Vale é suspensa novamente no Porto de Mangaratiba

Vale
 

Pela segunda vez no ano as operações da Vale no Porto de Mangaratiba são suspensas, empresa fará de tudo para voltar a operar no Porto

A Prefeitura de Mangaratiba suspendeu, na manhã desta segunda-feira (11/03), as atividades da Vale o terminal portuário da Ilha de Guaíba, em Mangaratiba (RJ).
É a segunda suspensão da empresa este ano. No final de janeiro, a Secretaria de Meio Ambiente do município alegou que a empresa não possui as licenças necessárias e além da multa de 20 milhões de reais, suspendeu as atividades da Vale.

Na ocasião a Vale apresentou uma carta do INEA (Instituto estadual do ambiente) que prorrogava sua licença de operação e conseguiu voltar a operar, porém a multa foi mantida.
O motivo desta vez foi o mesmo, a Prefeitura alegou falta de licenças para as operações da empresa, aplicando a suspensão e mais uma multa de 30 milhões de Reais.

A Vale informou que irá recorrer da decisão e tomará todas as providências necessárias para voltar a operar no terminal portuário da Ilha de Guaíba, em Mangaratiba (RJ), pois possui todas as licenças necessárias á operação.

A importância do Porto para a Vale

Com capacidade para escoar 70 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, o Terminal de Guaíba é de vital importância para a empresa, pois é o maior ponto de escoamento de produção da Vale no Rio de Janeiro.

A Vale opera, também em Mangaratiba, o terminal da CPBS, com capacidade para 25 milhões de toneladas, que somados ao Porto de Tubarão, no Espírito Santo, são utilizados para garantir o escoamento da produção dos sistemas Sul e Sudeste da empresa.

A suspensão da Companhia em Mangaratiba vem em má hora para a empresa, que após o rompimento da barragem em Brumadinho, diminui a sua produção em 40 milhões de toneladas por ano de produção.

Tudo isso, somados ainda, a suspensão das atividades de produção da mina de Brucutu, que tem capacidade de cerca de 45 milhões por ano, reduz a produção na região, mas especialistas do setor acreditam que a companhia conseguirá as licenças necessárias para a retomada da produção.

A Petrobras é a melhor empresa para comprar ações em 2019, superando a Vale, diz JPMorgan ! acesse os detalhes aqui !

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships