao anunciar o fim de toda a sua produção de veículos no país. A decisão incluía o fechamento da fábrica no Ceará da Ford. A última unidade do Troller T4 saiu da linha de montagem em setembro daquele ano, e em novembro, a planta encerrou todas as suas atividades.

A parte mais controversa foi a recusa da Ford em vender a marca Troller. A empresa vendeu apenas os ativos físicos da fábrica, mas reteve a propriedade intelectual. A manobra foi vista como uma forma de eliminar um concorrente direto para o Ford Bronco, que a empresa estava lançando globalmente, garantindo que nenhum outro grupo pudesse continuar a produzir o jipe cearense.

A nova fábrica e o investimento de R$ 400 milhões para 2025

A fábrica no Ceará da Ford fechou e que um grupo de empresários tenta ressuscitar em 2025 para produzir um novo 4x4

Após o fechamento, o Governo do Ceará assumiu a negociação e, em setembro de 2024, firmou um acordo para adquirir a planta da Ford. Em seguida, anunciou uma parceria com a Comexport, a maior empresa de comércio exterior do Brasil, para reativar o local.

O novo projeto é ambicioso. Com um investimento de R$ 400 milhões, a antiga fábrica da Troller será transformada em um polo automotivo multimarca. A partir de 2025, o local irá montar veículos para diferentes montadoras, com foco em carros elétricos e híbridos, em um modelo de negócio inovador para o Brasil.

A paixão que não morreu

Embora a marca Troller tenha sido descontinuada pela Ford, seu espírito sobrevive. A comunidade de “trolleiros” continua ativa, e o T4 virou um clássico cult no mercado de usados.

Mais importante, o conhecimento que criou o jipe não se perdeu. Um grupo de ex-engenheiros da Troller fundou uma nova empresa, a Adventures Off Road, e está lançando o Guepardo, um novo veículo 4×4 que carrega o DNA do Troller. O Guepardo usa um motor 1.6 turbo da Volkswagen e uma filosofia de robustez e simplicidade, sendo considerado o sucessor espiritual do ícone cearense.

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Carlos Cézar de Freitas
Carlos Cézar de Freitas
27/06/2025 12:16

O nome do projeto, é CEZARSWELL.

Carlos Cézar de Freitas
Carlos Cézar de Freitas
27/06/2025 12:11

Sempre tem me preocupado em solucionar o problema da Troller.
Na época, tinha dado uma sugestão de pelo menos mudar o motor do Troller para diminuir os altos custos.
Pois tenho um projeto de uma FONTE DE ENERGIA, através de elementos de movimentos “Raros”, que produz altíssimos TORQUES, a baixíssimos custos.
Inclusive hoje tenho melhorado cada vez mais no seu desenvolvimento.
Espero que o novos engheiros da Aventures Off Road, entre em contato comigo.
Grato.

Josué
Josué
26/06/2025 21:57

Os engenheiros estão certos é mudar o nome,e nossos jipinhos ganham secesso..

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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