
O renascimento da Volkswagen Tarok, um novo jogador no competitivo mundo das picapes que promete desafiar suas concorrentes Chevrolet, Fiat e Ford
No competitivo mundo das picapes, a Volkswagen Tarok se perfila como um lançamento aguardado que desafiará os pesos pesados como Chevrolet, Fiat e Ford. Após anos de especulações e um começo promissor no Salão do Automóvel de 2018, finalmente, a Tarok está em processo e espera-se que chegue às concessionárias com um atraso de 10 anos em relação aos rumores iniciais.
O renascimento da Volkswagen Tarok é agora uma realidade confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. Batizado como projeto VW247 ou Udara dentro da fábrica, esta nova picape se posicionará estrategicamente entre a Amarok e a Saveiro. A produção terá lugar em São José dos Pinhais (PR), na mesma localização que abriga a fabricação do bem-sucedido VW T-Cross.
Confira abaixo a aguardada Volkswagen Tarok
Evolução desde o conceito inicial: MQB A0 e outros detalhes chave
A Tarok Volkswagen evoluiu significativamente desde sua apresentação em 2018, optando agora pela plataforma MQB A0 em vez da MQB original. Essa mudança representa uma estratégia para reduzir custos e tornar a picape mais competitiva no mercado, seguindo a tática utilizada pela Chevrolet com a Montana.
Essa nova arquitetura não apenas simplifica o projeto, mas também estabelece vínculos tecnológicos com modelos bem-sucedidos como o Polo, Virtus, T-Cross e Nivus. A relação entre T-Cross e Tarok será equiparável à de Tracker e Montana, compartilhando não apenas a plataforma, mas também componentes mecânicos chave.
Dimensões e Design: seguindo os passos da montana da Chevrolet
Em termos de dimensões, a Tarok Volkswagen buscará rivalizar com a Chevrolet Montana, medindo aproximadamente 4,71 metros de comprimento, 2,80 metros entre eixos, 1,80 metros de largura e 1,65 metros de altura. Esse posicionamento estratégico busca atrair consumidores que buscam um equilíbrio entre tamanho e versatilidade.
O design visual da Tarok se inspirará no T-Cross, mas não em sua versão atual, mas na última versão apresentada na Europa. Espera-se uma aposta em faróis de LED, luzes traseiras com guias de LED e uma estética robusta que reflita sua natureza de picape.
Motorização: incerteza entre o 1.4 TSI e o futuro híbrido 1.5 TSI Evo2
Uma incógnita persiste em torno da motorização da Tarok. Embora o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté tenha confirmado o fim iminente do motor 1.4 TSI no Brasil, seu sucessor ainda não está definido. A opção mais viável parece ser o 1.5 TSI Evo2, já presente na Europa, que ofereceria potência e eficiência como um híbrido flexível.
A possibilidade de um híbrido plug-in de até 272 CV se vislumbra como uma jogada estratégica da Volkswagen, seguindo a tendência de veículos mais sustentáveis e eficientes. Será que o fabricante arriscará usando o motor 1.4 TSI em seus últimos dias, ou apostará na inovação com o 1.5 TSI Evo2?
O desafio da concorrência: Chevrolet, Fiat e Ford na Mira
Ao posicionar a Tarok no mercado, a Volkswagen tem na mira competidores de renome como Chevrolet, Fiat e Ford. A estratégia de compartilhar plataformas e componentes com o T-Cross busca não apenas reduzir custos, mas também oferecer um produto que possa competir diretamente com a Fiat Toro e a Ford Maverick.
A relação entre a Tarok e sua concorrência se assemelhará à de Tracker e Montana, estabelecendo um novo padrão no segmento de picapes. Com freios a disco nas quatro rodas, suspensão ajustada e dimensões estratégicas, a Tarok se perfila como uma opção atraente para aqueles que buscam desempenho e versatilidade.
Nova aposta da Volkswagen: interior sofisticado, tecnologia e conforto no foco da experiência do motorista
No interior, a Tarok não economizará em sofisticação. Espera-se que ofereça um painel de instrumentos Active Info Display de 10,25 polegadas, o sistema multimídia VW Play de 10,1 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple Carplay, e ar-condicionado Climatronic Touch. Esses detalhes buscam não apenas atender às expectativas dos condutores modernos, mas também estabelecer um padrão de conforto e tecnologia em seu segmento.
O mercado de picapes está prestes a presenciar uma nova era de competição, e a Tarok está pronta para reivindicar seu lugar no topo. Desde suas dimensões estratégicas até seu interior sofisticado, cada detalhe foi cuidadosamente considerado para oferecer uma experiência única aos condutores.
Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!