1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / A escola de Getúlio e Dilma vota o modelo cívico-militar em BH, sendo uma das 700 escolas na mira do governo de Minas
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

A escola de Getúlio e Dilma vota o modelo cívico-militar em BH, sendo uma das 700 escolas na mira do governo de Minas

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/07/2025 às 15:36
Escola Onde Getúlio e Dilma Estudaram Vota Adesão a Modelo Cívico-Militar em BH
Escola Onde Getúlio e Dilma Estudaram Vota Adesão a Modelo Cívico-Militar em BH
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O tradicional Colégio Estadual Central, que já teve os ex-presidentes e os irmãos Henfil e Betinho como alunos, realiza assembleia para decidir sobre a polêmica proposta do governo de Minas Gerais.

Uma das escolas mais tradicionais de Belo Horizonte, a Escola Estadual Governador Milton Campos, mais conhecida como Colégio Estadual Central, está no centro de um grande debate. A comunidade escolar vota, nesta quinta-feira (10), a adesão ao modelo cívico-militar proposto pelo governo de Minas Gerais.

De acordo com matéria publicada pelo portal g1 Minas, a decisão de uma escola com tanto peso histórico – por onde passaram figuras como os ex-presidentes Getúlio Vargas e Dilma Rousseff – coloca em evidência a polêmica em torno do programa, que já foi extinto a nível federal, mas que o governo de Romeu Zema (Novo) tenta implementar no estado.

A votação no Colégio Estadual Central

A assembleia desta quinta-feira, 10 de julho de 2025, reunirá a direção da escola, professores e alunos para decidir se aceitam ou não a proposta do governo. O Colégio Estadual Central é uma das mais de 700 instituições de ensino da rede pública estadual que foram incluídas no processo de consulta.

As escolas terão até o dia 18 de julho para informar à Secretaria de Educação sua decisão. No entanto, o governo já adiantou que a implementação não será necessariamente em todas as unidades que votarem a favor, mas em escolas selecionadas.

Um colégio com uma história rica em política e arte

A escola de Getúlio e Dilma vota o modelo cívico-militar em BH, sendo uma das 700 escolas na mira do governo de Minas

A votação no Estadual Central ganha um peso simbólico por sua história. A instituição foi o berço educacional de algumas das personalidades mais importantes do Brasil.

Além dos ex-presidentes Getúlio Vargas (que estudou na escola quando ela ainda ficava em Ouro Preto) e Dilma Rousseff, também passaram por seus corredores o cartunista Henfil e seu irmão, o sociólogo Betinho, e o músico Toninho Horta.

O que é o modelo cívico-militar proposto por Minas Gerais?

O programa do governo de Minas Gerais propõe uma gestão compartilhada das escolas. A parte pedagógica continuaria sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, enquanto a gestão administrativa e de disciplina seria feita em colaboração com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Segundo o governo, o objetivo é “contribuir para a melhoria da convivência escolar e o fortalecimento da cultura de paz”, sem implicar mudanças na estrutura pedagógica ou curricular.

A controvérsia: críticas de sindicato e deputados

A proposta, no entanto, enfrenta forte resistência. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se manifestou contrário, afirmando que a iniciativa substitui projetos pedagógicos por uma “lógica hierárquica e autoritária”.

Parlamentares de oposição ao governador Romeu Zema também criticaram o programa, argumentando que ele é inconstitucional, pois o estado não teria competência para criar um modelo de ensino que não está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Um programa extinto a nível nacional, mas que avança em Minas

O debate sobre o modelo cívico-militar em Minas Gerais acontece em um contexto nacional particular. O programa federal de escolas cívico-militares, uma das principais bandeiras do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi revogado em 2023 por um decreto do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A insistência do governo de Minas em criar seu próprio programa estadual vai na contramão da decisão federal e tem gerado uma intensa batalha política e jurídica sobre o futuro da gestão escolar no estado.

E você, o que acha da proposta de implementar o modelo cívico-militar em uma escola com tanta história? Deixe sua opinião nos comentários.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x