A Volvo está fazendo o recall de 106 mil carros com defeito. Alguns veículos possuem erros nas funções de suporte dos freios, mas as concessionárias brasileiras ainda não foram comunicadas sobre o processo.
A montadora de veículos Volvo está fazendo um recall de 106 mil carros, no mundo inteiro, dos modelos X40, S60, XC40, V60, V60 Cross Country, V90, XC60, V90 Cross Country, S90 e XC90. O recall se popularizou no Brasil com anúncios de montadoras de carros convocando determinados modelos para consertos de defeitos de fábrica. O chamado de carros com defeito da Volvo começou após a montadora sueca ter encontrado um erro nas funções de suporte dos freios. No entanto, não deve haver risco de que os freios parem de funcionar repentinamente.
Carros da Volvo também apresentam defeitos em software
Segundo a Volvo, há um possível erro no software ligado aos freios e os motoristas não precisam, necessariamente, ter medo de dirigir os carros com defeito. Entretanto, ainda assim, a Volvo está realizando o recall em todas as unidades em que há o risco de acontecer o erro.
Como a falha acontece em um software, há a possibilidade de corrigi-lo apenas atualizando o sistema de controle do carro e, desta forma, em alguns casos o reparo pode ser feito de forma totalmente remota. Mas como isso não se aplica a todos os carros, cada proprietário recebe uma instrução única sobre como lidar com o defeito.
- Mitsubishi vai fechar fábrica em Goiás e substituir 100% dos motores com nova estratégia para lançar 2 carros no Brasil
- Ford Escort: Clássico de 50 anos renascido com 300 CV e apenas 150 unidades por R$ 2,3 milhões
- Nova lei do capacete traz multa que pode dar muita dor de cabeça aos motoristas brasileiros
- R$ 12 mil ou menos! Conheça 4 motos econômicas, incluindo Honda, perfeitas para quem busca preço baixo e alto desempenho em 2024!
Desta forma, ele saberá se é realmente necessário seguir e fazer o recall da Volvo na concessionária mais próxima, ou se o reparo pode ser realizado através da nuvem. No Brasil, a filial brasileira da Volvo confirmou em entrevistas que ainda não recebeu nenhuma notificação sobre o recall nos carros com defeito, mas se prontificou a esclarecer os clientes que aparecerem com eventuais dúvidas.
Volvo já havia feito recall em modelos anteriormente
A Volvo anunciou recall de seis modelos em 2021 por risco de falha no sensor de baixa pressão de combustível, que pode ter o funcionamento prejudicado pelo alto teor de etanol na gasolina nacional. O defeito poderia atingir os modelos de 2013 a 2016 dos veículos Volvo V40, S60, V40 Cross Country, XC60, V60 e XC90.
O contrato do sensor de baixa pressão de combustível com alto teor de etanol na gasolina poderia gerar a corrosão gradual do isolamento dos fios elétricos do componente, com risco de incêndio e curto-circuito em caso de contato com o combustível.
O conserto envolvia a substituição do sensor LPS nos veículos convocados neste recall. O serviço possuía duração estimada de 1 hora e poderia ser agendado nas concessionárias da marca no dia 2 de agosto de 2021.
Sobre a Volvo
A Volvo é uma das maiores montadoras de caminhões, carros, equipamentos de construção, ônibus, motores marítimos e industriais, e está sediada em Gotemburgo, na Suécia. A empresa gera empregos a cerca de 100 mil pessoas, com fábricas instaladas em 18 países e atuando em 190 mercados.
No Brasil, a empresa está sediada em Curitiba (PR), onde fabrica caminhões, motores e ônibus. Também há unidades em Pederneiras (SP), com produção de equipamentos de construção, e São José dos Pinhais (PR), com um Centro de Distribuição de Peças. No total, são cerca de 4.300 funcionários diretos no Brasil.
As suas soluções para os desafios globais são impulsionados pela sua missão de gerar prosperidade através de soluções de transporte e pela sua visão de ser fornecedora de soluções de transporte mais desejada e bem sucedida do mundo.