Volvo desafia concorrência chinesa com corte nos preços de SUVs elétricos para competir com a ascensão da BYD no mercado.
A Volvo acelera sua estratégia para manter-se competitiva frente ao crescimento da BYD no setor de carros elétricos, introduzindo versões mais acessíveis dos seus populares SUVs elétricos, o C40 e o XC40. Em uma jogada ousada após o lançamento do inovador EX30, cujas vendas já estão abertas apesar de uma espera antecipada para a entrega, a Volvo já iniciou a pré-venda de sua linha 2024 para os modelos XC40 e C40, sinalizando seu compromisso em atender à demanda por veículos elétricos mais acessíveis.
Conheça os Suvs elétricos da Volvo
O Volvo XC40 Recharge Plus (nova versão) perdeu um dos motores, entretanto, o novo propulsor entrega 238 cavalos de potência e 42 kgfm de torque. A bateria de 69 kWh tem capacidade para rodar até 460 km no ciclo WLTP.
De acordo com a montadora, a versão anterior entregava um pouco menos, cerca de 423 km de autonomia. Além disso, o tempo de recarga de 10% a 80% em estações com carregador de 150 kW agora é de 34 minutos, ante 40 minutos da linha 2023. O preço deste modelo é de R$ 299.950.
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Já o C40 também chega em uma opção mais em conta. Antes o SUV elétrico cupê era vendido apenas com uma opção mais potente, com motores que entregam juntos incríveis 408 cavalos. A versão Recharge Plus, que chega para competir com os carros elétricos da BYD, conta com apenas um motor traseiro, entretanto, ainda assim é capaz de gerar 238 cavalos.
O modelo da Volvo ainda conta com uma ótima bateria de 69 kWh que, de acordo com a marca, entrega uma autonomia de 475 km no ciclo WLTP. Já de acordo com o Inmetro, essa autonomia é de 385 km, 90 km a menos. Seu preço é de R$ 315.950.
Volvo perde mercado para os carros elétricos da BYD
Para contextualizar a disputa no mercado de veículos elétricos, vale ressaltar que, apesar dos avanços, os carros elétricos da Volvo ainda apresentam um custo superior quando comparados com os principais modelos da chinesa BYD. O BYD Song Plus, que tem preço inicial de R$ 229.800, destaca-se pelo seu motor robusto e autonomia estendida.
A BYD vem mostrando uma performance notável no mercado brasileiro, mesmo sem iniciar a produção local de seus veículos elétricos. Em outubro, a marca conseguiu emplacar 2.732 veículos no Brasil, sendo 1.632 deles totalmente elétricos (BEVs).
Enquanto isso, a Volvo, que ocupa a segunda posição no ranking de emplacamentos de carros elétricos, registrou a venda de 234 unidades. O modelo Dolphin, um hatch elétrico da BYD, alcançou sozinho 1.366 unidades emplacadas, segundo dados fornecidos pela empresa. Com projeções apontando para um fechamento de ano com 15 mil carros elétricos emplacados, a Volvo enfrenta o desafio de ampliar significativamente sua estratégia para além do lançamento de versões mais acessíveis de seus SUVs elétricos, caso deseje competir de maneira efetiva com a crescente presença da BYD no mercado.
VOLVO EX30 SUV compacto e totalmente elétrico
Em 2024, os consumidores terão a oportunidade de adquirir o Volvo EX30, um SUV compacto elétrico de fabricação chinesa que promete abalar o mercado de carros elétricos tradicionais. O modelo chegará ao país com duas variações de bateria, atendendo às diversas demandas dos compradores. A versão mais acessível, chamada de E40, conta com um preço inicial de R$ 219.950 e é equipada com uma bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 51 kWh.
Essa bateria alimenta um motor elétrico traseiro capaz de gerar 276 cavalos de potência. A autonomia declarada é de 350 km no ciclo WLTP, apesar de esperar que seja ligeiramente menor quando avaliada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Para aqueles que desejam uma autonomia maior, o modelo oferece opção E60, equipada com bateria de 69 kWh, entregando autonomia de 480 km.