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A construção da polêmica ferrovia de US$ 100 bilhões que promete ligar Los Angeles a São Francisco a 350 km/h

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 12/06/2025 às 14:14
O trem-bala da Califórnia: a construção da polêmica ferrovia de US$ 100 bilhões que ligará Los Angeles a São Francisco
O trem-bala da Califórnia: a construção da polêmica ferrovia de US$ 100 bilhões que ligará Los Angeles a São Francisco
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Com o objetivo de atingir 350 km/h, o California High-Speed Rail avança em seu primeiro trecho no Vale Central, mas a construção da polêmica ferrovia é marcada por custos crescentes, atrasos e um futuro incerto

Desde sua aprovação em 2008, o projeto enfrenta uma escalada de custos, atrasos significativos e um intenso debate político. Este artigo analisa a fundo a construção da polêmica ferrovia, seu status atual e os desafios que moldarão seu futuro.

O projeto California High-Speed Rail (CAHSR), apelidado de “Trem-Bala do Deserto”, é uma das mais ambiciosas e controversas iniciativas de infraestrutura dos Estados Unidos. A promessa de conectar São Francisco a Los Angeles com um trem de alta velocidade revolucionou o imaginário californiano. No entanto, a jornada tem sido turbulenta.

O sonho do trem de alta velocidade na Califórnia

A ideia de um trem-bala na Califórnia ganhou força com a aprovação da Proposição 1A em 2008, que autorizou US$ 9 bilhões em títulos para iniciar o projeto.

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Os objetivos eram grandiosos: conectar as mega-regiões do estado, fomentar o desenvolvimento econômico, criar empregos e oferecer uma alternativa de transporte mais limpa, reduzindo emissões.

O plano era ambicioso, prometendo uma viagem entre São Francisco e Los Angeles em menos de três horas, a velocidades de até 350 km/h (220 mph).

A rota idealizada e o progresso real no Vale Central

O plano completo do CAHSR prevê uma rede de aproximadamente 1.287 km. A Fase 1 foi projetada para ligar São Francisco a Los Angeles e Anaheim, atravessando o Vale Central.

Em 2025, o progresso físico é mais visível no primeiro segmento de 190 km (119 milhas) no Vale Central, entre Madera e o norte de Bakersfield. Neste trecho, a construção da polêmica ferrovia está em estágio avançado, com dezenas de estruturas, como viadutos e pontes, já concluídas ou em andamento.

No entanto, este avanço ocorre em uma área relativamente isolada. Os maiores desafios de engenharia, como a construção de um túnel de 21,7 km na Passagem de Pacheco e a travessia das montanhas Tehachapi para chegar às grandes metrópoles, ainda estão pela frente e dependem de financiamento.

A controvérsia dos custos de mais de US$ 100 bilhões

A construção da polêmica ferrovia de US$ 100 bilhões que promete ligar Los Angeles a São Francisco a 350 km/h

A trajetória financeira do CAHSR é o ponto central de sua polêmica. Quando aprovado em 2008, o custo estimado para todo o sistema era de US$ 45 bilhões. Hoje, as estimativas para a Fase 1, sozinha, superam a marca de US$ 100 bilhões, com algumas projeções chegando a US$ 133 bilhões.

O financiamento tem sido uma fonte constante de incerteza. O projeto depende de uma combinação de títulos estaduais, fundos federais (que já enfrentaram ameaças de corte) e da receita do programa estadual de cap-and-trade (comércio de emissões de carbono).

O investimento privado, originalmente previsto, praticamente não se materializou, e o projeto enfrenta um déficit de financiamento de bilhões de dólares apenas para completar o trecho inicial.

A construção da polêmica ferrovia, gestão, atrasos e percepção pública

A gestão do projeto pela California High-Speed Rail Authority (CHSRA) tem sido alvo de críticas severas. Relatórios de órgãos fiscalizadores, como a Federal Railroad Administration (FRA), apontam para prazos perdidos, déficits orçamentários, má gestão e falta de um plano viável para concluir o projeto no prazo ou dentro do orçamento.

Apesar das controvérsias, o apoio público ao projeto permanece relativamente resiliente. Uma pesquisa de abril de 2025 indicou que 67% dos eleitores registrados na Califórnia apoiam a continuação da obra, possivelmente devido à frustração com as alternativas de transporte e ao grande volume de investimento já realizado.

O trem-bala californiano em perspectiva, lições e o caminho a seguir

Em comparação com sistemas de alta velocidade internacionais, o custo por quilômetro do CAHSR é significativamente mais alto.

Enquanto projetos na Europa e na China custam entre US$ 17 e US$ 39 milhões/km, as estimativas para a Califórnia superam os US$ 125 milhões/km em algumas análises. Isso sugere que fatores como processos regulatórios, custos de mão de obra e litígios desempenham um papel desproporcional.

O futuro da construção da polêmica ferrovia é incerto. O sucesso dependerá da capacidade da Califórnia de garantir um financiamento estável e de longo prazo, além de implementar uma gestão de projeto exemplar.

O CAHSR é um estudo de caso monumental sobre a dificuldade de executar megaprojetos de infraestrutura em uma sociedade democrática, e seu legado final ainda está sendo escrito nos trilhos do Vale Central.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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