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A construção da maior ponte túnel do mundo, que oferecerá uma travessia de 55 km para unir três metrópoles por 120 anos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 03/06/2025 às 11:21
Atualizado em 05/06/2025 às 08:34
Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau: a engenharia da maior ponte tunel do mundo. Seus 55km, túnel submarino e o impacto na Grande Baía
Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau: a engenharia da maior ponte tunel do mundo. Seus 55km, túnel submarino e o impacto na Grande Baía
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Com 55 km, a HZMB é a maior ponte túnel do mundo, ligando Hong Kong, Zhuhai e Macau. Descubra sua construção, tecnologia e impacto na Grande Baía.

A Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau (HZMB) representa um dos feitos de engenharia civil mais significativos do século XXI. Reconhecida como a maior ponte túnel do mundo, esta megaestrutura de 55 quilômetros redefine a conectividade na região do Delta do Rio das Pérolas, na China.

entenda a concepção, construção e operação desta maravilha da engenharia. A HZMB não é apenas uma ligação física, mas um catalisador para a integração econômica e social na emergente Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

A visão e as dimensões da maior ponte túnel do mundo e sua importância regional

O propósito principal da HZMB é interligar Hong Kong, Zhuhai (China Continental) e Macau, reduzindo o tempo de viagem terrestre entre elas de quatro horas para cerca de 40-45 minutos. Com uma extensão total de 55 quilômetros, a espinha dorsal do sistema é a Ponte Principal de 29,6 km.

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Esta Ponte Principal inclui um viaduto marítimo de 22,9 km, com três pontes estaiadas (Jiuzhou, Jianghai e Qingzhou), e um túnel submarino de 6,7 km, o mais longo do tipo para tráfego rodoviário. Quatro ilhas artificiais e extensas estradas de ligação, como a Hong Kong Link Road (12 km), completam o complexo, projetado para uma vida útil de 120 anos.

As técnicas construtivas e os desafios superados na maior ponte túnel do mundo

A construção da maior ponte túnel do mundo, que oferecerá uma travessia de 55 km para unir três metrópoles por 120 anos

A construção da HZMB, inaugurada em 2018 após nove anos de obras, exigiu inovações. A pré-fabricação e construção modular foram amplamente utilizadas, desde os segmentos do telhado do Edifício de Despacho de Passageiros em Hong Kong até os elementos do túnel. A criação da ilha artificial do Porto de Hong Kong utilizou a técnica de recuperação de terras sem dragagem, minimizando o impacto ambiental, especialmente no habitat dos golfinhos brancos chineses.

O túnel submarino foi construído com 33 elementos de concreto pré-fabricados e imersos no leito marinho. Desafios incluíram condições geológicas complexas com argila marinha mole, a necessidade de proteger o ecossistema, restrições de altura devido à proximidade do aeroporto de Hong Kong e a logística de construção em mar aberto, sujeita a tufões.

A maior ponte túnel do mundo e a transformação da Grande Baía (GBA)

A HZMB é crucial para a estratégia chinesa de transformar a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau (GBA) em um polo global. A ponte viabiliza o conceito de um “Círculo de Vida de Uma Hora” no Delta do Rio das Pérolas, facilitando a mobilidade de pessoas e bens.

O impacto no comércio e logística é significativo, com empresas reportando aumento de exportações e redução de custos de transporte. O turismo, especialmente para Macau, também se beneficia da ligação direta com Hong Kong. O mercado imobiliário em Macau e Zhuhai viu valorização, e a ponte oferece uma alternativa de moradia para quem trabalha em Hong Kong. Projeções indicam benefícios econômicos totais de 74 bilhões de RMB em 20 anos.

O tráfego, as portagens e a sustentabilidade da HZMB

A HZMB opera 24/7. A maior parte da travessia utiliza condução pela direita (padrão da China Continental), com viadutos de intersecção para a transição segura para os sistemas de Hong Kong e Macau (condução pela esquerda). A utilização por veículos particulares requer licenças específicas e seguros transfronteiriços complexos. Esquemas como o “Northbound Travel for Hong Kong Vehicles” facilitam o acesso.

As portagens variam por tipo de veículo (ex: RMB150 para carros particulares). Há Shuttle Buses operando 24h entre os portos. O volume de tráfego tem crescido consistentemente; em 2024, o porto de Zhuhai registrou mais de 5,55 milhões de viagens de veículos. Medidas de sustentabilidade incluem tratamento de esgotos e uso de luz natural no Porto de Hong Kong, e planos para energia renovável nas ilhas artificiais.

O que a megaestrutura ensina para o futuro da infraestrutura global?

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A maior ponte túnel do mundo é um instrumento de integração geopolítica e um estudo de caso para mega-projetos futuros. Ela demonstra a importância de integrar engenharia e considerações ambientais, a necessidade de colaboração intergovernamental e os benefícios da construção modular.

A HZMB tem o potencial de reconfigurar os padrões de transporte e residência na GBA, fomentando a especialização econômica entre suas cidades. Comparada a outras grandes travessias internacionais como a Ponte Øresund, a HZMB destaca-se pelo seu papel explícito em estratégias de desenvolvimento de mega-regiões, sendo um símbolo da capacidade de transformar visões ambiciosas em realidade.

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Ana Maria
Ana Maria
05/06/2025 09:38

Adorei a reportagem, muito interessante

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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