1. Início
  2. / Construção
  3. / Construção civil — Pesquisadores destacam potencial dos drones para tornar obras mais eficientes e sustentáveis
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Construção civil — Pesquisadores destacam potencial dos drones para tornar obras mais eficientes e sustentáveis

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 24/04/2025 às 15:07
construção civil, drones
Foto: IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A construção civil do futuro pode estar nas alturas — literalmente. Pesquisadores e engenheiros apostam em drones capazes de executar tarefas como aplicação de concreto, instalação de estruturas e até impressão 3D em locais de difícil acesso. A tecnologia promete obras mais rápidas, com menos acidentes e menor desperdício, contribuindo para um setor mais sustentável e eficiente.

Pesquisadores do Imperial College London e da Universidade de Bristol divulgaram um estudo que aponta os robôs voadores como uma nova alternativa para construção civil.

A proposta é usar drones equipados com manipuladores especiais para depositar materiais em pleno voo, numa técnica chamada de Aerial Additive Manufacturing (Aerial AM).

Esse método surge como resposta a desafios atuais, como a falta de moradia e a necessidade de construções mais sustentáveis.

Os robôs voadores conseguem atuar em áreas altas, perigosas ou de difícil acesso. E fazem isso reduzindo o desperdício e o consumo de energia, algo que os métodos tradicionais não conseguem.

Vantagens práticas e técnicas

Diferente dos sistemas em terra, os robôs aéreos não estão presos a um solo firme. Isso permite que eles atuem em locais íngremes ou elevados, superando barreiras físicas comuns em canteiros de obra. Além disso, eles podem operar com maior produtividade e causar menos impacto ambiental.

No artigo publicado no periódico Science Robotics, os cientistas explicam como criaram uma estrutura de autonomia para controlar esses drones. Entre os maiores desafios, estão a precisão ao depositar os materiais, o voo coordenado de vários drones e o uso em projetos de grande escala.

Desafios e testes em andamento

Segundo o Dr. Basaran Bahadir Kocer, da Universidade de Bristol, a tecnologia ainda está em estágio inicial.

Ele afirma que ainda é preciso resolver questões como a durabilidade dos materiais usados, os sistemas de localização em áreas externas e a coordenação entre vários robôs no mesmo espaço.

Apesar disso, testes iniciais mostram bons resultados. Os drones já conseguiram realizar reparos rápidos e montagem de estruturas modulares. Esses avanços indicam que a MA Aérea tem potencial para ser aplicada em diferentes setores.

Os testes estão sendo feitos no DroneHub, um centro de pesquisa localizado no EMPA, na Suíça, onde os robôs podem ser avaliados fora do ambiente de laboratório.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x