1. Início
  2. / Construção
  3. / A estrada escavada à mão na lateral de uma montanha por aldeões que estavam isolados
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

A estrada escavada à mão na lateral de uma montanha por aldeões que estavam isolados

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 08/06/2025 às 13:08
O Túnel de Guoliang: a estrada escavada à mão que libertou uma aldeia do isolamento na China
O Túnel de Guoliang: a estrada escavada à mão que libertou uma aldeia do isolamento na China

Conheça a história dos aldeões que, com ferramentas manuais, abriram um túnel de 1,2 km na lateral de uma montanha para conectar seu povoado ao mundo.

A saga do Túnel de Guoliang. Uma impressionante estrada escavada à mão que se tornou um símbolo de determinação humana. Exploraremos sua construção épica, seu impacto transformador e seu legado como atração turística mundial.

Nas profundezas das Montanhas Taihang, na China, a aldeia de Guoliang viveu por séculos em isolamento quase absoluto. Sua única ligação com o mundo era uma escadaria perigosa. Cansados de esperar pela ajuda do governo, os moradores decidiram tomar o destino em suas próprias mãos.

O isolamento secular de Guoliang e a perigosa estrada escavada à mão, “Escada Celestial”

Antes do túnel, a vida em Guoliang era uma luta constante. A aldeia, aninhada a 1.700 metros de altitude, era cercada por montanhas colossais. O único acesso ao mundo exterior era a “Escada Celestial”.

Dia
Xaomi 14T Pro tá um absurdo de potente e barato! Corre na Shopee e garanta o seu agora!
Ícone de Episódios Comprar

Tratava-se de um conjunto de 720 degraus íngremes e escorregadios, escavados na encosta da montanha. O comércio era limitado, e o acesso a cuidados de saúde, uma jornada traiçoeira. Muitos aldeões morriam no caminho de quatro horas até o hospital mais próximo. Esse isolamento impedia a prosperidade e ameaçava o futuro da comunidade.

Um pacto comunitário para construir a estrada escavada à mão

A estrada escavada à mão na lateral de uma montanha por aldeões que estavam isolados

Após anos de pedidos por uma estrada ignorados pelo governo, os moradores de Guoliang decidiram agir. Sob a liderança de Shen Mingxin, chefe da aldeia, eles formalizaram o plano em 1972. Iriam construir sua própria estrada escavada à mão.

Para financiar o projeto, os aldeões venderam seu gado e suas colheitas para comprar ferramentas e explosivos. Um núcleo inicial de treze dos homens mais fortes da aldeia, sem nenhum engenheiro entre eles, deu início aos trabalhos. Eles se tornaram seus próprios engenheiros, financiadores e operários.

A épica e perigosa construção do Túnel de Guoliang

A construção do túnel começou em março de 1972 e durou cinco longos anos. Sem eletricidade ou máquinas modernas, os aldeões usaram apenas ferramentas básicas, como martelos, cinzéis e alguns explosivos.

O trabalho era extremamente perigoso. Os trabalhadores eram frequentemente suspensos por cordas nas falésias para escavar a rocha. O progresso era lento, avançando, às vezes, apenas um metro a cada três dias. A construção teve um custo humano, com vários aldeões morrendo durante a obra. As icônicas “janelas” do túnel foram criadas para facilitar a remoção dos escombros.

O Túnel de Guoliang hoje: de linha de vida a atração turística mundial

YouTube Video

Aberto ao tráfego em 1º de maio de 1977, o túnel transformou a vida em Guoliang. Com cerca de 1,2 km de comprimento, 5 metros de altura e 4 metros de largura, ele quebrou séculos de isolamento e trouxe prosperidade.

Hoje, a estrada escavada à mão é uma famosa atração turística, conhecida como uma das “estradas mais perigosas do mundo”. Suas mais de 30 “janelas” oferecem vistas espetaculares. O turismo se tornou a principal atividade econômica da aldeia, com hotéis e restaurantes. A jornada pelo túnel, que “não tolera erros”, continua a fascinar visitantes de todo o mundo, atraídos por esta incrível história de determinação.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x