Descubra a história real da Dafra Speed 150, os mitos sobre seu preço e consumo, e se vale a pena comprar esta street ágil e barata em 2025
No mercado de motos usadas, a busca pela Dafra Speed 150 de R$7.000 é comum, alimentada pela imagem de uma moto ágil, econômica e com bom custo-benefício. No entanto, a realidade deste modelo, que já saiu de linha, é bem diferente e envolve uma história de altos e baixos, mudanças de performance e, principalmente, um preço de mercado muito mais baixo do que se imagina.
A Dafra Speed 150 foi, de fato, uma motocicleta que desafiou as gigantes em seu lançamento, oferecendo mais por menos. Contudo, sua trajetória foi marcada por desafios técnicos e de mercado que hoje definem seu valor e seu público. Este guia vai desmistificar a “150 esquecida”, revelando seus verdadeiros custos, desempenho e para quem ela pode ser, de fato, uma compra inteligente.
A história real da Speed 150, de aposta agressiva a vítima do Promot 3
A Dafra Motos iniciou suas operações no Brasil em 2008 com uma estratégia agressiva, e a Speed 150 foi seu principal produto. Lançada com um preço de R$ 4.990, ela era mais barata que as concorrentes de 125cc, mas vinha de fábrica com itens “de luxo” para a época, como rodas de liga leve, freio a disco dianteiro e partida elétrica.
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Seu principal diferencial era o desempenho, com um motor de 13,2 cv que a tornava mais forte que as rivais. O jogo virou em 2010, com a chegada da nova lei de emissões (Promot 3). Para se adequar, a Dafra precisou recalibrar o motor, o que derrubou a potência para 11,1 cv. A moto perdeu seu grande trunfo. Somado à reputação da marca e à dificuldade de encontrar peças, isso levou à sua descontinuação em 2015.
Desempenho e consumo, desmistificando os 45 km/l
Um dos maiores mitos sobre a Speed 150 é seu consumo. A alegação de que a moto faz entre 40 e 45 km/l não é verdadeira. Testes da época e relatos de proprietários mostram que o consumo médio real da Speed 150 fica na faixa de 27 a 32 km/l. Sua principal rival, a Honda CG 150, sempre foi mais econômica.
A boa autonomia da moto, que pode passar de 400 km, não vem da eficiência, mas sim de seu generoso tanque de 15 litros, um dos maiores da categoria. Em termos de performance, os modelos pré-2010 são mais ágeis. Já os modelos pós-2010, com motor mais fraco, exigem um uso mais intenso do câmbio para entregar uma resposta satisfatória.
Quanto custa a Dafra Speed 150 de R$7.000 na vida real?
A busca por uma Dafra Speed 150 de R$7.000 levará a uma surpresa: ela não custa isso tudo. A faixa de preço que o mercado realmente pratica para este modelo é muito mais baixa, situando-se entre R$ 2.000 e R$ 5.500, dependendo do ano e do estado de conservação.
A grande desvalorização se deve a três fatores principais: a reputação da Dafra nos primeiros anos, a imagem de ser um modelo “problemático” e, principalmente, a dificuldade crônica em encontrar peças de reposição. Enquanto uma Honda CG 150 de mesmo ano pode valer mais de R$ 8.000, a Speed 150 se tornou uma pechincha, mas com um custo de manutenção que pode ser imprevisível.
O calcanhar de Aquiles, o desafio da manutenção
A manutenção da Speed 150 é um paradoxo. O motor é simples, do tipo “varetado”, e a mão de obra para reparos costuma ser barata. O grande problema, no entanto, é encontrar peças, especialmente de acabamento, como carenagens e painel.
A salvação dos proprietários está na compatibilidade de muitas peças com as da linha Honda CG. A comunidade de donos da Speed 150 se apoia em um “manual informal” de adaptações e na busca por componentes em sites como Mercado Livre e Shopee. Isso significa que ter uma Speed 150 hoje é mais um hobby do que uma solução prática de transporte. Exige um dono dedicado, com tempo para pesquisar e disposição para adaptar.
Tenho uma 2009 e meu xodo sempre em dia manutenção não.vai ter surpresas