Vinte ônibus elétricos da BYD começam a circular na Região Metropolitana de Salvador

Valdemar Medeiros
por
-
10-05-2022 12:49:27
em Automotivo, Veículos Elétricos
BYD - ônibus elétricos - Bahia - Salvador Anteriormente a BYD entregou os primeiros 120 ônibus elétricos de um lote de 470 para Bogotá – imagem: BYD/Divulgação




O Governo da Bahia adquiriu 20 ônibus elétricos da BYD para integrar a frota de ônibus da região metropolitana de Salvador.

A Região Metropolitana de Salvador contará com 20 ônibus elétricos em plena operação pela BYD. O governador do estado, Rui Costa, visitou a fábrica da montadora em Campinas e a estimativa é que os veículos estejam circulando em Salvador até o fim do mês de junho. De acordo com a gestão, também foram discutidas as realização de parcerias e outros investimentos em energia renovável no estado da Bahia. A empresa Chinesa é uma referência no setor de energia solar, armazenamento de energia, mobilidade elétrica e também é a segunda maior produtora de equipamentos eletrônicos do mundo.

Bahia investe R$ 44 milhões em ônibus elétricos

De acordo com o governador do estado Rui Costa, o governo foi visitar a fábrica da BYD para acompanhar a montagem dos 20 ônibus elétricos que o estado comprou para um projeto piloto que planeja, futuramente, substituir os ônibus a combustão que circulam na Região Metropolitana de Salvador.

Artigos recomendados

Os ônibus elétricos chegarão já no próximo mês e serão colocados imediatamente para suprir a demanda da população. Os veículos atenderão duas linhas, uma de Lauro de Freitas ao Terminal do Aeroporto, e outra da Ilha de São João ao Subúrbio Ferroviário. 

O governador ressalta a possibilidade de investimentos em painéis de energia solar e pontuou que o estado da Bahia e a região nordeste contam com o maior número de projetos no setor de energia renovável, através dos parques de energia eólica. Rui acrescenta que o estado está buscando a instalação de uma unidade de produção de placas solares na Bahia, além de tornar viável projetos de autossuficiência energética para escolas, hospitais e também para a agricultura familiar através da compra de kits específicos para irrigação.

BYD lança novo ônibus elétrico

ÔNIBUS ELÉTRICO DA BYD E MARCOPOLO – Reprodução/Youtube

Em fevereiro deste ano, a BYD anunciou a produção de um novo modelo de ônibus elétrico equipado com uma tecnologia que devolve energia à rede elétrica. O modelo recebeu o nome de Type A e um dos seus principais diferenciais é a tecnologia V2G que faz com que o ônibus seja usado como uma bateria quando não está transportando passageiros.

O veículo tem como foco principal rotas com alunos e transportes de Pessoas com Deficiência (PcD). O modelo vem equipado com uma bateria de ferro lítio que, além de ser muito utilizada por esta categoria de veículos, ainda disponibiliza uma autonomia de 225 km com apenas uma carga e além disso, devolve energia à rede elétrica com expectativa para estar no ambiente escolar 24 horas por dia, tanto como veículo quanto como uma bateria.

Governador da Bahia testa os novos veículos da BYD

De acordo com Marcus Cavalcanti, secretário de infraestrutura, a estimativa é que os ônibus elétricos estejam em pleno funcionamento nas ruas de Salvador até o fim do próximo mês. Cavalcanti destaca que os ônibus elétricos alimentarão o sistema de integração com o metrô e o Governo aposta na mudança de paradigma na economia baiana e traz para o setor de transporte uma mobilidade que não gera poluição ao meio ambiente.

Na unidade visitada pelo governador a BYD produz chassis de veículos e painéis solares. Ainda durante a visita, Rui fez viagens de teste em dois novos veículos elétricos da empresa, que foram lançados recentemente, o sedan Han e o SUV Tan.

Vale ressaltar que o governador esteve acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, José Nunes, de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, Desenvolvimento Urbano, Jairo Magalhães, superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães e a chefe de gabinete da Sedur, Ananda Lage.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.