Procurando carros que não têm correia dentada? Conheça 10 opções com corrente de comando para maior durabilidade, menos trocas e mais tranquilidade.
Ao comprar um carro, a manutenção a longo prazo é um fator crucial. O sistema de sincronismo do motor, que coordena válvulas e pistões, é uma peça central. Muitos buscam carros que não têm correia dentada, preferindo a corrente de comando por sua durabilidade e menor necessidade de trocas preventivas.
Este guia apresenta 10 modelos de carros que não têm correia dentada (usam corrente de comando) disponíveis no Brasil. Informaremos motorização, ano de referência e preço médio. Também traremos dicas de especialistas para uma escolha consciente e segura.
Correia dentada vs. corrente de comando: qual a diferença e por que é importante?
O sistema de sincronismo é vital para o motor. Uma falha pode causar danos severos. A correia dentada, de borracha, exige troca periódica (média de 60.000 km). Seu rompimento pode ser catastrófico.
-
Conheça o SUV elétrico da Hyundai com tração de 312 cv, estrutura “Mão de Deus”, bateria LFP da BYD e autonomia de até 700 km em testes extremos
-
Quais carros usados da Toyota, Fiat e Honda têm bom porta-malas, motor com injeção direta e câmbio CVT? Veja 3 opções fora do óbvio que ainda oferecem baixo consumo e ótima revenda
-
Volkswagen Lamando L 2026: modelo irmão do Jetta ressurge com novo motor 1.5 TSI com turbina de geometria variável de 220 cv e visual GTS com ‘sorriso sinistro’ que chama atenção na China
-
Carros lançados em julho agitam o Brasil: Ford, Audi, Fiat e Chevrolet trazem propostas ousadas
A corrente de comando é metálica e trabalha imersa no óleo do motor. Sua durabilidade é muito superior, podendo passar de 150.000 km. Isso reduz a frequência de trocas e o risco de rompimento. O ruído pode ser ligeiramente maior, mas o isolamento acústico moderno minimiza isso. Se a troca da corrente for necessária (raro), o custo é mais alto. É importante notar que “correias banhadas a óleo”, apesar de mais duráveis que as secas, continuam sendo correias, com seus próprios desafios.
Vantagens de optar por carros com corrente de comando
Escolher um carro com corrente de comando traz benefícios práticos e financeiros:
- Menor preocupação com manutenções preventivas onerosas: Adeus à troca de correia a cada 60.000 km.
- Potencial de maior longevidade do motor: Com a manutenção correta do óleo, a corrente contribui para a durabilidade.
- Maior tranquilidade quanto a falhas catastróficas: Risco de rompimento súbito é drasticamente reduzido.
10 carros que não têm correia dentada para comprar no Brasil
Aqui está uma seleção de carros que não têm correia dentada, utilizando corrente de comando:
Toyota Corolla (Ex: XEi 2.0)
- Motor: 2.0 Dynamic Force (toda linha Toyota no Brasil usa corrente).
- Ano de Referência: 2021 (XEi 2.0 Flex Aut.).
- Preço Médio FIPE: R$ 120.789 (Jun/2025).
Honda Civic (Ex: EXL 2.0 G10)
- Motor: 2.0 K20C2 e 1.5 Turbo L15B7 (G10) usam corrente.
- Ano de Referência: 2020 (EXL 2.0 i-VTEC CVT G10).
- Preço Médio FIPE: R$ 120.408 (Jun/2025).
Hyundai HB20 (Ex: Vision 1.0 Kappa)
- Motor: 1.0 Kappa e 1.6 Gamma usam corrente.
- Ano de Referência: 2022 (Vision 1.0 Flex).
- Preço Médio FIPE: R$ 65.071 (Jun/2025).
Fiat Argo (Ex: Drive 1.3 Firefly)
- Motor: 1.0 e 1.3 Firefly usam corrente.
- Ano de Referência: 2022 (Drive 1.3 S-Design Flex).
- Preço Médio FIPE: R$ 66.147 (Jun/2025).
Nissan Kicks (Ex: Advance 1.6)
- Motor: 1.6 HR16DE usa corrente.
- Ano de Referência: 2022 (Advance 1.6 CVT).
- Preço Médio FIPE: R$ 97.861 (Mai/2025).
Renault Kwid (Ex: Zen 1.0 SCe)
- Motor: 1.0 SCe usa corrente.
- Ano de Referência: 2022 (Zen 1.0 SCe).
- Preço Médio FIPE: Aprox. R$ 46.924 (Jun/2025).
Honda Fit (Ex: EX 1.5 CVT)
- Motor: Série L (ex: 1.5 i-VTEC) usa corrente.
- Ano de Referência: 2020 (EX 1.5 CVT Flex).
- Preço Médio FIPE: R$ 84.348 (Ref. 2025).
Toyota Yaris (Ex: XL 1.3 Manual)
- Motor: 1.3 e 1.5 Dual VVT-i usam corrente.
- Ano de Referência: 2020 (Hatch XL 1.3 Flex Manual).
- Preço Médio FIPE: R$ 73.464 (Ref. 2025, SP).
Ford Fiesta (Ex: S 1.0 Rocam)
- Motor: Zetec Rocam (1.0 e 1.6) usa corrente.
- Ano de Referência: 2014 (Hatch S Rocam 1.0 Flex).
- Preço Médio FIPE: R$ 32.900 (Jun/2025).
Renault Duster (Ex: Zen 1.6 SCe Manual)
- Motor: 1.6 SCe usa corrente.
- Ano de Referência: 2022 (Zen 1.6 SCe Manual).
- Preço Médio FIPE: R$ 74.800 (Ref. Webmotors).
Opinião dos especialistas: cuidados essenciais ao escolher carros com corrente de comando
Especialistas alertam que, embora durável, a corrente de comando exige cuidados. A lubrificação é o fator mais crítico. A qualidade do óleo e a regularidade das trocas são fundamentais para a vida útil da corrente, tensores e guias.
Ao comprar carros que não têm correia dentada usados:
- Verifique o histórico de manutenção, com foco nas trocas de óleo.
- Atenção a ruídos estranhos no motor (chocalhar, assobio), especialmente com motor frio ou em acelerações.
- Recomenda-se uma avaliação mecânica profissional antes da compra.
Sobre o custo de reparo: se a troca da corrente for necessária (raro), o custo é mais alto que o de uma correia dentada. O kit de peças é mais caro e a mão de obra, mais complexa.