Vazamento em Fpso da Modec derrama óleo cru na Bacia de Campos

FPSO da Modec vaza óleo na Bacia de Campos
 

Problema ocorreu em FPSO afretado pela Petrobras e operado pela Modec na Bacia de Campos a 130 Km da Costa de Macaé

Na noite desta quinta feira (03/12), a Petrobras confirmou, através de nota, que detectou um vazamento de óleo cru em um dos tanques do FPSO “Cidade do Rio de Janeiro”, afretado pela Petrobras e operado pela Modec do Brasil. A unidade está instalada no Campo de Espadarte na Bacia de Campos, a aproximadamente 130 quilômetros da costa de Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro.

Medidas mitigadoras

A Petrobras informou que o vazamento iniciou na manhã desta quarta-feira (02/12) e já colocou três embarcações atuando na dispersão da mancha, cujo volume inicial foi estimado em 1,4 mil litros de óleo cru. Segundo o Ibama, esse vazamento gerou uma mancha de 31 quilômetros no mar e uma equipe de avião foi deslocada nesta quinta-feira, 3, até a região para monitorar, por meio de sensores, a extensão do problema e após vistoria, o órgão vai aplicar as sanções previstas na legislação aos responsáveis.

O FPSO Cidade do Rio de Janeiro está desativado desde 1° de julho do ano passado, pois passará por processo de descomissionamento e ainda não se sabe se as causas do vazamento foram por razões de falhas estruturais ou por motivos operacionais.

“O plano de emergência foi imediatamente acionado por ambas as empresas. Medidas de controle da situação foram tomadas, cessando o referido vazamento”. “Os órgãos reguladores foram devidamente informados e uma comissão de investigação irá apurar as causas do incidente em cooperação com a Modec”, diz a nota.

É o segundo problema ambiental causado pela Petrobras em menos de um mês, no dia 08/12, um furto em um oleoduto na região de Magé, causou um vazamento de grandes proporções na baia da Guanabara.


Baixem também o aplicativo  Empregos e Noticiais CPG para Android na Playstore clicando aqui. Nele postamos informações e oportunidades exclusivas todos os dias.

Gostaria de compartilhar uma foto conosco da sua área de trabalho, vagas de empregos ( com as fontes), sugestões de pautas ou alguma outra informação importante do ramo de energia e empregabilidade? Entre em contato com a gente no Messenger aqui.

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships