Bonnell, novata no setor de e-motos, lança duas motos elétricas de terra com tecnologia de ponta. Inovação promete agitar o mercado off-road
A Bonnell, uma nova fabricante de veículos elétricos com sede em Austin, Texas, anunciou sua entrada no segmento de motos de terra. Conhecida por desenvolver bicicletas elétricas off-road, a empresa agora aposta em dois novos modelos de motocicletas que devem chegar ao mercado até o final do ano: a 805 e a 902.
Com uma equipe distribuída entre Estados Unidos, Austrália, Hong Kong e China, a Bonnell tem como foco combinar tecnologia e desempenho para criar veículos elétricos voltados para trilhas e terrenos acidentados.
Modelo 805: leve, acessível e divertido
A moto 805 é o modelo mais acessível apresentado pela marca. Equipada com um motor de 40 cavalos de potência, conta com uma bateria removível de 3,1 kWh. A suspensão dianteira tem 245 mm de curso com garfos Sirris. As rodas são de 21 polegadas (0,53 m) na frente e 18 polegadas (aprox. 46 cm) atrás.
-
Estudo revela: manutenção dos carros elétricos custa menos que a de combustão, mas tem um porém
-
MG Motor confirma chegada ao Brasil com elétricos MG4, S5 e Cyberster com até 544 cv e autonomia de até 364 km
-
Harley anuncia “motinha elétrica” com autonomia de 160 km e motor de 125cc que atinge até 85km/h
-
BYD já supera gigantes em vendas — mas não é a melhor no impacto ambiental
Segundo a fabricante, a 805 é leve e fácil de pilotar, sendo indicada para quem quer se divertir no off-road sem enfrentar somente trilhas extremas. É uma opção pensada para um público mais amplo, com foco em praticidade e versatilidade.
Modelo 902: potência e personalização total
O 902 foi desenvolvido para pilotos exigentes e profissionais. Totalmente customizado, sem peças prontas, o modelo entrega 62 cavalos de potência e torque de 900 Nm. A estrutura da moto permite 285 mm de curso de suspensão, tanto na dianteira quanto na traseira, com um kit exclusivo da Sirris.
A moto oferece duas opções de bateria: uma removível de 6,6 kWh ou um pacote Race mais leve, com 4,6 kWh, ideal para uso em competições. Mesmo com menos potência que o Stark Varg MX, que custa US$ 11.000, o torque do 902 é praticamente o mesmo, o que promete ótimo desempenho.
Tecnologia embarcada nas duas motos
Tanto a 805 quanto a 902 recebem o mesmo pacote eletrônico. A tela no guidão exibe dados em três modos diferentes: Precisão, Desempenho e Race, permitindo adaptar as informações conforme o tipo de uso. Há também um cronômetro de volta para pilotos mais competitivos.
Outro recurso é o controlador ‘Joy-con’, que facilita a navegação nas opções da tela, permite ajustar os cinco modos de pilotagem personalizáveis e acessar estatísticas detalhadas. Uma alavanca de gatilho também está disponível, podendo ativar frenagem regenerativa ou simular uma embreagem eletrônica.
Recursos e expectativa de lançamento das motos elétricas
Os dois modelos de motos elétricas ainda contam com uma IMU de seis eixos, que habilita funções como controle de empinada e controle de tração multimodo, oferecendo mais estabilidade e segurança em terrenos difíceis.
A Bonnell ainda não revelou os preços finais nem a data de lançamento oficial das novas motos elétricas. A estimativa é que o modelo 902 tenha valor próximo ao do Stark Varg, enquanto a 805 deve custar alguns milhares a menos. A empresa promete divulgar mais informações em breve.
Com informações de New Atlas.