SUVs da Jeep como Compass, Renegade e Cherokee já custaram até R$ 280 mil e hoje valem menos que um hatch 1.0. Desvalorização de até 55 % transformou esses modelos em verdadeiras pechinchas do mercado de usados.
Durante anos, a Jeep foi sinônimo de status, aventura e força. Modelos como Compass, Renegade e Cherokee dominaram o mercado brasileiro, com preços que beiravam os R$ 250 mil em versões topo de linha. No entanto, a recente mudança no comportamento dos consumidores e o avanço das novas tecnologias híbridas e elétricas fizeram alguns desses SUVs perderem mais da metade do valor em poucos anos.
Levantamentos feitos com base na Tabela FIPE de outubro de 2025 e nos principais portais automotivos como Webmotors, OLX Autos e KBB Brasil revelam que há hoje Jeeps usados que custam o mesmo que um Fiat Argo ou Chevrolet Onix zero quilômetro. A seguir, veja os modelos que mais desvalorizaram e viraram verdadeiras oportunidades para quem quer um SUV robusto pagando preço de hatch.
1. Jeep Compass Limited 2017 — de R$ 155 mil para R$ 85 mil
O Compass foi o SUV médio mais vendido do Brasil por anos e chegou a custar R$ 155 mil em sua versão Limited 2.0 Flex. Hoje, o mesmo modelo pode ser encontrado por R$ 80 mil a R$ 90 mil, segundo a FIPE, uma queda de quase 45 %.
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Apesar de ainda ser um carro completo e confortável, o Compass perdeu valor com a chegada das novas versões turbo e híbridas, mais eficientes. Seu motor aspirado e o câmbio de seis marchas tornaram-se defasados, e o consumo elevado, cerca de 7,5 km/l na cidade — afastou compradores em busca de economia.
2. Jeep Renegade Trailhawk 2016 — de R$ 135 mil para R$ 70 mil
Quando foi lançado, o Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel era o SUV compacto mais completo e robusto da categoria. Custava R$ 135 mil e vinha com tração 4×4, seletor de terreno e câmbio automático de nove marchas.
Hoje, sete anos depois, o mesmo carro aparece nas concessionárias de usados por R$ 65 mil a R$ 75 mil, segundo dados da OLX Autos — uma desvalorização superior a 48 %. Ainda é um modelo com excelente capacidade off-road, mas a alta no preço do diesel e o custo de manutenção mais caro contribuíram para derrubar seu valor de mercado.
3. Jeep Cherokee Limited 2015 — de R$ 230 mil para R$ 95 mil
O Cherokee sempre foi o SUV mais icônico da marca nos Estados Unidos, e sua versão Limited chegou ao Brasil em 2015 por R$ 230 mil, rivalizando com BMW X3 e Audi Q5. Hoje, o mesmo modelo pode ser encontrado por R$ 90 mil a R$ 100 mil, o que representa uma queda de mais de 55 % em uma década.
Com motor V6 de 3,2 litros e 271 cv, o carro é potente e confortável, mas seu consumo elevado (média de 6 km/l) e o custo das peças importadas pesam na hora da revenda. Ainda assim, é um SUV de alto nível vendido atualmente pelo preço de um hatch básico.
4. Jeep Grand Cherokee 2014 — de R$ 280 mil para R$ 120 mil
O Grand Cherokee foi o auge do luxo da Jeep no Brasil. Equipado com motor 3.0 V6 turbodiesel, tração integral e acabamento digno de SUV premium, o modelo custava R$ 280 mil em 2014. Hoje, é possível encontrar o mesmo carro por R$ 110 mil a R$ 130 mil, dependendo do estado de conservação — desvalorização superior a 55 %.
Mesmo com robustez de sobra e conforto de sobra, a alta no custo do IPVA e da manutenção o afastou do público geral. Ainda assim, especialistas em seminovos destacam o modelo como um dos melhores custos-benefícios entre os SUVs grandes usados.
5. Jeep Commander Limited 2022 de R$ 240 mil para R$ 155 mil
O Commander é um caso recente de desvalorização acelerada. Lançado em 2022, com visual de luxo e sete lugares, o SUV custava R$ 240 mil em sua versão Limited 2.0 turbodiesel. Apenas três anos depois, já pode ser encontrado por R$ 150 mil a R$ 160 mil, queda de quase 35 %, segundo dados da KBB Brasil.
O principal motivo é o lançamento de novas versões híbridas e flex, que tornaram o diesel menos atrativo. Mesmo assim, o Commander ainda é um dos SUVs mais espaçosos e confortáveis produzidos no Brasil, uma excelente compra para quem busca luxo com preço acessível.
Por que os Jeep desvalorizaram tanto?
De acordo com analistas da KBB Brasil, o motivo principal está na transição do mercado automotivo.
Os consumidores estão priorizando carros híbridos, turbo e com motores menores e mais econômicos. SUVs grandes, pesados e a diesel perderam espaço, especialmente após o aumento do custo de combustível e manutenção.
Outro fator é a quantidade de versões lançadas pela Jeep nos últimos anos: Compass e Renegade, por exemplo, tiveram dezenas de configurações diferentes, o que derrubou o valor dos modelos mais antigos.
Para quem entende o mercado de usados, essa queda representa uma oportunidade rara. Enquanto um hatch zero como o Hyundai HB20 Comfort 1.0 já custa cerca de R$ 92 mil, é possível encontrar um Jeep Compass 2017 completo por R$ 85 mil e com nível de conforto incomparável.
Especialistas afirmam que, com boa manutenção e procedência comprovada, esses SUVs ainda têm longa vida útil e oferecem muito mais carro pelo mesmo dinheiro.



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