Inovação promete mudar o jogo com bateria de estado sólido mais barata e eficiente da China
A revolução dos veículos elétricos está prestes a acontecer e, adivinhe só, ela vem direto da China. Pesquisadores chineses desenvolveram uma bateria de estado sólido de lítio recarregável, que não só iguala a performance das baterias mais avançadas do mercado, mas faz isso com uma redução de custos impressionante de 90%. Esse avanço pode colocar a China na vanguarda da corrida pelas baterias de estado sólido, uma tecnologia que tem sido altamente esperada, mas difícil de alcançar.
Os veículos elétricos têm melhorado, mas ainda enfrentam grandes desafios. As baterias atuais são volumosas e pesadas, o que limita a distância percorrida com uma única carga. Além disso, há sempre o risco de incêndio, tornando a segurança uma preocupação constante. A solução? Trocar o eletrólito líquido das baterias por um material sólido. Isso não só tornaria as baterias mais leves e seguras, mas também permitiria um carregamento mais rápido. No entanto, produzir eletrólitos sólidos em larga escala tem sido caro e complicado.
China publicou uma descoberta animadora
Recentemente, um grupo de pesquisadores na China publicou uma descoberta animadora: uma nova forma de projetar eletrólitos sólidos que é tanto acessível quanto fácil de produzir em grandes quantidades. Essa inovação pode fazer com que essas baterias revolucionárias se tornem realidade muito em breve, permitindo que os veículos elétricos percorram distâncias maiores com mais segurança.
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- O veículo elétrico mais barato do mundo? Homem paga US$ 900, cerca de R$ 5 mil reais, e fica surpreendentemente feliz com sua compra
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Nada de Volkswagen, Toyota ou BYD: fábrica automotiva mais moderna do Brasil pertence à companhia muitas vezes deixada de lado pelos brasileiros
Empresas gigantes como Toyota e Samsung têm investido pesado na pesquisa e desenvolvimento de eletrólitos sólidos, focando principalmente nos tipos óxido, sulfeto e cloreto. Os cientistas preferem os sulfetos por oferecerem o melhor desempenho, mas o custo tem sido um grande obstáculo, com os materiais tradicionais ultrapassando os $195 por quilograma.
Baterias de estado sólido
É aí que entra o recente avanço da equipe chinesa. Eles desenvolveram um novo tipo de material sulfeto, chamado LPSO, que não precisa do ingrediente mais caro dos sulfetos tradicionais, o sulfeto de lítio. Isso pode reduzir significativamente o custo, tornando a produção em massa mais viável. Se os testes adicionais confirmarem a eficiência do LPSO, ele poderá ser o catalisador para a adoção generalizada das baterias de estado sólido, revolucionando a indústria de veículos elétricos.
LPSO é fabricado a partir de dois compostos baratos e facilmente disponíveis, resultando em um custo de apenas $14,42 por quilograma, oito vezes mais barato que os eletrólitos sulfetos tradicionais. E a melhor parte? Este baixo custo não compromete o desempenho. LPSO mantém todas as vantagens dos melhores sulfetos atuais, incluindo a compatibilidade com anodos de alta potência, como o metal de lítio e o silício. Testes mostram que uma bateria feita com LPSO e metal de lítio pode funcionar por mais de 4.200 horas à temperatura ambiente sem problemas significativos.
Potencial do LPSO é enorme
Embora ainda esteja em desenvolvimento, o potencial do LPSO é enorme. Se tudo correr bem, essa bateria de estado sólido poderá tornar os veículos elétricos mais leves, seguros, rápidos de carregar e, o mais importante, acessíveis para todos. Isso pode acelerar a adoção de veículos elétricos em todo o mundo e posicionar a China como líder nessa revolução de energia limpa.
A corrida está a todo vapor, com empresas como Toyota e Samsung visando lançar suas próprias baterias de estado sólido até 2027. Mas com uma opção mais barata e eficiente como o LPSO, a China pode estar prestes a tomar a dianteira.
China está unindo forças entre fabricantes de baterias e montadoras
Para garantir essa liderança, a China está unindo forças entre fabricantes de baterias e montadoras em uma iniciativa apoiada pelo governo, chamada de Plataforma de Inovação Colaborativa de Bateria de Estado Sólido da China, com o objetivo de criar uma cadeia de suprimentos completa para essas baterias até 2030.
Segundo Chen Linquan, um pioneiro no campo das baterias de lítio, “as baterias de estado sólido são o futuro da tecnologia de baterias recarregáveis”. A revolução dos veículos elétricos está mais próxima do que nunca, e a China está pronta para liderar o caminho.