1. Início
  2. / Economia
  3. / A capital nordestina onde a indústria naval, tecnologia e energia limpa se tornaram motores de crescimento — e o desemprego está entre os menores do país
Localização PE Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

A capital nordestina onde a indústria naval, tecnologia e energia limpa se tornaram motores de crescimento — e o desemprego está entre os menores do país

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/07/2025 às 08:16
A capital nordestina onde a indústria naval e a energia limpa se tornaram motores de crescimento — e o desemprego está entre os menores do país
Foto: A capital nordestina onde a indústria naval e a energia limpa se tornaram motores de crescimento — e o desemprego está entre os menores do país – IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com os setores da indústria naval, tecnológico e geração de energia limpa em destaque, o estado de Pernambuco vive seu auge no desenvolvimento econômico e reconhecimento nacional

A indústria naval em Recife se tornou um dos pilares do crescimento constante do estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. O principal responsável por isso é o Complexo Industrial Portuário de Suape, que conta com um conglomerado de 83 empresas nacionais e internacionais em plena operação ou em fase de implantação. O Porto de Suape está ligado diretamente ao desenvolvimento econômico de Pernambuco, já que o investimento das empresas de capital nacional e internacional operantes passam dos R$ 74,5 bilhões. Além disso, as empresas situadas no Porto de Suape geram mais de 17 mil empregos diretos, garantindo o menor índice de desemprego em Recife.

Complexo do Porto de Suape alavanca a economia de Recife, gerando emprego e renda para o estado de Pernambuco. Resultado: a indústria naval em Recife é a mais bem estruturada do país

As empresas do Porto do Suape atuam em pelo menos 11 polos de negócios, sendo eles: Naval e Offshore, Logístico, Alimentos e Bebidas, Granéis Líquidos e Gases, Petroquímico, Metalmecânico, Material de Construção, Pré-forma Plástica, Componentes Eólicos, Geração de Energia e Farmacêutico, que é o mais recente polo do Porto do Suape.

Todos esses empreendimentos alavancam a economia de Recife, bem como auxilia no desenvolvimento econômico de Pernambuco.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!
YouTube Video

O posto de Complexo Industrial Portuário foi dado ao Porto de Suape justamente por ser o mais completo do Nordeste brasileiro, já que o mesmo recebe, distribui e exporta matérias-primas, produtos acabados e insumos básicos, garantindo fortes investimentos em Recife e em todo o estado pernambucano.

Porto do Suape não é o único a colaborar com a economia pernambucana: Porto Digital coloca Recife em uma posição de destaque na área de tecnologia e inovação

Investimentos em Recife: Partindo para a área de tecnologia, a economia de Recife também conta com o inovador Porto Digital, considerado o maior parque tecnológico urbano e aberto do país.

Localizado no coração do Centro de Recife, o Porto Digital atua na produção de softwares e presta serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, Economia Criativa, além de estar focado em remoldar o futuro das cidades pernambucanas através da prototipação com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT).

O Porto Digital atualmente é referência nacional, nascido de uma ação conjunta entre o governo estadual, academia e empresas, conhecido como “Triple Helix”.

Através dessa iniciativa o Porto Digital se transformou em um dos principais ambientes de inovação do Brasil, sendo eleito por 3 vezes o melhor parque tecnológico do país nos anos de 2007, 2011 e 2015. A premiação foi feita pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores, a Anprotec.

Formado por apenas 3 empresas e 46 pessoas em sua fundação, atualmente o Porto Digital possui mais de 400 empresas, órgãos governamentais e organizações de fomento.

O faturamento anual passa dos R$ 5 bilhões e é considerado o 3° maior setor de prestação de serviços em Recife. Entre as multinacionais atuantes no Porto Digital estão: Liferay, Accenture e NTT DATA.

Setor de energia limpa em Pernambuco também se destaca: Geração Distribuída (GD) no alcança uma nova marca no Estado

Pernambuco também celebra uma nova e importante conquista no setor de energia limpa: o estado alcançou a marca de 1 gigawatt (GW) de capacidade instalada, na geração de energia elétrica própria, a famosa Geração Distribuída (GD). Com isso, Pernambuco passa a ser terceiro estado do Nordeste brasileiro a atingir essa capacidade.

Antes de Pernambuco, Ceará está em primeiro lugar com 1,13 GW e a Bahia está em segundo, com 1,2 GW. Estes feitos mostram que a adesão à geração de energia limpa na região Nordeste está crescendo e se consolidando cada vez mais.

A expansão no setor de energia limpa em Pernambuco é impulsionada pela capital Recife e pelas cidades de Petrolina e Caruaru, que possuem um alto número de Unidades Consumidoras (UCs), optando, assim, pela geração própria de energia.

O setor de energia limpa em Pernambuco – assim como a indústria naval em Recife e o setor de tecnologia aplicada – representa o fortalecimento da economia de Recife e de todo o estado pernambucano, já que também gera emprego e renda, impactando positivamente no desenvolvimento econômico de Pernambuco.

Além disso, o setor de energia solar tem apostado no desenvolvimento de novas tecnologias, impulsionando a geração de empregos, capacitação de novos profissionais e, também, o levante de novos negócios locais, tais como: fornecedores de equipamentos e especialistas na prestação de serviços de instalação e manutenção.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x