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A bóia de ancoragem que pesa 5.000 toneladas: A torre que permite a um FPSO girar 360 Graus para se alinhar com o vento e as ondas sem romper os dutos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 21/06/2025 às 11:37
A "bóia de ancoragem" de 5.000 toneladas: os segredos da torre que permite a um navio-plataforma girar 360 graus
A “bóia de ancoragem” de 5.000 toneladas: os segredos da torre que permite a um navio-plataforma girar 360 graus
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A chamada torre de ancoragem é uma das peças de engenharia mais impressionantes da indústria offshore, uma estrutura gigantesca que funciona como um ponto fixo para que navios-plataforma girem livremente no mar

Em meio às ondas e ventos furiosos do alto-mar, gigantescos navios-plataforma, conhecidos como FPSOs, precisam se manter estáveis para produzir petróleo e gás com segurança. A tecnologia que permite essa proeza é um sistema de ancoragem por torre, uma espécie de bóia de ancoragem colossal que conecta o navio ao fundo do mar. É essa estrutura que permite que a embarcação gire 360 graus para sempre se alinhar com as forças da natureza, um princípio essencial para a sobrevivência em ambientes extremos.

Essa torre é muito mais que um ponto de fixação. É um colosso de engenharia, pesando mais de 5.000 toneladas, que abriga dezenas de dutos em seu interior. Dentro dela, um coração tecnológico — a pilha de juntas rotativas — permite o fluxo contínuo de óleo, gás e energia enquanto o navio gira, tornando possível a exploração de petróleo nas fronteiras mais hostis do planeta.

O que é um FPSO e por que ele precisa girar? O princípio do “weathervaning”

Um FPSO é uma Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência. Basicamente, é um navio-tanque transformado em uma refinaria flutuante. Ele recebe o petróleo e o gás dos poços no fundo do mar, processa-os a bordo, armazena o óleo em seus tanques e, depois, o transfere para outros navios que o levarão para a terra.

Para operar com segurança em um ambiente hostil, o FPSO utiliza o princípio do “weathervaning”. Assim como um cata-vento se alinha com o vento, o navio, ancorado por um único ponto, gira livremente para apontar sua proa (frente) na direção de onde vêm as ondas e as correntes. Ao fazer isso, ele apresenta a sua menor área de superfície às forças da natureza, minimizando drasticamente o impacto e as cargas sobre a estrutura. Essa simples orientação passiva é o que permite que uma operação de bilhões de dólares continue funcionando, em vez de ser arrancada do lugar pela fúria do oceano.

A anatomia da torre, o pivô que conecta o navio ao fundo do mar

A bóia de ancoragem que Pesa 5.000 toneladas: A torre que permite a um FPSO girar 360 Graus para se alinhar com o vento e as ondas sem romper os dutos

O sistema de ancoragem por torre, ou a bóia de ancoragem, é o que torna o “weathervaning” possível. Ele é formado por quatro partes principais:

A estrutura da torre: uma imensa construção de aço que fica fixa em relação ao fundo do mar. Ela passa por dentro do casco do navio e serve como ponto de conexão para as âncoras e os dutos.

O sistema de rolamentos: componentes de alta precisão que permitem que o navio, com suas milhares de toneladas, gire suavemente em torno da torre fixa.

As linhas de ancoragem: uma série de correntes e cabos de aço ou poliéster que ligam a base da torre a âncoras especiais fincadas no leito marinho.

A Pilha de Juntas Rotativas (Swivel Stack): é aqui que a verdadeira ‘mágica’ da engenharia acontece. Imagine tentar descarregar um caminhão-pipa enquanto ele gira em círculos sem parar. O swivel stack é a solução para esse problema: uma torre de anéis rotativos de alta precisão que permite que o óleo, o gás, a energia e os dados passem dos dutos fixos para o navio em movimento, sem que nada se enrole ou se rompa.

Interna, externa ou desconectável, os três tipos de bóia de ancoragem

Não existe um modelo único de torre de ancoragem. O design é adaptado para as condições de cada campo de petróleo. Existem três tipos principais:

Torre interna: integrada por dentro do casco do navio, é a solução mais robusta e a preferida para os ambientes mais severos do mundo, como o Mar do Norte. É capaz de suportar cargas extremas e um grande número de dutos.

Torre externa: montada na proa do navio, como um braço projetado para fora. É uma solução mais barata e rápida de instalar, ideal para a conversão de navios-tanque já existentes e para operar em condições de mar mais moderadas, como na costa da África.

Torre desconectável: esta é a versão ‘James Bond’ da tecnologia, projetada para regiões com risco de furacões ou icebergs. Em um cenário de emergência, o navio executa uma manobra extraordinária: ele se solta da torre, que afunda a uma profundidade segura, e navega para longe do perigo. Uma vez passada a tempestade, ele retorna e se reconecta, como uma nave espacial atracando em uma estação.

O caso do FPSO Skarv, a torre projetada para uma tempestade de 100 anos

O FPSO Skarv, que opera no Mar da Noruega, é um exemplo da engenharia levada ao limite. Seu sistema de ancoragem por torre foi projetado para suportar cargas superiores a 5.000 toneladas. A razão para essa capacidade colossal foi uma exigência de segurança rigorosa: o navio precisava ser capaz de sobreviver a uma tempestade de 100 anos mesmo em “condição de navio inoperante”, ou seja, com uma perda total de energia a bordo. Essa filosofia de segurança levou a um projeto de torre de uma escala e robustez sem precedentes.

Torre ou âncoras espalhadas? A escolha que define a segurança do projeto

A alternativa a uma bóia de ancoragem de torre é o sistema de ancoragem por espalhamento, onde o navio é fixado por múltiplas âncoras em vários pontos, mantendo uma orientação fixa. Embora seja uma solução viável para águas mais calmas e com ventos e ondas de direção previsível, ela tem desvantagens claras.

No fim das contas, a escolha é entre lutar contra o oceano ou dançar com ele. Enquanto a ancoragem por espalhamento tenta resistir à força bruta da natureza, a torre de ancoragem usa a inteligência da engenharia para se alinhar a ela, provando que, no ambiente mais hostil do mundo, a solução mais segura não é a mais rígida, mas a mais flexível.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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