No município de São Mateus, no Espírito Santo, a Petrocity Geração de Energia pretende instalar uma unidade regaseificadora, uma usina termelétrica e um duto de gás natural. A expectativa é de que US$ 1,2 bilhão serão investidos e a previsão é que ela seja leiloada no 1° trimestre de 2021. A capacidade da usina termelétrica será de 1,8 GW.
Três meios possíveis de abastecimento estão sendo estudados: navio metaneiro (transportador de GNL), gasoduto Cacimbas-Catu (Gascac) ou por uma rota submarina ligada ao pré-sal de Campos. As negociações ainda estão sendo feitas, com previsão de conclusão no 2° trimestre de 2020.
A empresa é formada pela Badin Energia (75%) e pela Petrocity Portos (25%). A termelétrica faz parte do Centro Portuário São Mateus, da Petrocity Portos (em fase de licenciamento do Ibama).
Petrocity Portos iniciou suas atividades em 2013, formada por um grupo de executivos dos setores financeiro e logística. De acordo com o site da empresa, trata-se de uma matriz conceitual de integração e movimentação inteligente de cargas localizado na região norte do estado do Espírito Santo.
É o único porto do sudeste estrategicamente localizado na área de abrangência da Sudene, onde as empresas nacionais ou estrangeiras instaladas e em operação no local, poderão usufruir de incentivos e benefícios fiscais.
Ainda, além da UTE, o porto de São Mateus projeta quatro usinas solares, sendo 3 delas com 5 MW de capacidade e uma com 1 MW. Todas ainda estão em processo de licenciamento.