Vale é suspensa novamente no Porto de Mangaratiba

Vale é suspensa novamente no Porto de Mangaratiba

março 13, 2019 Off Por Renato Oliveira

Pela segunda vez no ano as operações da Vale no Porto de Mangaratiba são suspensas, empresa fará de tudo para voltar a operar no Porto

A Prefeitura de Mangaratiba suspendeu, na manhã desta segunda-feira (11/03), as atividades da Vale o terminal portuário da Ilha de Guaíba, em Mangaratiba (RJ).
É a segunda suspensão da empresa este ano. No final de janeiro, a Secretaria de Meio Ambiente do município alegou que a empresa não possui as licenças necessárias e além da multa de 20 milhões de reais, suspendeu as atividades da Vale.

Na ocasião a Vale apresentou uma carta do INEA (Instituto estadual do ambiente) que prorrogava sua licença de operação e conseguiu voltar a operar, porém a multa foi mantida.
O motivo desta vez foi o mesmo, a Prefeitura alegou falta de licenças para as operações da empresa, aplicando a suspensão e mais uma multa de 30 milhões de Reais.

A Vale informou que irá recorrer da decisão e tomará todas as providências necessárias para voltar a operar no terminal portuário da Ilha de Guaíba, em Mangaratiba (RJ), pois possui todas as licenças necessárias á operação.

A importância do Porto para a Vale

Com capacidade para escoar 70 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, o Terminal de Guaíba é de vital importância para a empresa, pois é o maior ponto de escoamento de produção da Vale no Rio de Janeiro.

A Vale opera, também em Mangaratiba, o terminal da CPBS, com capacidade para 25 milhões de toneladas, que somados ao Porto de Tubarão, no Espírito Santo, são utilizados para garantir o escoamento da produção dos sistemas Sul e Sudeste da empresa.

A suspensão da Companhia em Mangaratiba vem em má hora para a empresa, que após o rompimento da barragem em Brumadinho, diminui a sua produção em 40 milhões de toneladas por ano de produção.

Tudo isso, somados ainda, a suspensão das atividades de produção da mina de Brucutu, que tem capacidade de cerca de 45 milhões por ano, reduz a produção na região, mas especialistas do setor acreditam que a companhia conseguirá as licenças necessárias para a retomada da produção.

A Petrobras é a melhor empresa para comprar ações em 2019, superando a Vale, diz JPMorgan ! acesse os detalhes aqui !